Buscar

Linguagem e Comunicação Jurídica - MODALIDADES REDAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PROF. HÉLIDE CAMPOS
MODALIDADES REDACIONAIS
*
*
NARRAÇÃO
Narrar é contar um fato, um episódio; todo discurso em que algo é CONTADO possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo narrado:
*
*
 onde ?
 quando?        FATO    com quem?
 como?
*
*
É por isso que numa narração predomina a AÇÃO: o texto narrativo é um conjunto de ações; assim sendo, a maioria dos VERBOS que compõem esse tipo de texto são os VERBOS DE AÇÃO. O conjunto de ações que compõem o texto narrativo, ou seja, a história que é contada nesse tipo de texto, recebe o nome de ENREDO.
*
*
As ações contidas no texto narrativo são praticadas pelas PERSONAGENS, que são justamente as pessoas envolvidas no episódio que está sendo contado ("com quem?" ).
*
*
Além de contar onde, o narrador também pode esclarecer "quando" ocorreram as ações da história. Esse elemento da narrativa é o TEMPO, representado no texto narrativo através dos tempos verbais.
*
*
É o tempo que ordena as ações no texto narrativo: é ele que indica ao leitor "como" o fato narrado aconteceu. A história contada, por isso, passa por uma INTRODUÇÃO (parte inicial da história, também chamada de prólogo), pelo DESENVOLVIMENTO do enredo (é a história propriamente dita, o meio, o "miolo" da narrativa, também chamada de trama) e termina com a CONCLUSÃO da história (é o final ou epílogo).
*
*
DESCRIÇÃO
Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado.
Descrever, portanto, é também particularizar um ser. É "fotografar" com palavras.
*
*
Num texto descritivo podem ocorrer tanto caracterizações objetivas (físicas, concretas), quanto subjetivas (aquelas que dependem do ponto de vista de quem descreve e que se referem às características não-físicas do caracterizado). Ex.: A autora estava pálida (caracterização objetiva), mas segura! (caracterização subjetiva).
*
*
DISSERTAÇÃO
Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado assunto, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema..
*
*
Dissertar, assim, é emitir opiniões de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor. 
*
*
Embora dissertar seja emitir opiniões, o ideal é que  o seu autor coloque no texto seus pontos de vista  de maneira IMPESSOAL, OBJETIVA e sem prolixidade ("encher linguiça").
Na dissertação, as ideias devem ser colocadas de maneira CLARA E COERENTE e organizadas de maneira LÓGICA:
*
*
a) o elo entre pontos de vista e argumento se faz de maneira coerente e lógica através das CONJUNÇÕES (=conectivos) - dependendo da ideia que se queira introduzir e defender; é por isso que as conjunções são chamadas de MARCADORES ARGUMENTATIVOS.Ex. mas, todavia, sendo assim, posto isso, e, ainda assim etc.
*
*
b) todo texto dissertativo é composto por três partes coesas e coerentes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO.
*
*
A introdução é a parte em que se dá a apresentação do tema, por meio de um CONCEITO ou por meio de QUESTIONAMENTO(s) que ele sugere, que deve ser seguido de um PONTO DE VISTA e de seu ARGUMENTO PRINCIPAL. Para que a introdução fique perfeita, é interessante seguir esses passos:
*
*
1. Transforme o tema numa pergunta;
 2. Responda a pergunta ( e obtém-se o PONTO DE VISTA);
  3. Coloque o porquê da resposta ( e obtém-se o ARGUMENTO).
*
*
O desenvolvimento contém as ideias que confirmam – fortalecem o que se sabe sobre o assunto.
*
*
A conclusão é a parte final da redação dissertativa, na qual o seu autor deve "amarrar" resumidamente ( se possível, numa frase) todas as ideias do texto para que o PONTO DE VISTA inicial se mostre irrefutável.
*
*
Antes de iniciar a dissertação, no entanto, é preciso que seu autor: 1. Entenda bem o tema; 2. Reflita a respeito dele;3. Passe para o papel as ideias que o tema lhe sugere; 4. Faça  a organização textual ( o "esqueleto do texto"), pois a quantidade de ideias sugeridas pelo tema é igual a quantidade de parágrafos que a dissertação terá no  DESENVOLVIMENTO do texto. 
