Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - RESUMO - 1 A 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com os estudos das  primeiras aulas pude absorver as seguintes informações.
Administrar é a forma de gerir pessoas e recursos, visando sempre o alcance dos objetivos da empresa. 
O administrador pode atuar em 3 níveis organizacionais, definidos como hierarquia, que são o nível estratégico (representado pelos diretores e presidentes e tem como caracteristica a racionalidade empresarial), nivel tático (representado por gerentes e tem como caracteristica a mediação entre o nivel operacional e estratégico) e o nivel operacional (representado pelos auxiliares / assistentes e tem como caracteristica a racionalidade técnica).
O adminitrador tem como função planejar (pensar em decisões a serem tomadas em um futuro próximo), organizar (distribuir autoridades, tarefas e responsabilidades a fim de otimizar os recursos da empresa), dirigir (motivar o atingimento das metas propostas) e controlar (demonstar a compatibilidade entre objetivos e resultados, tendo como base a informação).
O adminitrador tem que saber repassar aos demais funcionários de forma direta ou indireta a missão da empresa (para que foi criada e para que existe), visão (o que ela pretende vir a ser) e valores (guia para comportamento dos funcionários).
O administrador, tem que saber utilizar a retroação a seu favor, indentificando assim erros para que não volte a repiti-los tomando assim decisões com menos riscos.
O administrador deve possuir habilidades técnicas (compreender o operacional da atividade que realiza), humanas (situando-se como membro da equipe, gerindo assim as pessoas com quem trabalha, para assim obter junto a elas e da melhor forma possível os melhores resultados) e conceituais (convivendo, lidando e interpretando com maturidade e analise critica situações complexas).
A empresa é dividida em ambiente externo (onde temos elementos que influenciam de forma direta ou indireta na instituição, como variaveis tecnologicas, politicas, econônicas, legais, sociais, demograficas e ecologicas) e ambiente interno (meio especifico e particular da empresa, englobando clientes - que compram ou podem vir a comprar os produtos ou serviços da empresa, concorrentes - empresas que disputam os mesmos recursos, tais como fornecedores e clientes, fornecedores - fornece as entradas necessárias para as operações, stakeholders - pessoas que podem influenciar ou mudar o rumo da organização, tais como acionistas e sócios e, grupos reguladores - que restrigem operações nas organizações, tais como orgãos do governo).
O planejamento é uma etapa necessária para situações de incerteza, imprevisiabilidade e instabilidade, exigindo analise das seguintes etapas formulação, implantação e acompanhamento, reconhecimento da organização e o meio que ela atua, identificação da estrutura valorativa, sensibilização e diagnostico estratégico.
O planejamento possibilita que o projeto possa ser feito da melhor forma possível e de primeira.
O planejamento é a base para as demais funções do administrador (organização, direção e controle).
O planejamento lida com o futuro. Determinando s objetivos e detalhando os planos necessárps para atingir as metas de forma eficiente (minimiza a utilização de recursos) e eficaz (preocupa-se com os fins, à atingir os objetivos).
O planejamento define os objetivos e metas.
A estratégia empresarial é o conjunto de objetivos e politicas capazes de guiar e orientar o comportamento dentro da empresa à longo prazo, contando com o ambiente de tarefa, a empresa e seus recursos e a adequação entre ambos, visando extrair o maximo de oportunidades externas e se expor o minimo possível à ameassas.
A estratégia especifica visa o que fazer, enquanto o planejamento estratégico especifica como fazer.
O planejamento se divide em três areas que são, o planejamento estratégico (envolve toda a organização como um sistema único), planejamento tático (abrange cada departamento da empresa, o planejamento tático de cada setor é subordinado ao planejamento estratégico. É um processo permanente e contínuo, sistemico e interativo, voltado para o futuro, exige racionalidade nos processos decisórios) e planejamento operacional (refere-se a cada atividade em particular). Os mesmos são traduzidos em procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos, buscando o alinhamento estratégico e a minimização de conflitos internos e externos.
A estratégia deve considerar a vovação da empresa e podem ser divididas em competitivas e cooperativas.
Para se criar uma estratégia empresarial deve-se levar e conta a escolha do dominio produto/mercado, criação de normas e procedimentos para as atividades internas da empresa e o sistema tecnologico que irá utilizar.
O sistema SWOT é uma ferramente utilizada para fazer analises de cenários, visando a gestão e planejamento estratégico da empresa. E dividi o cenário em ambiente interno (forças e fraquezas) e ambiente externo (oportunidades e ameaças).
O sistema BSC contribui com o acompanhamento do desempenho financeiro, monitorando o progresso na contrução de capacidades para o crescimento futuro, utilizando os seguintes meios: financeira, do cliente, dos processos internos, aprendizado e crescimento.
O processo decisório define o que fazer, quem deve fazer, quando fazer e onde fazer. Buscando sempre um diagnostico do problema, procura de soluções e alternativas para o problema, a analise e comparação das alternativas visando a escolha da melhor.
As decisões podem ser computacionais (programadas) e baseadas em julgamentos (não-programadas).
Os planos táticos geralmente são divididos nos seguintes subniveis: planos de produção (metodos e tecnologias necessários para que as pessoas efetuem seu trabalho), planos financeiros (captação e aplicação do dinheiro), planos de marketing (requisitos de vendas e distribuição) e planos de recursoshumanos (recrutamento, seleção e treinamento de pessoas).
A politica de uma empresa é definida por propositos em comum dentro da mesma.

Continue navegando