Buscar

987V MÓDULO 2 - AS TUTELAS PROVISÓRIAS NO CPC/2015

Prévia do material em texto

987V- CAUTELARES/TUTELA DE URGÊNCIA
MÓDULO 2 - AS TUTELAS PROVISÓRIAS NO CPC/2015
Exercício 1: As tutelas provisórias existem para atenuar os malefícios da demora no tramite processual. Dentre os prejuízos da demora, podemos destacar:
A) prejuízos econômicos e morais às partes;
B) afronta os princípios da efetividade e da celeridade processuais;
C) contribui para a insegurança jurídica;
D) o perecimento do direito pleiteado.
E) todas estão corretas.
Resposta correta: alternativa(E)
E) O decurso do tempo processual traz prejuízos econômicos e morais às partes; afronta os princípios da efetividade e da celeridade processuais; contribui para a insegurança jurídica e pode ocasionar, inclusive, o perecimento do direito pleiteado, com o consequente fracasso do acesso à justiça.
Exercício 2: Tendo em vista o momento em que pode ser concedida a tutela provisória, leia as propositura abaixo e assinale a alternativa correta:
A) Ela pode ser concedida liminarmente no despacho inicial.
B) Pode ser concedida no saneamento do processo
C) Na sentença para suprimir uma possível suspensão dos seus efeitos.
D) Na fase recursal que tanto serve para dar imediata eficácia a decisão prolatada na sentença, ou ao contrário, dar imediata suspensão a decisão.
E) Todas as alternativas são corretas.
Resposta correta: alternativa(E)
E) Art. 300. § 2º A tutela de urgência pode ser concedida liminarmente ou após justificação prévia.
Exercício 3: Considere os enunciados seguintes, relativos à tutela antecipada:
I) Nem sempre a tutela provisória tem como motivo a urgência, pois pode ser concedida quando houver abuso do direito de defesa ou manifesto propósito protelatório do réu.
II) O Ministério Público pode requerer as antecipações tutelares, quer atue como parte, quer atue como fiscal da lei no processo civil, pois tem os mesmos poderes e os mesmos ônus que as partes.
III) Negada a tutela antecipada, por decisão fundamentada, desta não caberá recurso mas o processo terá seguimento regular.
IV. Quando a citação do réu puder tornar ineficaz a medida antecipatória da tutela, ou quando a urgência indicar a necessidade de sua concessão imediata, poderá o juiz fazê-lo sem oitiva da parte contrária, diferindo o contraditório para momento posterior do procedimento.
Estão corretos:
A) I, II e IV, apenas.
B) I, II, III e IV.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I e IV, apenas.
Resposta correta: alternativa(A)
A) A assertiva I esta correta, pois: art. 273 do CPC: O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, o efeito da tutela antecipada no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação. Assertiva II: CORRETA Art. 81 do CPC: O Ministério Público exercerá o direito de ação nos casos previstos e m lei, cabendo-lhe, no processo , os mesmos poderes e ônus que às partes. Assertiva III: ERRADA CABE AGRAVO DE INSTRUMENTO Art. 522 do CPC: Das decisões interlocutórias caberá agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida, quando será admitida a sua interposição por instrumento.
Exercício 4: Sobre as medidas provisórias de urgência (antecipadas ou cautelares), é correto afirmar:
A) Se o autor, a título de antecipação de tutela, requerer providência de natureza cautelar, o juiz deverá indeferir a inicial.
B) Será sempre antecedente ao processo principal pois não se admite este tipo de medida em processo já em andamento.
C) Interposto recurso se houver necessidade de pleitear qualquer medida provisória, deverão ser requeridas, em regra, diretamente ao tribunal.
D) Se a medida provisória for de caráter antecedente a parte deverá propor a ação principal no prazo de 30 (trinta) dias contados da data do ajuizamento da ação.
E) Salvo decisão judicial em contrário, a medida cautelar deixa de ter eficácia durante o período de suspensão do processo.
Resposta correta: Alternativa(C)
C) Para que não haja a estabilização da tutela antecipada concedida de forma antecedente, basta que o réu interponha agravo de instrumento no respectivo tribunal
Exercício 5: No caso de tutela de urgência de natureza antecipada, a mesma não será concedida:
A) Quando houver fundado receio de dano irreparável.
B)Estando presente o fumus bonis iuri e o periculum in mora.
C) Houver perigo de irreversibilidade do provimento.
D) O autor requerer providência de natureza cautelar.
E) Ficar caracterizado o abuso do direito de defesa.
Resposta correta: alternativa(C)
C) A tutela de urgência de natureza antecipada não será concedida quando houver perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão.
Exercício 6: O juiz poderá conceder medidas provisórias que julgar adequadas:
A) Somente depois de ouvida a parte contrária e ficar caracterizado o abuso de direito de defesa.
B) apenas quando existir prova inequívoca do direito alegado pela parte e houver fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação.
C) desde que elas encontrem previsão específica na lei processual e haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação para quem as requer.
D) quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra lesão grave e de difícil reparação.
E) sempre que o autor as requerer e o réu, citado, ficar revel.
Resposta correta: alternativa(D)
D) A tutela será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Art. 300 do NCPC.

Continue navegando