*
*
MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO
Narrativo – caracteriza-se pelo sequenciamento de fatos ao longo do tempo. Trata-se de contar uma história.
Ex: Às quatro horas da tarde de 20 de maio de 2011, um Gol perdeu a direção numa das curvas da Estrada Grajaú-Jacarepaguá; um ônibus da linha 268, que subia, na direção oposta, freou, mas não conseguiu evitar o choque lateral. 
*
*
Imediatamente, os dois motoristas saíram de seus veículos e socorreram o passageiro do carro, que apresentava uma fratura no braço. Uma ambulância chegou vinte minutos depois, levando o ferido. Dois policiais já estavam no local e registraram a ocorrência. O trânsito ficou interrompido por trinta minutos. 
*
*
comentário
Note que o texto se pauta pela sequência de ações, pelo dinamismo: a perda da direção do carro; a batida do ônibus; o socorro ao passageiro, a chegada dos policiais e da ambulância; há um tempo determinado – a ação transcorre das 4 até aproximadamente 4 e meia da tarde de 20 de maio de 2011 –, bem como um local – a estrada Grajaú-Jacarepaguá, além dos personagens: motoristas, passageiros, policiais.
*
*
Descritivo: Caracteriza-se pela enumeração de características de uma personagem, de um ambiente; é estático.
Ex: O Gol ocupava o meio da pista da estrada, colidido do lado do passageiro, com um ônibus da linha 268. O passageiro do carro, com o braço quebrado, aguardava socorro, sentado na pista, apoiando as costas no veículo. Dois policiais interrogavam os motoristas, lavrando um boletim de ocorrência.
*
*
Comentário
Note que o texto se pauta pelo congelamento da cena, pela estática: há preocupação com a escolha de pormenores da colisão e o posicionamento das pessoas.
*
*
Dissertativo: caracteriza-se pela discussão, reflexão, análise de quaisquer temas.
*
*
Pode ser, expositivo: quando não emite opinião própria fundamentada, podendo colocar em foco outras opiniões, sem tomar partido de nenhuma delas;
*
*
argumentativo: quando se propõe a defender uma tese, uma opinião, com bases sólidas para tal, os argumentos.
Ex: Foi o excesso de velocidade em pista molhada que provocou o acidente. O Gol tinha os pneus carecas e foi o responsável pela colisão. Não se pode culpar o motorista do ônibus por imperícia, já que ele não tinha visão ampla da curva.  
*
*
As marcas de pneu no asfalto provam a tentativa de frenagem. Ao motorista do Gol, portanto, cabe a responsabilidade pelo ressarcimento dos danos materiais e dos custos do atendimento médico ao passageiro. 
*
*
Comentário
Note a preocupação em analisar o fato e refletir sobre ele. Nesse caso, há argumentos, ou seja, quem escreve diz O QUE entende sobre o assunto e POR QUE assim o faz, caracterizando, assim, o texto dissertativo-argumentativo. 
*
*
A NARRATIVA FORENSE
É a exposição dos fatos reais que envolvem uma situação de conflito.
*
*
TIPOS DE NARRATIVA FORENSE
NARRATIVA SIMPLES (OU IMPARCIAL): é aquela que expõe de maneira objetiva e imparcial, em ordem cronológica, todos os fatos juridicamente importantes de um caso concreto.
OBJETIVO: conseguir uma visão ampla sobre a situação de conflito e as circunstâncias em que ocorreu.
*
*
NARRATIVA VALORADA: é modalizada a favor daqueles cujo interesse o advogado representa.
	O advogado tem a obrigação profissional e legal de representar seu cliente, com responsabilidade, ética e técnica.
*
*
Em decorrência disso, a seleção das informações e a maneira de organizá-las na narrativa das peças que produz, como a Petição Inicial, por exemplo, não segue o padrão de imparcialidade.
*
*
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Na tarefa de construção de um texto dessa natureza,
o operador do direito trabalhará com diferentes tipologias – ou seja, servir-se-á tanto da narração, quanto da dissertação - argumentação e da descrição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais