Buscar

Resumo Gestão de Projetos

Prévia do material em texto

Resumo de Gestão de Projetos
Sobre a verificação do escopo do projeto, podemos afirmar que: 
R: É a última atividade executada no projeto antes de entregá-la ao cliente.
Nesta etapa o projeto é encerrado. Ele é considerado como concluído quando todos os compromissos contratuais tiverem sido cumpridos, e os documentos do contrato estiverem finalizados e arquivados.
R: Encerramento.
Qual das afirmativas a seguir representa a quantificação do risco? 
R: As oportunidades e ameaças podem interagir de formas não previstas (atrasos de cronograma podem forçar a consideração de uma nova estratégia que reduza a duração global do projeto).
Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta: 
R: Cada projeto cria produto, serviço ou resultado único.
Áreas de Conhecimento esta vinculada aos processos necessários para assegurar que os projetos seja completado dentro do orçamento previsto?
R: Área de custo.
Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos descrevem os conhecimentos e práticas em termos dos processos. Quais são essas áreas?
R: Gestão de Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Gestão de Rh, Comunicações, Riscos, Aquisições e Envolvidos no Projeto.
Vamos supor que ...., a área de Gestão de projetos responsável pelo pedido de compra ou gerenciamento de contrato?
R: Gestão de Aquisições.
Montar a equipe, gerenciar o trabalho e definir a comunicação das principais atividades de um projeto são ações que estão relacionadas ao processo de:
R: Execução. 
Assinale a opção correta em relação aos elementos e características dos componentes de um projeto.
R: O escopo deve descrever os limites do projeto, de modo a facilitar a identificação e o cumprimento de todas as tarefas que serão completadas.
Guia PMBOK
R:
Uma das alternativas abaixo não compõe os processos de um gerenciamento de projetos. Qual alternativa não faz parte do processo de gerenciamento do projeto, segundo o guia PMBOK: 
R: Cadastro.
Sobre os envolvidos em um projeto, considere:  
(V) Pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros para o projeto.  
(V) Pessoas que estejam ativamente envolvidas no gerenciamento ou na execução do projeto.  
(V) Pessoas e organizações cujos interesses possam ser afetados de forma positiva pelo projeto.  
(V) Pessoas e .....
Um projeto só se consolida quando:
R: A aceitação formal seja recebida, e quaisquer outros requisitos para o encerramento do projeto, conforme declarados no contrato, sejam cumpridos.
 Em relação às diferentes partes envolvidas no projeto, tais como consultor e
gerente de projeto, cliente, organização executora e patrocinador, assinale a opção correta.
R: O consultor de projeto subordina-se hierarquicamente ao gerente de projeto.
Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Diante disso, responda: gerenciar projetos é a capacidade de:
R: Administrar uma série de tarefas cronológicas que resultam em uma meta desejada.
A execução consiste na geração e entrega dos produtos e serviços do projeto — é a entrega daquilo que foi planejado. Lembre-se de que grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa etapa de execução. A definição a seguir refere-se a que processo de gerência de projetos no grupo de execução? “É o processo de confirmar a disponibilidade dos recursos humanos e a obtenção do grupo de pessoas necessário para completar as atividades do projeto”.
R: Mobilizar a equipe do projeto.
 Durante esta etapa os produtos e serviços são gerados e entregues... A que grupo se refere o texto?
R: EXECUÇÃO: Consiste na geração e entrega dos produtos e serviços do projeto — é a entrega daquilo que foi planejado. Lembre-se de que grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nesta etapa de execução. Esse grupo de processos tem por objetivo concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto, de maneira a cumprir suas especificações, e envolve coordenar pessoas e recursos e também integrar e executar as atividades do projeto em conformidade com o plano de gerenciamento.
Com relação a gestão de projetos qual nome é dado a pessoas ou grupos que não estão diretamente ligados ....positivo ou negativo..
R: Fatores Ambientais da empresa: Os fatores ambiente são situações que podem ocorrer na organização interna ou externa que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto.
Defina Termo de Abertura.
R: documento que autoriza formalmente a sua existência e fornece ao gerente de projetos a autoridade para aplicar recursos organizacionais ao projeto.
Por meio deste documento, é possível estabelecer um projeto oficialmente aprovado, em que a organização concorda que o projeto está alinhado ao seu planejamento estratégico; que a organização tem capacidade de executar e concluir o projeto; que está ciente dos ganhos que ele irá trazer se for bem-sucedido e dos impactos que poderão ocorrer caso o projeto não tenha sucesso em sua implementação. 
Defina o termo Stakeholders. 
R: Stakeholder é uma pessoa ou grupo que possui participação, investimento ou ações, além de possuir interesse em uma determinada empresa ou negócio. O inglês stake significa interesse, participação, risco; já holder significa aquele que possui. Stakeholder também pode significar partes interessadas, sendo pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelos projetos.
A Gerência de Riscos é o processo de implementar planos de resposta aos riscos que se apresentam durante o ciclo de vida do projeto. Defina o que são "riscos" em um projeto.
R: São eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativa ou positivamente.
 Qual a importância da gestão de projetos para uma administração ética?
R: O Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) acredita na importância e na criticidade de um comportamento ético na profissão de gerenciamento de projetos. Cada vez mais os profissionais enfrentam dilemas éticos ao longo de suas carreiras, porém, a forma de agir diante desse tipo de situação nem sempre é clara. Por conta disso, o PMI oferece guias como o Código de Ética e de Conduta Profissional aos profissionais, assim como um caminho para relatar e resolver questões que envolvam um comportamento não-ético através de um Comitê de Ética.
O PMI fornece links para as ferramentas e recursos necessários para auxiliar os profissionais de gerenciamento de projetos a avaliar sua situação e fazer seu julgamento ético da melhor forma possível.
 Qual o objetivo do Plano de Gerenciamento das Comunicações?
R: Objetivo deste processo é planejar as comunicações com as partes interessadas (stakeholders) no projeto. A gestão da comunicação é também uma gestão de expectativas. Como normalmente essas expectativas diferem de pessoa para pessoa, é importante utilizar as técnicas disponíveis de maneira apropriada para evitar as falhas e barreiras de comunicação, bem como as suas indesejáveis consequências. As informações devem ser precisas em conteúdo, concisas, sem deixar de abordar os aspectos relevantes, sendo suficientemente claras para não causar dúvidas quanto ao seu objetivo.
É o conjunto de interessados de um projeto, que engloba todas as pessoas que de alguma forma... no sucesso do projeto. Qual a importância dos Stakeholders?
R: Atribuindo níveis de importância distintos, com a finalidade de priorizar qual stakeholder merecerá melhor ou maior atenção em detrimento de outrem.
Vimos .... Cite e caracterize quatro dos documentos criados e utilizados durante um projeto.
R: Termo de Abertura: o documento que autoriza formalmente a sua existência e fornece ao gerente de projetos a autoridade para aplicar recursos organizacionais ao projeto.
EAP (Estrutura Analítica do Projeto): Documento que define e detalha todas as entregas do projeto.
Cronograma: Calendário das tarefas com suas durações, dependências e outrasinformações. 
Plano de Gerenciamento de Riscos: Identifica e analisa riscos aos objetivos, criando um plano de resposta aos riscos.
Plano de Qualidade: Documenta padrões e procedimentos a serem seguidos.

Continue navegando