Buscar

Simulado de OPS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703892245)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	As discussões iniciais sobre humanização datam da década de 1970, tendo como um dos marcos principais a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde realizada pela Organização Mundial de Saúde, que declarou como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde. Qual o nome dessa declaração?
		
	
	A declaração dos direitos ambientais.
 
	 
	A declaração de Alma-Ata
 
	
	A declaração de bens da instituição de saúde.
 
	 
	A declaração universal dos direitos humanos
 
	
	A declaração dos direitos das crianças e adolescentes.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704187002)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Dentre as opções abaixo, assinale qual foi o pesquisador que mais se destacou durante a teoria da unicausualidade, revolucionando a biologia experimental. 
		
	
	Hipócrates
	
	Carlos Chagas
	 
	Louis Pasteur
	
	Adolfo Lutz
	
	Oswaldo Cruz
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704175826)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Sobre a revolta da vacina é correto afirmar:
		
	
	A revolta da vacina aconteceu na Cidade de Minas Gerais  na busca da erradicação da varíola comandada pelo médico Sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. 
	 
	A revolta da vacina aconteceu na Cidade do Rio de Janeiro  no ano de 1904 na busca da erradicação da varíola comandada pelo médico Sanitarista Dr. Oswaldo Cruz.
	
	A revolta da vacina não ocorreu no Brasil.
	 
	A revolta da vacina aconteceu no ano de 1904 na Cidade do Rio de Janeiro na busca da erradicação da peste bubônica comandada pelo médico Sanitarista Dr. Oswaldo Cruz durante o período do governo Vargas.
	
	A revolta da vacina aconteceu na Cidade do Rio de Janeiro na busca da erradicação da varíola comandada pelo médico Sanitarista Dr. Oswaldo Cruz durante o período do governo Vargas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704174905)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	A I Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde, de 1986, foi realizada em Ottawa e definiu a promoção da saúde como "o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo". Sobre os princípios da Carta de Ottawa, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Desenvolvimento de 'habilidades pessoais' ¿ os médicos e os profissionais de saúde devem ser cada vez mais capacitados para o enfrentamento das doenças, já que as pessoas leigas não são capazes de atuarem como agentes transformadores do processo de saúde-doença.
	
	Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis - Inclui legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças em saúde, distribuição mais eqüitativa da renda e políticas sociais.
	
	Criação de ambientes favoráveis à saúde - Proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais, acompanhamento do impacto do meio ambiente sobre a saúde.
	
	Reorientação dos serviços de saúde - visão abrangente e intersetorial, ao recomendar a abertura de canais entre o setor saúde e os setores sociais, políticos, econômicos e ambientais.
	 
	Reforço da ação comunitária -  garantia da participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área. Empowerment comunitário é a aquisição de poder técnico e consciência política pela comunidade para atuar em prol de sua saúde.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704190932)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Em 1930 IAPS (Institutos de Aposentadorias e Pensões) assistiam a uma pequena parcela da população que era formalmente empregada. A população em geral não tinha acesso:
		
	
	Casas de Misericórdia e  a Cruz Vermelha.
	
	Farmácia do povo e  medicina popular.
	
	Medicina popular e Casas de Repouso e Internação.
	 
	Medicina Popular e Casas de Misericórdia.
	 
	Clínicas da Família e Farmácia Popular
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703892115)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Em qual dos seguintes aspectos a promoção da saúde se distingue da prevenção de doenças:
		
	 
	somente a promoção da saúde pode começar antes que uma doença se torne sintomática.
	 
	somente a promoção da saúde está preocupada com facilitação e capacitação da população e envolve diversos profissionais da área de saúde.
	
	somente a promoção da saúde se aplica tão logo a doença começa a se desenvolver.
	
	somente a promoção da saúde esta preocupada com a saúde e a capacitação médica.
	
	somente a promoção da saúde é dirigida a doenças específicas e ao atendimento médico.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704183833)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Relacionam-se com o processo saúde doença, EXCETO:
		
	 
	Os determinantes sociais da saúde indicam que a condição na qual o sujeito se encontra depende exclusivamente de seus hábitos de vida.
	 
	Na teoria da multicausalidade o profissional de saúde deve levar em consideração os aspectos psicossociais do processo de adoecimento.
	
	O modelo da história natural das doenças contempla a atenção primária, secundária e terciária.
 
	
	Na teoria miasmática as doenças eram oriundas de emanações do ar e do solo.
	
	A saúde não deve ser compreendida apenas como a ausência de doenças. 
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703892247)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A saúde e a doença  faz parte do dia a dia das pessoas. Os homens primitivos explicavam tudo o que acontecia através do pensamento mágico, sobrenatural e religioso. Na atualidade o que podemos afirmar sobre o processo saúde-doença?
		
	 
	O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
	
	O conceito de doença é explicado através de diversos fatores, isso exclui a presença de diferentes agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças.
	
	A fase patológica pré-clínica corresponde ao período que antecede às manifestações clínicas das doenças, também conhecida como processo saúde-doença.
	
	O conceito de saúde-doença estuda exclusivamente os fatores orgânicos e sociais das enfermidades e não pretende descobrir as causas para o surgimento de determinada doença.
	
	O processo saúde-doença tem o objetivo de descobrir as causas para o surgimento das doenças genéticas.
 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201704199457)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O conceito de ________________ expressa a ideia de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde (BUSS; PELLEGRINI, 2007).
		
	
	saúde biofuncional
	 
	determinantes sociais de saúde
	
	determinantes biológicos de saúde
	
	estimulantes de saúde
	
	saúde biossocial
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704187222)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Em 1904 o episódio conhecido como Revolta da Vacina revelou a necessidade do governo, em rever as suas políticas de saúde,  EXCETO:
		
	 
	Tornar compulsório o internamento e a quarentena da população em relação as doenças
	 
	Considerar as tensões entre Estado e sociedade.
	
	As diferenças entre o direito coletivo e o direito individual.
	
	Repensar as medidas de prevenção em saúde pública (Vacina).
	
	O distanciamento da visão de mundo entre Governo e população

Continue navegando