Buscar

A inflamação é uma resposta do corpo humano a um agente agressor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conhecendo a resposta inflamatória do corpo à uma agressão externa e sabendo o que os medicamentos podem proporcionar de bom e de suas reações adversas, minha opinião sobre os anti-inflamatórios é que são bons medicamentos, porém, sua aquisição deveria ser mais restrita. Sabendo que todos os tipos de medicamentos podem trazer benefícios ou malefícios ao organismo. O uso desordenado ou usar um medicamento que está no armário de medicamento de casa, sem que o médico tenha prescrito, é correr um risco de camuflar ou inibir alguns sinais das patologias, que tende a dificultar a investigação para o médico descobrir o diagnóstico e saber do que realmente está doente e o quanto o paciente está doente. (PEREIRA et al 2006).
Não posso apoiar a utilização de anti-inflamatórios sem prescrição médica, porque se realmente não for ainda o caso de usar, é um risco de piorar a enfermidade, pois pode inibir a ação do organismo em seu processo inflamatório de defesa e se ingeridos por muito tempo, a longo prazo pode desenvolver doenças como úlceras, problemas no fígado, osteoporose, baixar a imunidade. O tempo de tratamento adequado deverá ser decisão do médico (Bula do Ibuprofeno).
Uma das vantagens de fazer uso imediato de um medicamento forte e sem precisar ir a um médico, é que logo na segunda dose, ele faz cessar aquela primeira sensação do desconforto da febre ou das dores no local da enfermidade. “Se posso comprar sem nenhuma restrição então posso ingerir sem preocupação! “ Assim, acredito eu, pensam a maioria das pessoas que são leigas em relação à química dos fármacos. No entanto, temos que estar atentos às reações dos anti-inflamatórios em nosso organismo. As desvantagens são inúmeras por conta das consequências a longo prazo, como já citado.
Para responder essa última pergunta, se o uso do anti-inflamatório ajuda ou atrapalha na resposta inflamatória, quero citar aqui o que estou lendo na bula do Ibuprofeno, que diz: 
“Para que este Medicamento é indicado? Ibuprofeno tem ação contra a inflamação (reação de defesa do organismo a uma agressão) dor e febre. Ibuprofeno é indicado no alívio dos sinais e sintomas de lesões crônicas, inflamação crônica quando o sistema de defesa agride o próprio organismo e alívio de dores após cirurgias. Como este medicamento funciona? Ibuprofeno inibe a produção das substâncias que estimulam a inflamação e gera atividade anti-inflamatória reduzindo a inflamação, a dor e temperatura elevada da febre. ”
De acordo com o Dicionário de Termos Técnicos de Saúde a inflamação é o conjunto de alterações ocorrem em sequência cronológica com a finalidade de restringir e posteriormente eliminar o agente agressor nocivo ao organismo.
Então, observando os dois conceitos, podemos entender que a medicação aplicada, vai simplesmente conter os sintomas, inibindo as reações do organismo que, por si só, já está fazendo a defesa do organismo. O anti-inflamatório deve ser usado com orientação médica e já deveria ser proibida sua venda sem a prescrição do médico responsável. É preciso fazer uso consciente das medicações que já está na farmacinha de casa, com orientação de um profissional capacitado na área médica.
Referências Bibliográficas
ARAÚJO, Marcio Antonio Rodrigues - Hepatotoxicidade associada à Nimesulida: uma revisão da literatura - Revista Brasileira de Farmácia.2012.
Pôster sobre Analgésicos e Anti-inflamatórios – Drauzio / Prati Donaduzzi.
Patologia Geral / organizadora Isabele da Costa Angelo. – São Paulo: Person Education do Brasil, 2016.
Bula – Medicamento Algy-Flanderil – Ibuprofeno – comprimidos de 600 mg. Farmacêutica responsável Dr ª Giovana Bettoni. 
PEREIRA, Januaria Ramos et al. Riscos da automedicação: Tratando o problema com conhecimento. 2006.

Continue navegando