Logo Passei Direto
Buscar

relatório dominancia apical

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE FISIOLOGIA VEGETAL
Prof. Hediberto Nei Matiello Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: 6º
Aluno: Jackson Gurtler_____________________________________ Data 30/11/2012
Título: Dominância apical
N◦ da prática: 07
1-Resultados e Discussão
 Os hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento. São as auxinas, deste grupo a mais conhecida é o AIA – ácido indolilacético.
O AIA nos vegetais não é produzido apenas em coleóptilos. Sua produção também ocorre em embriões nas sementes, em tubos polínicos, e até pelas células da parede de ovários em desenvolvimento. Fazendo com que esta se desenvolva de acordo com a localização da fonte luminosa. Se a sua intensidade for constante, a planta ira-se desenvolver na vertical, se for iluminada lateralmente os coleóptilos irão crescer na direção da luz, curvando-se. Na planta adulta, são produzidas nas gemas apicais, principalmente as caulinares induzindo a brotação lateral, mas ainda direcionando o ápice da planta em direção da luz.
 Tais fitormônios atuam nos genes das células vegetais, estimulando o amolecimento da parede celular através da síntese de enzimas, possibilitando a distensão das células. A forma da copa de muitas plantas, é definida pela ação hormonal. A gema apical, que atua no crescimento longitudinal do caule, produz auxina na superfície para inibir as gemas laterais, deixando-as dormentes. Eliminando-se a gema apical, o crescimento passará a ser promovido pelas gemas laterais ativadas pela ausência de auxina. O vegetal apresentará, então, forma copada: pouca altura e mais galhos.
2- Conclusão
Embora não tenhamos os resultados do experimento podemos tentar prever seu resultado de modo ao comportamento normal das plantas, assim o tratamento sem ápice com hormônio apresentaria um crescimento reto em direção a luz, o segundo tratamento, sem o ápice e sem hormônio apresentaria maior desenvolvimento nas gemas laterais, e o terceiro com o ápice e com hormônio apresentaria um crescimento reto porém sem a presença de gemas laterais uma vez que estas são inibidas devido a concentração de auxinas. 
3- Respostas aos questionamentos:
1- Qual o efeito da remoção do ápice?
Com a remoção do ápice a concentração de AIA diminui fazendo com que as gemas laterais se desenvolvam, produzindo uma planta menor e com mais galhos.
2- Qual a função da aplicação do AIB?
Inibir as gemas laterais e induzir o crescimento reto em direção a luz.
3- Como agiu o regulador de crescimento?
4- A remoção do ápice caulinar ou até mesmo de botões florais apicais tem qual aplicação?
Diminuir a estatura da planta favorecendo uma melhor distribuição de galhos e consequentemente de frutos uma vez que isso se faz necessário para favorecer seu manejo comercial e uma alta produtividade.

Mais conteúdos dessa disciplina