Buscar

Petição Aula 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AO JUÍZO DE DIREITO DA _ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ___.
Processo nº...
OSÉAS, , nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade n...º, expedida pelo..., inscrita no CPF/MF sob o n...º, com endereço eletrônico..., residente e domiciliado na Rua, nº, Bairro, Cidade, Estado, CEP..., vem por seu advogado in fine assinado com endereço eletrônico e escritório na Rua, nº, Bairro, Cidade, Estado, CEP, fundamento no artigo 106, I  do CPC, ajuizar
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
pelo rito especial, em face de CARRO E AUTOMÓVEIS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ..., com endereço eletrônico..., com sede na Rua, nº, Bairro, Cidade, Estado, CEP..., e LEONTINO SILVEIRA, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade n...º, expedida pelo..., inscrita no CPF/MF sob o n...º, com endereço eletrônico..., residente e domiciliado na Rua, nº, Bairro, Cidade, Estado, CEP..., pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I - DOS FATOS 
O Autor celebrou um contrato de locação de automóvel com o primeiro réu pelo prazo de um ano exatamente no mês passado.
Durante a vigência do contrato o Autor recebe notificação do segundo réu informando-lhe que o mesmo adquiriu o automóvel locado, exibindo o contrato de compra e venda firmado com o primeiro réu.	
Na mesma notificação, diante da aquisição do veículo, o segundo Réu pede que as prestações vincendas a partir de então sejam diretamente a ele.
A partir da notificação, o Autor foi buscar informações junto ao primeiro Réu com o intuito de confirmar a compra e venda celebrada entre ambos os Réus. No entanto o primeiro Réu informa desconhecer tal compra e venda.
Com isso, o autor se vê em dúvida sobre quem é o verdadeiro credor das prestações mensais entre os dois Réus. Logo, serve-se da presente demanda para que o judiciário decida qual dos dois é o verdadeiro credor.
II - DOS FUNDAMENTOS
 	Neste sentido, uma vez que o contrato entabulado entre as partes continha obrigações recíprocas, certo é que não assiste razão à conduta praticada pelo Sr. Leontino tendo em vista que o Autor não possui contrato firmado com este senhor. Diante deste impasse o Autor agiu em conformidade com o art. 547 do CPC e art. 335, inciso IV do CC: 
					
					Art. 547. Se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o pagamento, o autor requererá o depósito e a citação dos possíveis titulares do crédito para provarem seu direito. 
					Art. 335. A consignação tem lugar: IV – se ocorrer dúvida sobre quem deva receber o objeto de pagamento; 
	
	Saliente-se que é incontestável o fato de que o autor vem cumprindo com a sua parte no contrato desde os primórdios deste. As cláusulas existentes no contrato foram respeitadas pelo autor, que efetuou pontualmente o pagamento das parcelas a que se obrigou. 							Sendo assim, não resta alternativa senão o ingresso da presente ação para tornar consignado o pagamento das parcelas, conforme prevê o artigo 541 do CPC: 
					Art. 541. Tratando-se de prestações sucessivas, consignadas uma delas, pode o devedor continuar a depositar, no mesmo processo e sem mais formalidades, as que se forem vencendo, desde que o faça em até 5 dias contados da data do respectivo vencimento. 	
	
	Assim, não conseguindo solucionar o impasse, para não se tornar inadimplente, tendo em vista o vencimento da próxima parcela daqui a 4 dias e os futuros até o fim do contrato, vem o Autor postular prestação jurisdicional para consignar em juízo o valor efetivamente devido
IV - DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer a Vossa Excelência: 
a) pede e espera, portanto, considerados os fatos e avaliadas a s provas, que haja por bem este juízo, afinal, de julgar procedente a presente ação e o recebimento do depósito da quantia, a ser efetivado no prazo de 5 dias contados do deferimento, art. 542 do CPC,
b) proceda com a citação do Requerido para levantar os depósitos efetuados no curso da ação, ou caso assim entenda, que seja apresentada a contestação no prazo legal e
c) julgue procedente o pedido de consignação no tocante ao pagamento das parcelas vincendas.
V - DAS PROVAS
Requer a produção de todas as provas em direito admitidas, na amplitude dos artigos 369 e seguintes do Código de Processo Civil, em especial a prova documental.
VI – DO VALOR DA CAUSA.
Dá-se à causa o valor de R$...
Nestes termos
Pede deferimento.
Local, (Dia), (Mês) de (Ano)
Sergio Rose
OAB/RJ n.º1.000

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando