Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE
	Reconhecida pela Lei 74.922, de 22/11/1974.
	DIREITO DE EMPRESAS – Professor: Ricardo Alves Costa – Nota:
	
TRABALHO AVALIATIVO – 1º SEMESTRE - ANO/2018
TEMA DESSA AVALIAÇÃO: Duplicata Mercantil – Lei 5.474/68.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
* Essa avaliação será em grupo, de no máximo 5 alunos. 
* Não é necessário copiar o artigo da lei, apenas mencionar o número do dispositivo.
LEITURA SUGERIDAS: 
_COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. v. 1, 19ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Capítulo 14 “Duplicata”, itens 4 e 5. Tem na biblioteca.
_ http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5474compilado.htm - LEI 5.474/68
 
" O senhor João da Silva, sócio administrador da sociedade João Materiais de Construção Limitada, procura-lhe em seu escritório buscando orientações para recebimento de crédito documentado via duplicata mercantil. João da Silva relata, apenas, que o crédito foi originado em compra e venda de materiais de construção e que não houve pagamento pela sociedade empresária devedora (Juca Incorporadora de Imóveis)."
1) Como advogado procurado por João da Silva, quais as perguntas que você deve fazer para ele a fim de poder orientá-lo acerca dos documentos necessários para o ajuizamento de ação de execução da duplicata e sobre o foro competente para a cobrança judicial da duplicata? Elabore uma lista com as perguntas que entenda necessárias e pertinentes para elucidar os fatos e indique quais os documentos que deverão acompanhar a inicial da ação de execução.
Lista das perguntas que faríamos ao Sr. João da Silva: 
O senhor possui a duplicata mercantil original? 
A duplicata consta a assinatura do devedor ou não? Se ele responder que no título consta o aceito do devedor, será necessário apenas o título em sua via original para entrar com a ação de execução. Se o documento não estiver devidamente assinado e ele tiver protestado a duplicada em cartório de Notas e Protestos, perguntaríamos se a nota foi devidamente protestada, se ele possui prova documental da entrega e recebimento da mercadoria, e a razão do devedor ter se recusado a assinar a duplicata. 
O senhor protestou a duplicata mercantil em cartório de Notas e Protestos?
Houve assinatura de avalista ou endossante? 
Para propor a ação de execução de título extrajudicial, no caso a duplicata mercantil, serão necessários os seguintes documentos: a duplicata com o aceite do devedor em sua via original. Caso não haja aceite do devedor, será necessária a nota fiscal, o canhoto de recebimento da nota fiscal para comprovar a entrega da mercadoria e o instrumento de protesto, que demonstra o vencimento da obrigação representada pela nota, que apresenta o requisito da exigibilidade na ação de execução. 
2) Elabore uma petição inicial de ação de execução, considerando o caso acima. Não precisa juntar documentos, bastando efetivar a minuta da exordial, observando os dispositivos de lei atinente.
 **********************************************************************************************************
Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Salmos 25:12

Mais conteúdos dessa disciplina