Buscar

Estudo dirigido Protozoário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de protozoários
Por que os protozoários não devem ser classificados no reino animal, embora muitos autores os considerem como animais unicelulares?
R.Por que são unicelulares.Sem falar que os protozoários não tem célula eucarionte, que é uma característica do reino animal e também algumas especies de protozoários são autótrofas, sendo assim, jamais poderão entrar no reino animal, que constitui apenas seres heterótrofos.
Como são classificados os protozoários segundo seu mecanismo de locomoção?
R.SARCODÍNEOS OU RIZÓPODES: se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés"
FLAGELADOS: são os que "nadam' com auxílio de flagelos(longos filamentos que vibram e permitem a locomoção)
CILIADOS: são seres que utilizam cílios(pequenos filamentos ao longo do corpo) na locomoção, como o paramécio.
ESPOROZOÁRIOS: são protozoários que não possuem estruturas de locomoção. Eles são como todos os parasitas e causam doenças.
Que critério básico é utilizado para classificar os protozoários? Dê exemplos.
R.O principal critério para a classificação entre os protozoários está na forma em que eles se locomovem no meio aquático.
Através desse critérios podemos dizer que existem os seguintes tipos de protozoários: os protozoários ciliados, flagelados, rizópodos e esporozoários.
Os ciliados se movem através dos cílios. Esses são os ciliophora. Os flagelados, como o nome diz, através de flagelos. São os flagellata. Os rizópodos andam com pseudópodes, são os rhizopoda. E, por fim, os esporozoários que se movem pela água e ar, sem um meio interno de locomoção.
Cite alguns exemplos de protozoários flagelados e as doenças por eles causadas.
R.- Leishmania braziliensis: parasita causador da leishmaniose tegumentar nos seres humanos.
- Trypanosoma cruzi: parasita humano causador da doença de Chagas.
- Giardia lamblia: parasita humano causador da giardíase.
- Trichomonas vaginalis: parasita causador da tricomoníase, que atinge o sistema genital feminino.
 Caracterize os protozoários quanto ao ambiente onde vivem e à forma de nutrição.
R. A maioria dos protozoários é aquática, vivendo em água doce, água salgada, regiões lodosas e terra úmida. Algumas espécies são parasitas, habitando o interior do corpo de animais invertebrados e vertebrados, causando doenças. Há também protozoários que mantêm relações de troca de benefícios (mutualismo) com outros seres vivos (ex.: flagelados e cupins). Algumas espécies alimentam-se de matéria orgânica de cadáveres ou de restos de outros seres vivos; outras ingerem microrganismos vivos, como bactérias, algas e outros protozoários; existem ainda protozoários parasitas que se alimentam de tecidos corporais dos hospedeiros. 
 De que maneira os protozoários de água doce enfrentam o problema de viver em ambiente hipotônico?
R. A eliminação do excesso de água nesses protozoários está a cargo dos vacúolos contráteis, bolsas citoplasmáticas que acumulam água, eliminando-a de tempos em tempos. Assim, pode-se dizer que os vacúolos contráteis são responsáveis pela regulação da osmose nos protozoários, ou seja, por sua osmorregulação.
 O que é a amebíase? Cite o agente etiológico, a forma de contágio e a profilaxia com relação a essa doença.
R.A amebíase ou disenteria amebiana é a parasitose causada pelo rizópode Entamoeba histolytica. Adquire-se esse parasita ao se ingerir cistos de entamoeba presentes na água ou em alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes. Apenas uma em cada dez pessoas infestada por E. histolyticaapresenta sintomas da doença. Estes são geralmente brandos, como diarréias e dor de estômago; em casos mais graves, ocorrem diarréias sanguinolentas e a pessoa pode se tornar anêmica.
 O que é leishmaniose? Cite o agente etiológico, a forma de contágio e a profilaxia com relação a essa doença. Faça um esquema do ciclo de vida da doença indicando os diferentes hospedeiros.
R.Leishmaniose é o nome dado a um conjunto de doenças infectocontagiosas, zoonóticas, que acometem homens e animais.A parasitose é transmitida pela picada de mosquitos, conhecidos popularmente como mosquitos-palhas. A leishmaniose visceral é transmitida pela espécie Lutzomya longipalpis e a tegumentar por várias espécies do gênero Lutzomya. O tratamento é feito com a administração prolongada de medicamentos à base de antimônio que, devido à toxidade, não podem ser ingeridos por mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos. A prevenção consiste em combater os mosquitos transmissores e em evitar sua picada, pelo uso de cortinados e telas.
 O que é Doença de Chagas? Cite o agente etiológico, a forma de contágio e a profilaxia com relação a essa doença. Faça um esquema do ciclo de vida da doença indicando os diferentes hospedeiros.
