Buscar

questionario Propriedade intelectual, D e E(AV1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. Esta afirmação determina que:
O Brasil é um Estado Democrático de Direito
Tício, desconfiado de sua esposa Mércia, passa a ouvir suas conversas pela extensão telefônica. Mércia, desconfiada, cria uma situação e pega Tício em flagrante, e ameaça-o com um processo por violação de comunicação telefônica. Tício alega que, em razão dele ser seu marido, ela não teria sucesso neste processo. C om relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta:
mesmo sendo marido de Mércia, Tício deveria ter uma ordem judicial para poder violar o sigilo telefônico de Mércia
Tício solicita uma carona a um motorista de ônibus que lhe é conhecido de longa data. Tício, assim, não paga a passagem. Alguns minutos depois o ônibus colide com outro ônibus e Tício tem um pequeno corte em seu braço. Nesta situação, em termos de relação de consumo, Tício poderia: 
não poderá processar a empresa de ônibus, dentro da esfera da relação de consumo, pois o serviço não foi remunerado 
Tício, criador de software com o título (nome dado ao programa) de ESA, vende para Mércia 2.000 licenças para venda aos comerciantes. Na relação de consumo Tício é considerado: 
fornecedor 
Tício, ao adquirir um computador para seu uso,  já estando a desenvolver softwares, tendo como característica ser destinatário final do produto, é considerado na relação do consumo como: 
consumidor 
Tício, em seu bar, coloca um equipamento de som com várias obras musicais "baixadas" da Internet, no formato mp3. Clécio, seu irmão, pergunta a Tício se não haveria problema ao executar estas obras musicais. Tício alega que por terem sido "baixadas" da Internet, e a Internet sendo pública, as obras musicais também são públicas. Com relação a afirmação de Tício, assinale a opção correta: 
Tício, ao reproduzir as músicas em seu bar, o faz indevidamente, pois, pela lei, os autores têm o direito exclusivo de reprodução de suas obras 
Tício, fotógrafo, ao abrir os jornais, pela manhã, percebe que uma foto de sua autoria foi publicada na primeira página sem sua autorização e sem o devido crédito.
em paráfrase 
A imperícia, no crime culposo, é caracterizada:
pela falta de conhecimento teórico ou prático no exercício de arte ou ofício
A negligência, no crime culposo, é caracterizada:
pela indiferença do agente, que mesmo podendo tomar as cautelas exigíveis, não o faz por displicência
Trabalhar sob dependência de empregador e mediante salário é característica da definição de:
empregado
O Instituto da Desídia no Direito do Trabalho tem como característica:
falta culposa e não dolosa, ligada à negligência
Se uma contratação foi feita por telefone, o consumidor poderá desistir de sua compra? 
Sim. Quando a compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode desistir do contrato no prazo de sete dias, mesmo sem apresentar seus motivos para a desistência.
Pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira e ente despersonalizado, são características do:
fornecedor
Na apuração de um caso, o jornalista Tício recebe uma informação de uma fonte, a qual relata sobre caso de corrupção ligando o Deputado de nome Tádio à retirada de dinheiro via o chamado "caixa 2". O Deputado Tádio ingressa com uma ação em juízo, solicitando a identificação da fonte da informação. C om relação ao que foi solicitado judicialmente pelo Deputado Tádio, assinale a opção correta:
a solicitação do Deputado Tádio não terá êxito, pois o princípio constitucional da liberdade de expressão garante o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional
Em que período da história as informações deixam de ser apenas do criador e passam a representar um valor econômico?
período mercantilista
O Artigo 5º, inciso XXVIII, da C onstituição Federal, determina que são assegurados, nos termos da lei, a proteção à reprodução da imagem e da voz humana, inclusive as de cunho esportivo. Esta afirmação determina que:
para se utilizar a imagem de uma pessoa é necessário a autorização da pessoa que terá a imagem reproduzida
O Artigo 5º da Constituição Federal determina em seu inciso III que é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado(a): 
o anonimato 
São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que ao Poder Judiciário atribui-se: 
o exercício da jurisdição, significando dizer qual o direito a ser aplicado ao caso concreto 
A proteção do acordo TRIPs - Trade Related Aspects of Intellectual Property Rights - ocorreu em qual período da evolução da propriedade intelectual: 
globalizado 
O inciso XI, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina que a casa é um asilo inviolável. Esta afirmação determina que: 
só se pode ingressar na casa de outrem com o consentimento do morador 
O inciso XII, do Artigo 5º, da Constituição Federal, determina que são invioláveis o sigilo das correspondências, das comunicações telefônicas e de dados. Em qual hipótese pode haver uma exceção a esta inviolabilidade : 
em último caso, por ordem judicial 
Patente, Marca, Desenho Industrial e Indicações Geográficas são formas de proteção da capacidade intelectual. A proteção desta capacidade está no âmbito da: 
proteção dos direitos relativos a propriedade industrial 
O Artigo 184, do Código Penal, tipifica o crime de Violação dos Direitos Autorais, com a seguinte redação: "violar direitos autorais e os que lhe são conexos...". Entende-se por direitos conexos: 
o direito daqueles que fazem a obra se manifestar, mesmo não sendo os autores
Quais fases marcantes foram observadas na evolução jurídica conferida aos bens intelectuais? 
