Buscar

DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I SIMULADO 2019

Prévia do material em texto

isc.: DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I   
	Aluno(a): KARLA DE SOUZA AMADOR
	
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Início: 27/02/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201604748309)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a única alternativa correta:
		
	
	Caio, Anibal e Xerxes, todos advogados, decidem dar início a uma sociedade para prestação de serviços jurídicos, de modo que são obrigados a efetuar o registro dos atos constitutivos da referida sociedade tanto na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil quanto na Junta Comercial do Rio de Janeiro
	
	Marvio e J.J. Abrahans, ambos escritores, decidem constituir uma sociedade para exploração de um curso de literatura romena. Antevendo o grande sucesso comercial e a receita futura, decidem que sua sociedade deve ser registrada na junta comercial e não no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, pois este é o local onde as sociedades mais lucrativas são registradas. 
	
	O Registro Civil de Pessoas Naturais é o local adequado para o registro da sociedade empresária Planalto do Chopp Ltda, cuja atividade principal é a comercialização de gêneros alimentícios.
	 
	O ato constitutivo de sociedade anônima deve ser arquivado sempre na Junta Comercial.
	
	O empresário individual que NÃO obteve seu registro na junta comercial NÃO pode ser considerado um empresário irregular. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201606614558)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma das obrigações da sociedade empresária é seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.
A partir do exposto, assinale a afirmativa correta. 
		
	 
	O balanço patrimonial deverá exprimir, com fidelidade e clareza, a situação real da empresa e indicará o ativo e o passivo distintamente
	
	A ausência de autenticação dos instrumentos de escrituração na Junta Comercial não impede que os livros da sociedade empresária sejam utilizados em juízo como prova documental a seu favor.
	
	Os assentos lançados nos livros da sociedade empresária, por qualquer dos contabilistas encarregados de sua escrituração, não obrigam a pessoa jurídica, se tais livros não estiverem autenticados na Junta Comercial.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Em razão da evolução tecnológica, passou a ser vedada a escrituração manual do Livro Diário, devendo a sociedade empresária adotar livros digitais para a escrituração de suas operações.  
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604686065)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz TRF 1 2011 CESPE - adaptada) No que concerne à teoria da empresa e ao direito do empresário, assinale a opção correta.
		
	 
	O empresário casado pode alienar os imóveis que integram o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, independentemente da outorga do cônjuge, qualquer que seja o regime de bens.
	
	Define-se empresa como qualquer organização cuja finalidade seja o exercício profissional de atividade econômica, incluindo-se trabalhos de natureza intelectual, científica, literária ou artística.
	
	A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário pode regularizar a sua situação perante a junta comercial.
	
	As associações, diferentemente das sociedades, são embasadas exclusivamente no exercício profissional.
	
	A tripartição das atividades empresariais em industriais, comerciais e agrícolas amplia o conceito de empresa, e a falta de homogeneidade das diferentes atividades não impede a comparação entre elas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201606460637)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(CESPE - Promotor de Justiça - MPE/AC 2014) Considerando a evolução histórica do direito empresarial, assinale a opção correta.
		
	
	É de origem francesa a teoria da empresa, adotada pelo atual Código Civil brasileiro.
	
	A edição do Código francês de 1807 é considerada o marco inicial do direito comercial no mundo.
	
	O direito romano apresentou um corpo sistematizado de normas sobre atividade comercial.
	
	A teoria dos atos de comércio foi adotada, inicialmente, nas feiras medievais da Europa pelas corporações de comerciantes que então se formaram.
	 
	Considera-se o marco inicial do direito comercial brasileiro a lei de abertura dos portos, em 1808, por determinação do rei Dom João VI.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201606460661)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Instituto AOCP - CASAN - Advogado 2016)  Referente ao nome empresarial, assinale a alternativa correta.
		
	
	O nome dado às sociedades simples, associações e fundações não se equipara ao nome empresarial.
	 
	A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.
	
	O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, devendo adicionar a designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero da atividade.
	
	Deverá a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿limitada¿ ou a sua abreviatura.
	
	A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob firma, na qual os nomes dos sócios de responsabilidade limitada e ilimitada poderão figurar, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão ¿e companhia¿ ou sua abreviatura.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604686068)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz TJ-AC 2012 - CESPE) Assinale a opção correta com relação ao registro de empresa e às obrigações jurídicas que o empresário deve cumprir para o exercício regular de sua atividade econômica.
		
