Buscar

AP1 COMEX 2011-1 RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO AP1 – COMÉRCIO EXTERIOR
Questão 1.
Os Incoterms definem os direitos e obrigações mínimas do vendedor (exportador) e do comprador (importador), no que diz respeito a fretes, seguros, movimentações em terminais, liberações em alfândegas, pagamento de direitos aduaneiros e obtenção de documentos de um contrato internacional de venda de mercadoria; podem ser considerados como "Cláusulas de Preços", pelo fato de cada termo determina os elementos que compõem o preço da mercadoria representando uma linguagem universal em termos de comércio internacional, facilitando a contratação entre empresas de nacionalidades diferentes.
Questão 2.
Regime de Câmbio Flexível é o regime onde não há intervenção do Banco Central no mercado cambial. Sendo assim, a taxa de câmbio é determinada pela oferta e deman​da de moeda estrangeira, o que significa dizer que o papel do Banco Central se restringe ao de regulador e controlador do mercado cambial.
 
Questão 3.
Entende-se como Barreira Tarifária os impostos de importação. Quando se impõe uma alíquota de imposto de importação sobre uma mercadoria, esta se impondo uma barreira tarifária pois se determinado país desejar vender seu produto terá que pagar uma taxa para que seu produto “entre” naquele mercado.
Questão 4.
A principal função da tarifa de importação é elevar o custo de mercadorias importadas como forma de proteção a produção doméstica da concorrência externa.
Questão 5.
A Tarifa Externa Comum do Mercosul, TEC, é a denominação que se dá ao conjunto de tarifas iguais (comuns) cobradas pelos países que integram o Mercosul sobre as importações provenientes de países não integrantes do Mercosul.

Outros materiais