R. A doença de Chagas, também chamada tripanossomíase americana, é a infecção pelo flagelado Trypanosoma cruzi, o tripanossomo. Nos primeiros estágios da doença, os principais sintomas são cansaço, febre, aumentos do fígado ou do baço e inchaço dos linfonodos. Depois de 2 a 4 meses esses sintomas desaparecem. Somente 10 a 20 anos após a infestação é que começam a aparecer os sintomas mais graves da doença; os protozoários instalam-se preferencialmente no músculo cardíaco e causam lesões que prejudicam o funcionamento do coração, o que leva à insuficiência cardíaca crônica.
O tripanossomo é transmitido por insetos popularmente chamados de "barbeiros" ou "chupanças", sendo a espécie transmissora mais comum o Triatoma infestans. Depois de picar uma pessoa, geralmente no rosto (daí o nome "barbeiro"), o inseto defeca; se ele estiver contaminado, os tripanossomos em suas fezes podem penetrar através do ferimento da picada, quando a pessoa coça o local, atingindo a circulação sanguínea, via de acesso aos órgãos do corpo. A doença pode também ser adquirida pelo contato das mucosas (dos olhos, do nariz e da boca) com fezes do inseto contaminadas pelo parasita. Mulheres infestadas também podem transmitir o parasita aos filhos durante a gravidez ou na amamentação. Transplantes de órgãos e transfusões de sangue de doadores infestados são outras vias pelas quais se pode adquirir a doença de Chagas. Até o momento não há tratamento eficaz para os estágios avançados da doença de Chagas. Assim, a principal maneira de combater essa parasitose é adotar medidas preventivas, que impeçam a entrada dos protozoários no organismo humano. A primeira providência é evitar a picada do barbeiro. Como esses insetos se escondem nas frestas das casas de barro ou de pau-a-pique, construir casas de alvenaria, sem esconderijos para o barbeiro, ajuda a combater a doença de Chagas. Outra medida preventiva importante é a instalação de cortinados de filó sobre as camas e de telas de proteção em portas e janelas.
 O que é malária? Cite o agente etiológico, a forma de contágio e a profilaxia com relação a essa doença. Faça um esquema do ciclo de vida da doença indicando os diferentes hospedeiros.
R.A malária é uma doença causada por protozoários apicomplexos do gênero Plasmodium. Há quatro espécies de Plasmodim causam malária; P.malariae e P. ovale são os responsáveis por uma forma branda da doença; P. falciparum causa a forma mais grave; P. vivax causa uma forma de malária de gravidade intermediária. Os sintomas da malária são picos de febre alta, entre 39ºC e 40ºC, que coincidem com a ruptura das hemácias infestadas, que liberam parasitas e substâncias tóxicas, causando febre e calafrios.
Todos os tipos de malária são transmitidos pela picada de fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. Atualmente, há vários medicamentos capazes de eliminar o plasmódio do sangue. Além do tradicional quinino e seu derivados, novas drogas terapêuticas têm sido usadas com sucesso no tratamento da malária. Drogas antimaláricas devem ser tomadas preventivamente, sob rigorosa orientação médica, por pessoas que visitam regiões com alta incidência da doença. As principais medidas para prevenir a malária consistem em combater aproliferação do mosquito transmissor e impedir sua picada. O combate ao mosquito pode ser feito pelo aterro de lagoas e poças d'água que servem de criadouro para as larvas, e também pela aplicação de inseticidas sobre as áreas atingidas pela doença. Esta última providência tem a consequência indesejável de matar indiscriminadamente outras espécies, muitas delas úteis. Para impedir a picada do mosquito, pode-se proteger as janelas das casas com telas, e cobrir as camas com cortinados de filó. 
 Cite outras doenças (além das anteriores) que também são causadas por protozoários. Determine seus agente etiológicos e a forma de contágio.
R.Giardíase
É causada pelo protozoário Giardia lamblia, encontrado forma cística em alimentos e na água contaminada. Essa doença causa a diminuição da absorção de nutrientes de todo o trato digestivo, podendo levar até a desnutrição. Tem como sintomas a cólica, náuseas, diarréia, etc. [continue lendo sobre Giardíase]
TOXOPLASMOSE
Transmitida por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário Toxoplasma gondii. É uma doença que pode ser assintomática ou causar dores de cabeça, febre, aparecimento de ínguas (gânglios linfáticos inchados), etc. [continue lendo sobre Toxoplasmose]
Tricomoníase
Causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, a tricomoníase é transmitida principalmente pelo contato sexual, mas pode ser passada também por roupas, toalhas e assentos sanitários contaminados. [leia mais sobre Tricomoníase]
 Quais são as principais formas de reprodução em um protozoário? 
R.A reprodução dos protozoários pode ser sexuada ou assexuada.
Sexuada -por conjugação .
Assexuada - por divisão binária (bipartição ou cissiparidade). 
.

Continue navegando