Buscar

Produção: Níveis Econômico e Tecnológico

Prévia do material em texto

Schumpeter
O propósito da produção é a criação de coisas úteis ou objetos de consumo. A produção segue as necessidades e é puxada por elas, tanto numa economia sem trocas como numa economia de trocas. 
Schumpeter pensa a produção em dois níveis:
1) Nível econômico: situa-se abaixo do limite da restrição dada pela capacidade efetiva que o mercado tem de absorver a produção.
2) Nível tecnológico: é a capacidade de produção dadas as possibilidades técnicas de incremento da mesma, independente da demanda existente.
Num exemplo, Schumpeter relaciona cada uma dessas formas de pensar a produção com um funcionário de uma empresa: o gerente comercial representa o nível econômico, e o gerente técnico representa o nível tecnológico.
Tanto econômica como tecnologicamente, produzir significa combinar forças e coisas ao nosso alcance. Métodos de produção são formas diferentes de combinações técnicas de forças produtivas.
As combinações econômicas diferem das combinações tecnológicas. Todo método de produção em uso num momento dado se curva diante da necessidade econômica. A lógica econômica prevalece sobre a tecnológica. O ótimo econômico e o perfeito tecnologicamente não precisam divergir, no entanto o fazem com frequência, não apenas por causa da ignorância e da indolência, mas porque os métodos que são tecnologicamente inferiores ainda podem ser os que melhor se ajustam às condições econômicas dadas.

Continue navegando