	
	O arquivamento dos atos relativos à transformação, incorporação, fusão e cisão de empresas mercantis é objeto de decisão singular do presidente da junta comercial.
	
	Para dar início à atividade econômica, mercantil ou rural, o empresário deve formalizar a sua inscrição junto ao registro público de empresas mercantis.
	
	O Departamento Nacional de Registro do Comércio, órgão central do Sistema Nacional de Registro Mercantil, desempenha funções de execução e administração dos serviços de registro.
	
	As modificações contratuais e ou estatutárias da empresa devem ser efetivadas exclusivamente por escritura pública, independentemente da forma adotada no ato constitutivo.
	 
	O empresário que se tornar incapaz poderá continuar a empresa, por meio de representante ou devidamente assistido, cabendo ao registro público de empresas mercantis a cargo das juntas comerciais registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201604686067)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz TRF-2 2011 - CESPE  - adaptada) Segundo a doutrina, o direito comercial não se formou em uma única época nem no meio de um só povo. A cooperação de todos os povos em tempos sucessivos, firmada fundamentalmente nas bases econômicas, é que o constituíram e lhe imprimiram o caráter autônomo. Com relação ao direito comercial e ao empresário, assinale a opção correta.
		
	
	Somente será considerado empresário o exercente profissional de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, inscrito no registro de empresas do órgão próprio.
	
	O empresário individual casado deve averbar sua certidão de casamento à margem de seu registro como empresário na Junta Comercial e, caso venha a alienar ou gravar qualquer bem comum do casal, necessita da outorga de seu conjugê de que trata o art. 1647 do Código Civil.
	
	Empresário é definido na lei como o profissional que exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Para a doutrina, também será empresário aquele que organizar episodicamente a produção de certa mercadoria, mesmo destinando-a à venda no mercado.
	
	Nos termos do Código Civil, somente podem exercer a atividade empresarialos que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos, não havendo possibilidade de menor de dezesseis anos exercer a atividade empresarial.
	 
	Os funcionários públicos estão proibidos de exercer atividade empresarial, de acordo com a CF e normas específicas; contudo, a proibição diz respeito ao efetivo exercício da atividade empresarial, não existindo restrição quanto ao fato de o funcionário público ser simplesmente acionista ou quotista de sociedade empresária.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201606475999)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com o Código Civil, que trata do Direito de Empresa, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O incapaz não poderá, mesmo que seja assistido ou representado, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz.
	
	O empresário casado, quando  desejar alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, independentemente do regime de casamento, necessita da outorga conjugal.
	
	A pessoal legalmente impedida de exerecer atividade própria de empresário, se a exercer, não responderá pelas obrigações contraídas.
	
	Considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natrueza científica, literária ou artística, e que conte com empregados.
	 
	Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201606587918)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(CESPE - 2013 - TJ-RN - Juiz) Mediante a Lei n.0 12.441/2011, introduziu-se no Código Civil o conceito de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Acerca dessa espécie de empresa, assinale a opção correta. 
		
	
	A EIRELI deve ter um titular, sempre uma pessoa física, e capital mínimo de cem vezes o maior salário mínimo do país totalmente integralizado, sendo a responsabilidade do titular limitada ao valor do capital.
	 
	O nome empresarial deverá ser formado pela inclusão da sigla EIRELI após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
	
	A empresa individual de responsabilidade limitada não poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária em um único sócio, independentemente das razões que motivaram essa concentração.
	
	Por ter regramento específico, não se aplicam à EIRELI as regras previstas para as sociedades limitadas.
	
	É permitido à pessoa natural que constituir EIRELI figurar em várias empresas dessa modalidade.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201606531999)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Cruz Machado pretende iniciar o exercício individual de empresa e adotar como firma, exclusivamente, o nome pelo qual é conhecido pela população de sua cidade: Monsenhor
De acordo com as informações acima e as regras legais de formação de nome empresarial para o empresário individual, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Nenhuma das respostas
	 
	A pretensão de Cruz Machado não é possível, pois o empresário individual opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado.
	
	A pretensão de Cruz Machado é possível, pois o empresário individual pode substituir seu nome civil por uma designação mais precisa de sua pessoa.
	
	A pretensão de Cruz Machado é possível, pois o empresário individual pode escolher livremente a formação de sua firma.
	
	A pretensão de Cruz Machado não é possível, pois o empresário individual deve adotar denominação indicativa do objeto social como espécie de nome empresarial.

Continue navegando