Buscar

Simulado Av1 direito empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disc.: DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I   
	Aluno(a): RAQUEL CASAL ARANTES ORTIZ LIMA
	Matrícula: 201601362838
	Acertos: 1,4 de 2,0
	Início: 17/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201602541132)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Advogado OAB 2006 CESPE) Dispõe o art. 972 do Código Civil, que podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Assinale a opção correta, quanto à disciplina dos requisitos para o exercício da atividade empresarial.
		
	
	O menor, com dezesseis anos completos, somente poderá exercer atividade empresarial após a emancipação, sendo imprescindível a homologação desta por sentença.
	
	Ao servidor público federal é vedada a condição de acionista ou cotista de sociedade empresária.
	
	A atividade econômica de exploração de recursos minerais pode ser levada a efeito por empresas nacionais ou estrangeiras, desde que haja prévia autorização ou concessão da União.
	
	NENHUMA DAS RESPOSTAS
	 
	Os atos praticados por empresário falido impedido de exercer atividade empresarial terão plena validade em relação a terceiros de boa-fé.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604459331)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Lei n. 12.441/2011, procurando apresentar mais uma opção para as pessoas que desejam explorar uma empresa, criou a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI. Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
		
	
	aplicam-se à empresa individual de responsabilidade limitada - EIRELI, no que couber, as regras previstas para as sociedades anônimas.
	 
	a pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada - EIRELI, somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
	
	a empresa de responsabilidade limitada -EIRELI será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não pode ser inferior a 150 (cento e cinquenta) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
	
	a empresa individual de responsabilidade limitada - EIRELI, deverá sempre ser constituída nesta modalidade, não podendo, portanto, resultar de concentraçao das quotas de outra modalidade societária num único sócio.
	
	o nome empresarial da empresa individual de responsabilidade limitada deverá ser formado por denominaçao e com a inclusão da expressão "EIRELI".
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604442990)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC - 2012 - Juiz do Trabalho) Em relação ao nome empresarial, é correto afirmar que
		
	
	d) a sociedade em conta de participação pode ter firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿sociedade participativa¿ ou sua abreviatura.
 
	
	b) o nome empresarial pode ser objeto de alienação.
	 
	a) a inscrição do nome empresarial será cancelada, a requerimento de qualquer interessado, quando cessar o exercício da atividade para que foi adotado, ou quando findar a liquidação da sociedade que o inscreveu.
	
	c) o nome do sócio que vier a falecer, for excluído ou se retirar, pode ser conservado na firma social, se houver a concordância dos demais sócios remanescentes.
	
	e) cabe a qualquer interessado, no prazo de um ano, ação para nulificar a inscrição do nome empresarial feita com violação da lei ou do contrato.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604332904)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Em relação ao empresário individual, não podemos afirmar:
		
	 
	não existe qualquer condicionante em relação ao montante do capital social.
	 
	a concessão do CNPJ faz com que o empresário individual seja considerado Pessoa Jurídica;
	
	utiliza como nome empresarial a firma individual;
	
	o empresário responde com a totalidade de seus bens em caso de insucesso da atividade empresarial;
	
	os requisitos para ser empresário individual são: capacidade e ausência de impedimentos;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602603375)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a única alternativa correta:
		
	
	Caio, Anibal e Xerxes, todos advogados, decidem dar início a uma sociedade para prestação de serviços jurídicos, de modo que são obrigados a efetuar o registro dos atos constitutivos da referida sociedade tanto na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil quanto na Junta Comercial do Rio de Janeiro
	
	O empresário individual que NÃO obteve seu registro na junta comercial NÃO pode ser considerado um empresário irregular. 
	 
	O ato constitutivo de sociedade anônima deve ser arquivado sempre na Junta Comercial.
	
	Marvio e J.J. Abrahans, ambos escritores, decidem constituir uma sociedade para exploração de um curso de literatura romena. Antevendo o grande sucesso comercial e a receita futura, decidem que sua sociedade deve ser registrada na junta comercial e não no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, pois este é o local onde as sociedades mais lucrativas são registradas. 
	
	O Registro Civil de Pessoas Naturais é o local adequado para o registro da sociedade empresária Planalto do Chopp Ltda, cuja atividade principal é a comercialização de gêneros alimentícios.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604446518)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto à atividade empresarial, é correto afirmar:
		
	 
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação, tanto de bens como de serviços.
	
	Desde que com auxílio de colaboradores, considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, constituindo esse exercício elemento de empresa ou não.
	
	Antes do início de sua atividade, faculta-se ao empresário sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede.
	
	A lei assegurará tratamento igualitário ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos dela decorrentes.
	
	Não responderá pelas obrigações contraídas a pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201602540656)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB 2007 - CESPE - adaptada) No referente ao Empresário Individual, assinale a opção correta.
		
	 
	Aquele que exerce profissão intelectual de natureza científica, mediante organização e investimento de capital visando auferir lucro, com o concurso de colaboradores ou auxiliares não é considerado empresário.
	
	O(A) empresário(a) casado(a), qualquer que seja o regime de bens, não poderá, sem a outorga conjugal, alienar os imóveis que integram o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real.
	
	A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário pode regularizar a sua situação perante a junta comercial.
	
	Um magistrado não pode ser sócio de sociedades simples ou empresárias.
	
	O empresário individual não tem qualquer obrigação de registro de suas atividades perante a Junta Comercial.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201604315727)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	(Instituto AOCP - CASAN - Advogado 2016)  Referente ao nome empresarial, assinale a alternativa correta.
		
	
	O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, devendo adicionar a designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero da atividade.
	 
	A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob firma, na qual os nomes dos sócios de responsabilidade limitada e ilimitada poderão figurar, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão ¿e companhia¿ ou sua abreviatura.
	
	Deverá a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿limitada¿ ou a sua abreviatura.
	
	O nome dado às sociedades simples, associações e fundações não se equipara ao nome empresarial.
	 
	A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.
9a Questão (Ref.:201604387065)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Cruz Machado pretende iniciar o exercício individual de empresa e adotar como firma, exclusivamente, o nome pelo qual é conhecido pela população de sua cidade: Monsenhor
De acordo com as informações acima e as regras legais de formação de nome empresarial para o empresário individual, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A pretensão de Cruz Machado não é possível, pois o empresário individual deve adotar denominação indicativa do objeto social como espécie de nome empresarial.
	
	A pretensão de Cruz Machado é possível, pois o empresário individual pode escolher livremente a formação de sua firma.
	
	Nenhuma das respostas
	
	A pretensão de Cruz Machado é possível, pois o empresário individual pode substituir seu nome civil por uma designação mais precisa de sua pessoa.
	 
	A pretensão de Cruz Machado não é possível, pois o empresário individual opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201604469630)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos de empresa e empresário no Direito Empresarial. 
		
	
	Empresa é a repetição profissional dos atos de comércio ou mercancia; empresário é a pessoa natural ou jurídica que pratica de modo habitual tais atos de comércio. 
	 
	Empresa é a atividade econômica organizada para a produção e/ou a circulação de bens e de serviços; empresário é o titular da empresa, quem a exerce em caráter profissional, com habitualidade e intuito de lucro.
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Empresa é a sociedade com ou sem personalidade jurídica; empresário é o sócio da empresa, pessoa natural ou jurídica com responsabilidade limitada ao valor das quotas integralizadas. 
	
	Empresa é qualquer atividade econômica destinada à produção de bens; empresário é a pessoa natural que exerce profissionalmente a empresa e tenha receita bruta anual de até R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais