Buscar

Qual será Sentido da Vida-palestra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual será Sentido da Vida
Dinâmica para envolver os participantes: ” Há escolha” 
PALESTRA: Qual será Sentido da Vida
RESPOSTA: O sentido da vida é se conhecer e saber que é um animal Racional, sofredor e mortal
REFLEXÃO: O QUE CONHECEMOS DE DEUS, SÃO AS PEGADAS DE SUA AUSENCIA 
Introdução: Na investigação filosófica sobre a mente, o termo elã vital é uma expressão de origem francesa (élan vital) que foi utilizada por Bérgson para designar um impulso original de criação de onde provém a vida e que, no desenrolar do processo evolutivo, inventa formas de complexidade crescente até chegar, no animal, ao instinto e, no homem, à intuição, que é o próprio instinto tomando consciência de si mesmo
REFLEXÃO: O QUE CONHECEMOS DE DEUS, SÃO AS PEGADAS DE SUA AUSENCIA 
Texto de apresentação;
*Mateus 22:35-40-E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
*Eclesiastes 12:13-De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
* É necessário guardar todos os mandamentos? A Bíblia diz em Tiago 2:10-11 “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.”
REFLEXÃO: O QUE CONHECEMOS DE DEUS, SÃO AS PEGADAS DE SUA AUSENCIA 
COMPLEMENTO: Texto Teoria do filosofo Victor Frankl
Victor Frankl, filosofo que viveu e observou muitos campos nazistas. Ele esboçar suas conclusões sobre a vida e a natureza humana. Frankl alega que o sentido da vida jaz em cada momento do viver; a vida nunca deixa de ter sentido, mesmo em sofrimento ou morte. De acordo com Frankl, alguém sempre está se perguntando sua razão de ser, seja por um amigo vivo ou morto, um membro da família, ou mesmo Deus; Assim, nós não deveríamos desapontá-los.
Para que o Victor desse um sentido há sua vida, ele estabeleceu um vinculo com uma planta e a utilizou, cuidando, apreciando e desejando-a, fornecendo os cuidados inerentes para sobrevivência da mesma , traçando assim um objetivo que lhe permitia viver um dia de cada vez, para ela e conseqüentemente para sí, filosofo ele criou a teoria da psicologia vida ou a sobrevivência pelo objetivo de vida, quando estamos conectados a um objetivo, agente não morre, independente de qual seja nossas adversidade estaremos sempre dispostos a ultrapassar nossos limites. 
OBJETIVO: Quais são os espaços que nos andamos preenchendo em nossos corações?
REFLEXÃO: O QUE CONHECEMOS DE DEUS, SÃO AS PEGADAS DE SUA AUSENCIA 
Budismo
No Budismo, é dito claramente que o objetivo da vida para todos os seres humanos é único. Sofremos (também) por causa das paixões mundanas, mas a causa maior de todo o nosso sofrimento é por não saber o que ocorrerá após a morte. Resolvida essa questão, pode-se atingir a Felicidade Absoluta, que não depende de fatores externos para existir (a maioria dos seres humanos só conhece felicidades relativas, que somente existem por comparação.
Hinduísmo
O Hinduísmo abrange diferentes denominações religiosas, sem um ser criador comum ou escritura sagrada universal. As opiniões filosóficas individuais têm conceitos parcialmente diferentes em relação ao ensino da vida, morte e libertação. Os conceitos relacionados ao sentido da vida são da mesma maneira diferentes. Para muitos, significa uma vida após o tradicional "quatro objetivos da vida", isto é, Artha (poder), Kama (desejo), Dharma (harmonia moral) e finalmente como última meta, o Moksha (a libertação). 
Judaísmo
A religião judaica baseia-se nas tradições religiosas de judeus e escolhidas por Deus.
O sentido da vida no Judaísmo consiste na observância das leis divinas, i. e., na reverência perante a Deus e sua vontade. As leis e ordens divinas estão reunidas na Tanakh, além da Talmud e Midrash.
Cristianismo
O Cristianismo fundamenta-se no conjunto de ensinamentos de Jesus de Nazaré. De acordo com a tradição, Ele era o filho de um carpinteiro judeu. Como o filho de Deus e messias, Ele anunciou a vinda de reino de Deus e salvou as pessoas dopecado original com a sua morte na cruz e a sua ressurreição.
O sentido da vida no Cristianismo baseia-se na comunhão com Deus na vida, bem como após a morte. Confissão e o arrependimento são pré-requisitos para tal, assim como a libertação dos pecados através de Jesus Cristo, como é descrito na Bíblia.
Cultura Racional
O sentido da vida é se conhecer e saber que é um animal Racional, sofredor e mortal.
CONCLUSÃO
 Mary Roberts Rinehart disse sobre o sentido da vida: "Um pouco de trabalho, um pouco de sono, um pouco de amor, e tudo acabou." • Edmund Cooke afirmou: "Nunca vivemos, mas sempre temos a expectativa da vida." • Colton: "A alma vive aqui como numa prisão e é liberta apenas pela morte." • Shakespeare: "Viver é uma sombra ambulante." • R. Campbell:"Viver é um corredor empoeirado, fechado de ambos os lados." • Rivarol: "Viver significa pensar sobre o passado, lamentar sobre o presente e tremer diante do futuro. " Será que todas essas não são afirmações bastante amargas e desanimadoras sobre o sentido da vida? Parece que todos falam apenas de existir e não de viver verdadeiramente. Jesus tocou no âmago da questão ao dizer: "Eu sou... a vida" (João 14.6). Por isso o apóstolo Paulo escreveu sobre o sentido da sua vida: "Porquanto, para mim o viver é Cristo" (Filipenses 1.21). Por isso, também o apóstolo João começou sua primeira epístola com as palavras: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada)" (1 João 1.1-2).
REFLEXÃO E FECHAMENTO: O QUE CONHECEMOS DE DEUS, SÃO AS PEGADAS DE SUA AUSENCIA.

Outros materiais