antiga, mercantilista, industrial e globalizada 
Quando no contrato de adesão houver cláusulas ambíguas ou contraditórias, se deverá, quando acontecer uma controvérsia, adotar a interpretação mais favorável ao: 
aderente ao contrato, o consumidor 
Publicidade abusiva é aquela que: 
causa algum tipo de constrangimento ao consumidor 
A Constituição Federal do Brasil determina que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Esta afirmação determina que: 
não há distinção entre brasileiros e estrangeiros 
Um policial, ao passar em frente a uma casa, percebe que um dos cômodos está pegando fogo. Ele penetra na casa e apaga o fogo. Ao ser surpreendido pelo morador, é informado pelo mesmo que não tinha autorização para penetrar na casa e que irá processá-lo. Com relação ao que foi dito pelo morador, assinale a opção correta: 
O morador não terá sucesso caso processe o policial, pois este, ao penetrar na casa, o fez como determina a lei, em caso de desastre, no caso, o incêndio 
Um carteiro, ao fazer a entrega das correspondências na casa de Tício, abre uma das correspondências e alega estar desconfiado do conteúdo. Tício, indignado, recorreu ao judiciário alegando inviolabilidade de sigilo de suas correspondências. Com relação à atitude do carteiro, assinale a opção correta: 
Tício poderá ingressar em juízo, pois o carteiro não tinha um autorização judicial para abrir a correspondência 
No crime de divulgação de segredo, Artigo 153, do Código Penal, a conduta delituosa é divulgar a alguém conteúdo de documento particular ou correspondência confidencial. O sujeito ativo desta conduta é: 
o destinatário ou detentor, legítimo ou ilegítimo, da correspondência ou documento 
Nos crimes de violação de segredo profissional, constantes do Artigo 154, do Código Penal, uma das condutas típicas do agente que comete o crime é: 
o agente revelar o segredo, sem justa causa 
Um crime cometido quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo, é tipificado como: 
crime doloso 
O crime é considerado doloso quando: 
está ligado à vontade do agente 
O crime é considerado culposo: 
quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia 
Quais fases marcantes foram observadasna evolução jurídica conferida aos bens intelectuais? 
antiga, mercantilista, industrial e globalizada 
Quando no contrato de adesão houver cláusulas ambíguas ou contraditórias, se deverá, quando acontecer uma controvérsia, adotar a interpretação mais favorável ao: 
aderente ao contrato, o consumidor 
Quando o agente comete o crime dando causa por negligência, imprudência ou imperícia, este crime é tipificado como: 
crime culposo 
O direito que o consumidor tem de declinar da declaração da compra de um produto fora do estabelecimento comercial é o: 
direito de arrependimento 
Duas posições jurídicas consubstanciam a questão referente a dignidade da pessoa humana: a primeira apresenta-se como direito de proteção individual, não só em relação ao Estado, mas também frente aos demais indivíduos; e a segunda constitui dever fundamental de tratamento igualitário aos semelhantes. Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta: 
as duas posições, a primeira e a segunda, estão corretas 
O fenômeno da "desterritorialização", enquanto efeito das técnicas de informação e globalização permite: 
a unificação de indivíduos separados geograficamente, permitindo a unificação de informações 
A inviolabilidade de domicílio não alcança somente a casa. Ela contempla também recintos fechados, não abertos ao público, como por exemplo: 
escritórios, consultórios médicos e dependências privadas de empregados 
A violação de um segredo da empresa pelo empregado, sem justa causa, pode acarretar: 
rescisão do contrato de trabalho, por justa causa, pelo empregador 
Nos contratos de adesão são nulas as cláusulas que: 
estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio

Outros materiais