Buscar

células+p..citologia

Prévia do material em texto

CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES: 
Características gerais e organização
MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DAS CÉLULAS
Toda a matéria viva é composta de células e todas as células são originadas a partir de células preexistentes, que contém as informações hereditárias dos organismos dos quais elas são uma parte (organismos pluricelulares) ou um todo (organismos unicelulares). 
Todas as células possuem dois elementos essenciais: a membrana plasmática, conhecida também por plasmalema ou membrana celular, que separa os conteúdos celulares do ambiente externo, e o material genético, que constitui a informação hereditária, que regula todas as atividades celulares e características que são passadas para outros descendentes. 
A organização do material genético é uma das principais características que separam as células procariontes (não possuem núcleo organizado) das eucariontes (possuem núcleo organizado). 
As células procariontes são representadas atualmente pelas Archaea e Bactéria, incluindo as cianofíceas ou algas azuis. 
E as células eucariontes são representadas pelas Eukaria, que são células que constituem os reinos: Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
No citoplasma ou citossol encontram-se todas as moléculas e organelas da célula, é onde ocorrem as reações bioquímicas. 
As organelas são estruturas especializadas que desempenham funções específicas dentro da célula, como exemplos de organelas estão as mitocôndrias, o complexo de Golgi, vacúolos, etc. 
Entretanto, é bom lembrar que nas células procariontes não existem estas organelas.
Esquema de uma célula animal mostrando seus componentes
CÉLULA
EUCARIONTE
ANIMAL
Esquema de uma célula vegetal mostrando seus componentes
CÉLULA 
EUCARIONTE
VEGETAL
OS PRINCIPAIS CONSTITUÍNTES DAS CÉLULAS EUCARIONTES:
 
Membrana Plasmática: Consiste de uma bicamada fosfolipídica com proteínas associadas que delimita toda a célula. 
Núcleo: Contém o material genético e desempenha função preponderante na reprodução celular.
Cloroplasto: Organelas presente em células vegetais. Tem papel fundamental na fotossíntese.
Mitocôndria: É uma organela limitada por uma dupla camada, sendo a interna dobrada formando cristas. Possui DNA próprio e ribossomos. São responsáveis pela síntese da maior parte de ATP nas células.
Peroxissomos: Organela citoplasmática contendo uma variedade de enzimas para diversos processos, como a conversão do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.
Ribossomos: Responsáveis pela síntese protéica. São encontrados livres no citossol e aderidos ao retículo endoplasmático e à superfície externa do núcleo.
Retículo endoplasmático: É uma rede de canais membranosos que podem ser de dois tipos: REG (associado a ribossomos) que está envolvido com a síntese protéica e membranas, e o REL (não contém ribossomos) que está envolvido na síntese de lipídeos.
Complexo de Golgi: Consiste de uma pilha de sacos membranosos e achatados, em forma de disco, também conhecidos como cisternas. Processa e acondiciona substâncias para secreção e uso da própria célula.
Lisossomos: São pequenas vesículas produzidas pelo complexo de Golgi, que contém enzimas e participam de mecanismos de defesa da célula.
Citoesqueleto : É uma complexa rede de filamentos protéicos que podem ser microtúbulos ou filamentos de actina. Estão envolvidos na divisão, crescimento e diferenciação celular.
Microtúbulos: São estruturas cilíndricas, de comprimento variado, constituído de subunidades da proteína tubulina. Estão envolvidos em vários processos, como por exemplo, no movimento de cílios e flagelos e na orientação do movimento das vesículas do Golgi e dos cromossomos (na divisão celular).
As células animal e vegetal são eucariontes que se assemelham em vários aspectos morfológicos, entretanto a presença de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que diferenciam a célula vegetal da célula animal. 
A parede celular, que é composta principalmente de celulose, determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais dando resistência às plantas. 
O vacúolo é uma organela que possui uma membrana (tonoplasto), preenchidos com uma solução aquosa contento vários sais, açúcares, pigmentos, armazenam metabólitos e quebram e reciclam macromoléculas. É uma organela que pode ocupar a maior parte do volume da célula. 
Os plastídios são envolvidos por uma dupla membrana e são classificados de acordo com o pigmento: os cloroplastos (clorofila), cromoplastos (carotenóides) e os leucoplastos (sem pigmento). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese. 
Ao contrário das células animais, que utilizam o glicogênio como reservas energéticas, as células vegetais armazenam amido. 
E na comunicação entre as células, nos vegetais é feita através de conexões chamadas plasmodesmos, e nas células animais, as junções comunicantes são responsáveis por esse papel.
CÉLULAS PROCARIONTES
 As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membranas (endomembranas). 
Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos, separando-os do citoplasma (núcleo organizado). 
Os seres vivos que são constituídos por estas células são denominados procariotas, compreendendo principalmente as bactérias e cianofíceas ou algas azuis. 
Por sua simplicidade estrutural e rapidez na multiplicação, a Escherichia coli é a bactéria mais bem estudada. Ela tem forma de bastão, possuindo uma membrana plasmática semelhante à de células eucariontes. 
Por fora dessa membrana existe uma parede rígida, constituída por um complexo de proteínas e glicosaminoglicanas. 
CÉLULA 
PROCARIONTE
BACTÉRIA

Continue navegando

Outros materiais