Buscar

simulado av1 Direito Empresarial 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604422244)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz TRF-2 2011 - CESPE  - adaptada) Segundo a doutrina, o direito comercial não se formou em uma única época nem no meio de um só povo. A cooperação de todos os povos em tempos sucessivos, firmada fundamentalmente nas bases econômicas, é que o constituíram e lhe imprimiram o caráter autônomo. Com relação ao direito comercial e ao empresário, assinale a opção correta.
		
	
	O empresário individual casado deve averbar sua certidão de casamento à margem de seu registro como empresário na Junta Comercial e, caso venha a alienar ou gravar qualquer bem comum do casal, necessita da outorga de seu conjugê de que trata o art. 1647 do Código Civil.
	
	Somente será considerado empresário o exercente profissional de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, inscrito no registro de empresas do órgão próprio.
	
	Nos termos do Código Civil, somente podem exercer a atividade empresarial os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos, não havendo possibilidade de menor de dezesseis anos exercer a atividade empresarial.
	 
	Os funcionários públicos estão proibidos de exercer atividade empresarial, de acordo com a CF e normas específicas; contudo, a proibição diz respeito ao efetivo exercício da atividade empresarial, não existindo restrição quanto ao fato de o funcionário público ser simplesmente acionista ou quotista de sociedade empresária.
	
	Empresário é definido na lei como o profissional que exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Para a doutrina, também será empresário aquele que organizar episodicamente a produção de certa mercadoria, mesmo destinando-a à venda no mercado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201606327629)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto à atividade empresarial, é correto afirmar:
		
	
	A lei assegurará tratamento igualitário ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos dela decorrentes.
	
	Não responderá pelas obrigações contraídas a pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário.
	 
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação, tanto de bens como de serviços.
	
	Antes do início de sua atividade, faculta-se ao empresário sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.
	
	Desde que com auxílio de colaboradores, considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, constituindo esse exercício elemento de empresa ou não.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201606214015)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação ao empresário individual, não podemos afirmar:
		
	
	utiliza como nome empresarial a firma individual;
	
	não existe qualquer condicionante em relação ao montante do capital social.
	 
	a concessão do CNPJ faz com que o empresário individual seja considerado Pessoa Jurídica;
	
	os requisitos para ser empresário individual são: capacidade e ausência de impedimentos;
	
	o empresário responde com a totalidade de seus bens em caso de insucesso da atividade empresarial;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201606196838)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Instituto AOCP - CASAN - Advogado 2016)  Referente ao nome empresarial, assinale a alternativa correta.
		
	
	Deverá a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿limitada¿ ou a sua abreviatura.
	 
	A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.
	
	A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob firma, na qual os nomes dos sócios de responsabilidade limitada e ilimitada poderão figurar, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão ¿e companhia¿ ou sua abreviatura.
	
	O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, devendo adicionar a designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero da atividade.
	
	O nome dado às sociedades simples, associações e fundações não se equipara ao nome empresarial.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201606324101)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC - 2012 - Juiz do Trabalho) Em relação ao nome empresarial, é correto afirmar que
		
	
	d) a sociedade em conta de participação pode ter firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿sociedade participativa¿ ou sua abreviatura.
 
	 
	a) a inscrição do nome empresarial será cancelada, a requerimento de qualquer interessado, quando cessar o exercício da atividade para que foi adotado, ou quando findar a liquidação da sociedade que o inscreveu.
	
	e) cabe a qualquer interessado, no prazo de um ano, ação para nulificar a inscrição do nome empresarial feita com violação da lei ou do contrato.
	
	c) o nome do sócio que vier a falecer, for excluído ou se retirar, pode ser conservado na firma social, se houver a concordância dos demais sócios remanescentes.
	
	b) o nome empresarial pode ser objeto de alienação.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201606218568)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os sócios da Frente e Verso Tecidos Ltda. Praticaram atos desvirtuados da função da pessoa jurídica, constatando-se fraude relativa à sua autonomia patrimonial. Os credores propuseram a ação judicial competente e o juízo a quo decretou a desconsideração da personalidade jurídica da referida sociedade. Considerando a situação hipotética apresentada e a disciplina normativa da desconsideração da personalidade jurídica, assinale a opção correta.
		
	
	não se enquadra na hipótese de desconsideração constante do artigo 50 do Código Civil.
	
