Buscar

Artigo Hidroterapia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome do autor
Ano
INTRODUÇÃO
A osteoartrose (OA) é uma afecção progressiva e atualmente irreversível, se caracteriza pela perda progressiva da cartilagem articular onde as principais manifestações clínicas são a dor, deformidades articular, limitação do movimento e progressão lenta para perda da função articular 
OBJETIVO
Avaliar os benefícios da hidroterapia em pacientes com osteoartrose de joelho através do método Bad Ragaz.
Método Bad Ragaz
É um método que tem como objetivo a reeducação muscular, fortalecimento, relaxamento e inibição do tônus na água. 
A técnica inclui: resistência máxima para exercícios isotônicos e isométricos, padrões alternados de efeito esteira com a resistência imposta ,progressão de resistência manual proximal para distal para aumentar a dificuldade
Materias e Métodos
A amostra incluiu 10 pacientes do sexo feminino, com faixa etária de 23 a 78 anos. 
Critérios de inclusão : Pacientes que apresentavam exames complementares (RX) e diagnóstico clínico de osteoartrose de joelho e estavam aptas a entrar na piscina através de um atestado médico.
Local : Clínica de Fisioterapia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Tempo de tratamento : 10 sessões de 40 minutos cada. 
Materiais e Métodos
grau de dor (EVA), 
tipo de dor,
 palpação, 
perimetria, 
goniometria, 
reflexos patelares,
 teste de encurtamentos muscular,
questionário SF36,
teste de força muscular
teste de sensibilidade, 
Métodos de Avaliação
Materiais e Métodos 
Paciente iniciava em posição supina com suporte do flutuador localizado na região cervical e no quadril, onde eram realizadas mobilizações da patela.
Aquecimento: Adução e Abdução do quadril sem resistência, extensão de quadril com o joelho estendido, caminhada lenta para frente, para o lado e de costas. 
Tratamento aquático
Materiais e Métodos
Bad Ragaz (posição supina):
Exercícios abdução e adução (isométrico) com uma perna parada, 
Exercícios flexão - extensão com a perna reta e com resistência manual,
Exercícios adução e abdução com resistência.
Tratamento aquático
Materiais e Métodos 
Fortalecimento: 
Exercício com flutuador embaixo do pé realiza a flexão da perna até 90º e extensão da perna total, ocasionado uma resistência, 
Exercício com flutuador em baixo do pé, paciente realiza adução e abdução da perna. 
Exercício de bicicleta. 
Exercício de abdução e adução. 
Exercícios de extensão da perna, uma perna vai para frente e a outra para trás.
Tratamento aquático
Resultados
Resultados
Discussão
A hidroterapia na osteoartrose de joelho obteve uma melhora no seu quadro álgico, mobilidade articular e ganho de força muscular proporcionando uma melhora da qualidade de vida dos pacientes. 
Com o ganho de amplitude as pacientes melhoraram a mobilidade da articulação, com o aumento da amplitude há um aumento do espaço e da nutrição articular propiciando a diminuição do edema, o alívio da dor e em conseqüência de tudo uma melhora na função articula
Discussão
A maioria das pacientes apresentou melhora na força muscular e consequentemente a força é um dado extremamente importante, já que se refere às estruturas de sustentação constante da articulação do joelho, sendo que se a estrutura articular esta bem amparada pela estrutura muscular, consequentemente estas pacientes apresentaram maior estabilidade, menor risco de quedas, maior equilíbrio e menor sobrecarga na articulação em questão.
Conclusão
Conclui-se que a hidroterapia consegue melhor a sintomalogia clínica e redução a incapacidade ocasionada pela osteoartrose, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. 
Possibilidade de Reprodução do artigo
A uma alta probabilidade deste procedimento ser reproduzido, pois apresentaram resultados significativos não só em amplitude, força ou diminuição da dor, mas uma real melhora de qualidade de vida, o que neste caso é predominante ao se tratar de pacientes que podem ao longo do tempo perder total controle articular.
Além disso, a universidade disponibiliza todos os recursos necessários para a reprodução desse trabalho.
Pontos positivos
Os pontos positivos observados neste trabalho se refere á clareza de informações e objetividade ao se tratar de um assunto amplo e mais comum do que se possa imaginar.
Pontos negativos
Ao que se é visto e analisado não a presença de pontos negativos. Algo a se pontuar e talvez levar em consideração é a categoria em idades, visto que um individuo do sexo feminino entre 40 e 50 anos tem seu organismo em um geral, totalmente diferente de um individuo do sexo feminino de 23 anos por exemplo, por mais que as condições sejam as mesmas.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais