Buscar

Práticas avaliativas e competências do pedagogo

Prévia do material em texto

�
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Didática I
Aluno (a): Neiva Nunes da Silva	 RGM: 053.17887
Pólo acadêmico : Porto Murtinho- MS
Professora: Elizabete Velter Borges 
1. A professora Maria propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para um personagem. Ao longo da tarefa, a ela percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes comentam as adequações e inadequações na escrita, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa.
De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pela professora é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?	(Valor 0.5)
 a) Diagnóstica - conhecer os conhecimentos já aprendidos pelas crianças.
b) Formativa - acompanhar o processo individual de aprendizagem das crianças.
c) Mediadora - intervir nas aprendizagens realizadas pelas crianças.
X d) Classificatória - medir erros e acertos das aprendizagens das crianças em relação à escrita.
BORGES, Elizabete Velter. Didática 1. Elizabete Velter Borges. Dourados: UNIGRAN, 2019. PP. 35 a 37.
2. Em relação aos procedimentos didáticos que um professor, no contexto contemporâneo, deve assumir, Perrenoud (2000) sinaliza a existência de dez competências profissionais para ensinar. E neste sentido qual o conceito COMPETENCIA segundo Perrenoud? (máximo 10 linhas) (valor 0.5)
Seu conceito denota a possibilidade da utilização de variados recursos cognitivo relacionados ao saber, capacidades e informações, que são adquiridos no transcurso da vida da pessoa, e através deles enfrentar variadas situações diferentes em seu cotidiano, trazendo um novo olhar para a execução das atividades.
As aptidões adquiridas já não são apenas saberes, mas passaram a agrupar experiências ao longo da história das pessoas. Ensinar faz parte de um conjunto que engloba sentimentos, desejos e fazer com que a criança comece a pensar sobre os acontecimentos.
O professor é responsável por apresentar ao aluno formas e condições que facilitem o seu desenvolvimento, garantindo seu futuro e para que se torne pessoa de bem. Para que tudo isso aconteça o educador também precisa de uma atenção especial em sua formação, garantindo ao aluno um ensino de qualidade.
BORGES, Elizabete Velter. Didática 1. Elizabete Velter Borges. Dourados: UNIGRAN, 2019.
2. Analise os quadros I e II relacionados ao conceito e formação do Pedagogo, de acordo com suas competências e habilidades na atuação profissional.
Quadro I
Quadro II
De acordo com as análises realizadas no Quadro I e II, elabore um texto argumentativo entendendo a Pedagogia como pratica cultural e como forma de trabalho que envolve uma prática intencional de produção de significados, por meio de competências e habilidades necessárias, ao fazer profissional no âmbito educacional. (Valor 1,5)
	Um dos grandes desafios do ensino na atualidade é de concretizar-se enquanto instrumento essencial de transformação da sociedade; isto é, a educação, por meio de suas ações, pode possibilitar as transformações das pessoas, das instituições, dos grupos em que está inserida. 
A prática pedagógica é um aprendizado social, uma prática política, pois não se pode conceber a educação sem um vínculo sócio histórico
Neste caminho a educação é conduzida a reproduzir os conceitos culturais do período na qual esta inserida, e os profissionais de pedagogia são impelidos a transmitir o “saber” de modo unilateral, produzindo e reproduzindo ensinamentos sem levar em consideração a visão os questionamentos ou as opiniões dos alunos, as quais ficam evidenciadas no quadro I, em que o aluno faz o seguinte questionamento: “A gente estuda, estuda, estuda... E aprende a dar respostas!, Quando vamos aprender a fazer as perguntas?”, deixando bem claro, que o ensino é direcionado como prática intencional, para produção de significados.
Portanto, devemos pensar: que apesar dos avanços na forma de ensinar propostos hoje, temos muitos profissionais de pedagogia que mantém um discurso voltado com a nova visão do modo de ensinar, mas que as práticas pedagógicas ainda estão arraigadas com os costumes da pedagogia tradicional, como podemos ver no Quadro II em que o professor fala para seus alunos: “Eu quero que vocês sejam independentes, críticos e criativos e que façam sempre exatamente o que eu mandar!!, ficando evidente que apesar do discurso o aluno não terá a liberdade de opinar ou questionar.
O professor nessa nova pedagogia tem papel importante nessa ação, pois os métodos de ensino devem permitir aos educando não somente acessarem o conhecimento, mas também inová-los e transformá-los. O professor tem a função de mediador entre o conhecimento historicamente adquirido e o aluno. Ser mediador, no entanto, sugere também ter apropriado esse saber, que torna a educação mais dinâmica, construtora de uma sociedade mais cidadã, em uma perspectiva de democratização do saber e de seus espaços. 
BORGES, Elizabete Velter. Didática 1. Elizabete Velter Borges. Dourados: UNIGRAN, 2019.	 https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/a-pratica-pedagogica-como-fazer-a-educacao/37575. Acesso em: 23/02/2019 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Essa atividade da aula 05 e 06, deverão ser enviadas no portfólio nº. 03

Continue navegando