	A decisão judicial importará na extinção da Frente e Verso Tecidos Ltda., com a posterior liquidação de seus bens materiais e imateriais.
	
	A decretação da desconsideração da personalidade jurídica da Frente e Verso Tecidos Ltda. acarreta sua liquidação.
	
	O juízo a quo não tem competência para decretar a desconsideração da personalidade jurídica da Frente e Verso Tecidos Ltda., mas apenas para decidir por sua dissolução, total ou parcial, nos casos de fraude relativa à autonomia patrimonial.
	 
	A desconsideração da personalidade jurídica importará na retirada momentânea da autonomia patrimonial da Frente e Verso Tecidos Ltda., com a ineficácia da personalidade jurídica em relação aos credores que fizeram tal pleito, para estender os efeitos de suas obrigações aos bens particulares de seus sócios.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201606328701)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Arnaldo é Servidor Público e deseja ser empresário individual no ramo de compra e venda de peças para automotivos. Diante da pretensão de Arnaldo, assinale a alternativa correta:
		
	 
	O Servidor público, não pode ser empresário individual em razão da vedação de sua legislação de regência. Contudo, poderá ser sócio de sociedade limitada ou anônima desde que não faça parte da administração societária
	
	O Servidor público, não pode ser empresário individual em razão da vedação de sua legislação de regência. Contudo, poderá ser sócio de sociedade limitada ou anônima mesmo que faça parte da administração da sociedade
	
	As pessoas proibidas ou impedidas da prática da atividade empresária, se eximem dos atos praticados com infringência à sua legislação de regência.
	
	Não são válidos os atos praticados por uma pessoa expressamente proibida para o exercício da atividade empresária. 
	
	O Servidor público pode ser empresário individual, pois não existe vedação de sua legislação de regência. Contudo, não poderá ser sócio de sociedade limitada ou anônima.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201604422245)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz TJ-AC 2012 - CESPE) Assinale a opção correta com relação ao registro de empresa e às obrigaçõesjurídicas que o empresário deve cumprir para o exercício regular de sua atividade econômica.
		
	
	O arquivamento dos atos relativos à transformação, incorporação, fusão e cisão de empresas mercantis é objeto de decisão singular do presidente da junta comercial.
	
	As modificações contratuais e ou estatutárias da empresa devem ser efetivadas exclusivamente por escritura pública, independentemente da forma adotada no ato constitutivo.
	 
	O empresário que se tornar incapaz poderá continuar a empresa, por meio de representante ou devidamente assistido, cabendo ao registro público de empresas mercantis a cargo das juntas comerciais registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz.
	
	O Departamento Nacional de Registro do Comércio, órgão central do Sistema Nacional de Registro Mercantil, desempenha funções de execução e administração dos serviços de registro.
	
	Para dar início à atividade econômica, mercantil ou rural, o empresário deve formalizar a sua inscrição junto ao registro público de empresas mercantis.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201606196868)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FAURGS - TJRS - Juiz de Direito Substituto - 2016) A desconsideração da personalidade jurídica:
		
	
	abrange também os empresários individuais, considerando sua função de assegurar o direito dos credores.
	
	exige a prova do desvio de finalidade, mesmo quando se trate de relações de consumo.
	
	nunca atinge o patrimônio de sócios que tenham se retirado da sociedade.
	 
	é admitida também para a responsabilização da sociedade por dívidas pessoais dos sócios.
	
	é consequência necessária da ausência de arquivamento dos atos constitutivos da sociedade limitada.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201606268176)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Cruz Machado pretende iniciar o exercício individual de empresa e adotar como firma, exclusivamente, o nome pelo qual é conhecido pela população de sua cidade: Monsenhor
De acordo com as informações acima e as regras legais de formação de nome empresarial para o empresário individual, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A pretensão de Cruz Machado é possível, pois o empresário individual pode substituir seu nome civil por uma designação mais precisa de sua pessoa.
	
	A pretensão de Cruz Machado é possível, pois o empresário individual pode escolher livremente a formação de sua firma.
	 
	A pretensão de Cruz Machado não é possível, pois o empresário individual opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado.
	
	Nenhuma das respostas
	
	A pretensão de Cruz Machado não é possível, pois o empresário individual deve adotar denominação indicativa do objeto social como espécie de nome empresarial

Continue navegando