Buscar

relatório fototropismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE FISIOLOGIA VEGETAL
Prof. Hediberto Nei Matiello Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Período: 6º
Aluno: Jackson Gurtler_____________________________________ Data 30/09/2012
Título: Fototropismo na parte aérea
N◦ da prática: 08
1-Resultados e Discussão
Fototropismo é o movimento de crescimento de plantas que ocorre em função da luz, podendo ser positivo ( em direção a fonte luminosa) ou negativo ( ao contrario da fonte luminosa), o positivo ocorre mais frequentemente na parte aérea enquanto que o negativo mais nas raízes.
Não se sabe ao certo qual é o pigmento responsável pela reação fototrópica, podendo ser carotenoides ou as flavinas ou ainda ambos. Em 1928, Cholodny e Went, sugeriram que a auxina era responsável por esse fenômeno, assim a auxina migraria por influência da luz, indo do lado iluminado para o sombreado promovendo a curvatura.
No mesmo ano tal teoria foi reforçada por Baysen-Jesen, onde inseriram um pedaço de mica abaixo da coleóptile do lado sombreado e observaram que não havia curvatura, possivelmente pela interrupção da migração da auxina. 
O experimento consistiu em colocar uma plântula de Ipomoea purpura, representante da família Convolulaceae, e faze-la seguir a luz por um labirinto de caixas, porém a plântula não possuía reservas suficientes e veio a sucumbir. 
2- Conclusão
Concluímos assim que além de luz uma plântula necessita de reservas para suprir sua demanda energética até esta atingir a luminosidade ou produzir clorofilas (pigmentos responsáveis pela fotossíntese) e assim se tornar alta suficiente produzindo seu próprio alimento.
Embora a plântula viesse a sucumbir, devido supostamente a falta de reservas capazes de suprir suas necessidades durante seu crescimento até atingir a fonte luminosa, se esta tivesse se desenvolvido corretamente seria possível observar atuação das auxinas configurando o desenvolvimento de acordo a se colocar sob a fonte luminosa. 
3- Respostas aos questionamentos:
1- Explique porque a planta apresentou tal comportamento?
A luz age nas auxinas (substâncias ligadas ao desenvolvimento celular), as auxinas possuem a reação de evitar o contato direto com a luz assim elas “migram” para o outro extremo da planta, fazendo tais células se desenvolver mais, assim a planta apresenta uma dobra em direção a luz uma vez que as células contrárias a esta são de maior porte.
2- se as plantas apresentaram aparência anormal, explique por que?
Por estarem na sombra, não justificaria investir a tão escassa energia na produção de pigmentos como a clorofila, assim as plantas apresentaram cor branca, se estas tivessem alcançado a fonte luminosa ai sim com a energia produzida ela ficaria verde.

Outros materiais