homem e sociedade prova
4 pág.

homem e sociedade prova

Pré-visualização2 páginas
1. Analise cuidadosamente as afirmações abaixo:
I) A cultura humana tem características que diferenciam nossa forma de vida coletiva. Para expressar a cultura, dependemos da utilização dos símbolos.
II) A cultura depende de nossa capacidade de comunicação
III) De uma cultura para a outra, esses significados variam imensamente, o que torna necessária a compreensão do contexto cultural onde os símbolos são criados.									 Assinale a alternativa correta:
( A ) As três afirmações estão corretas.
2. Verifique o trecho: \u201c Sem comunicação nossa sociedade seria mais semelhante a uma sociedade de outros animais que vivem em coletividade como abelhas, formigas e leões.\u201d Relacionando a afirmação acima com nosso conhecimento sobre cultura, podemos entender:
( A ) A construção de símbolos, como língua, ideias, crenças e sua consequente comunicação nos diferenciam de outras sociedades.
3. Verifique as afirmações abaixo:
I) Quando nos comunicamos, seja pela linguagem escrita, falada, filmada, ou pelas artes, o conteúdo do que é comunicado é sempre algo que precisa ser interpretado.
II) Interpretar é transmitir determinado conteúdo, independente de sua interpretação
III) A maior parte de nossa comunicação é composta de conteúdos que se tornaram convenção social.		 De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
 ( D ) Apenas a I e III afirmações estão corretas
4. \u201cIndivíduos que fazem parte de uma mesma cultura\u201d sugere que:
 ( C ) Esses indivíduos interpretam de forma muito semelhante os conteúdos comunicados
5. \u201cAtravés dos símbolos, materializamos aquilo que é interior à nossa mente. Sem tal _______________, não realizaríamos nenhuma de nossas capacidades como raciocínio, criatividade, emotividade e assim por diante. Portanto, sem os símbolos não haveria ___________ humana.\u201d
Assinale a alternativa que contem as palavras que correspondem às lacunas existentes no trecho acima citado, respectivamente:
 ( B ) Comunicação / cultura 
6. Verifique as afirmações abaixo:
I) Podemos identificar facilmente indivíduos de diferentes culturas por características como:modo de agir, de vestir, de caminhar, de comer, ou mesmo pela mais simples delas - a língua que cada um deles fala. 
II) Somos condicionados pela nossa cultura a partir da idade adulta 
III) A CULTURA influencia nossas vidas em diversos níveis, como a moral; as noções de higiene pessoal; os sentimentos; nossa alimentação; os critérios de beleza; as necessidades e o uso da tecnologia; o que entendemos como SAÚDE e também a DOENÇA; nosso gestual e a forma como utilizamos o corpo, entre tantos outros 					 De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
 ( D ) Apenas a I e III afirmações estão corretas
7. O ritmo de mudanças de uma cultura obedece à lógica da satisfação de seus indivíduos com relação às suas soluções, de ordem prática ou simbólica. Quando as soluções deixam de ser suficientes, ocorrem as mudanças.
 Essas podem ter duas fontes:
( A ) Interna e externa
1. Verifique os conceitos abaixo:
I) \u201cCultura é tudo que for criado pelo ser humano para adaptar suas comunidades às suas bases biológicas (ecossistemas e território)\u201d
II) \u201cCultura é um SISTEMA DE CONHECIMENTO do mundo. Tudo que a inteligência traduz em linguagem e símbolos, regras, crenças e formas de pensar o mundo fazem parte de nossa cultura.\u201dEsses dois conceitos referem-se, respectivamente:
( A ) Teorias do sistema adaptativo e teorias do sistema cognitivo
2. A cultura de uma sociedade consiste em tudo aquilo que se conhece ou acredita para influenciar de uma maneira aceitável os seus membros. A cultura não é um fenômeno material: não consiste em coisas, pessoas, condutas ou emoções. É melhor, uma organização de tudo isso. É a forma das coisas que as pessoas têm em sua mente, seus modelos de percebê-las, de relacioná-las ou de interpretá-las.\u201d												 O trecho acima refere-se à:
 ( D ) Teoria do sistema adaptativo 
3. ____________considerar o mundo DO PONTO DE VISTA DO OUTRO, entendendo seu sistema simbólico, seus próprios valores de mundo como beleza, justiça, honra, medo, e assim por diante.
É deixar de tomar a NOSSA própria cultura (visão de mundo) como medida para julgar os outros.			 A lacuna acima pode ser preenchida corretamente:
 ( C ) Relativismo cultural
4. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.										 Esta conceituação recebe o nome de:
 ( B ) Etnocentrismo
5. Verifique as afirmações abaixo:
I) As EXPERIÊNCIAS QUE SUSCITAM este ou aquele sentimento, e a forma como expressamos o que sentimos é um fenômeno universal.
II) Amor, ódio, paixão, rivalidade, raiva, afeto, ironia, alegria, euforia e tudo quanto possamos sentir fazem parte da humanidade, são universais. De acordo com as afirmações acima, assinale corretamente:
 ( D ) Nenhuma das afirmações está correta
6. Verifique os exemplos abaixo:
I) Não gosto de pessoas que acordam tarde. Na minha opinião, são indivíduos preguiçosos e que não produzem direito.
II) Não julgo indivíduos que não conheço . Prefiro conhecer os costumes antes de emitir minha opinião.			 Os casos acima são exemplos de:
 ( B ) Etnocentrismo e relativismo cultural
1. Verifique as afirmações abaixo: 		 				 I) Aprendemos a estar no mundo, e não simplesmente somos \u201cjogados\u201d nele. Desde a língua que falamos para nos comunicar, até os símbolos que associamos a crenças, sonhos e mensagens, são criados de acordo com uma mentalidade coletiva comum. Esse \u201cmodelo\u201d para nos comunicar e dar sentido ao que p nensamos, é dado pela nossa cultura.				 II) Assim, Lévi-Strauss afirma que o fato de possuir cultura, dota a espécie humana de uma característica fenomenal, que é a de ter nos distanciado dos instintos.
Ou seja, para ele, é importante perceber como a cultura nos moldou como seres queagem não apenas preocupados com realizações praticas de sobrevivência, e sim, como agimos o tempo todo pautados em uma moral, uma ética de mundo que nos dá consciência. III)  Ao que tudo indica, assim que nossos ancestrais desenvolveram uma dependência da cultura para sobreviver, a seleção natural começou a favorecer genes para o comportamento cultural. Assinale a alternativa correta:
(A)  As três afirmações estão corretas
2. Leia o trecho abaixo, extraído de um livro da bibliografia complementar:						  \u201cO modo de vida estritamente cultural impõe uma série de exigências para seu funcionamento. Para começar, aumenta muito a importância da proximidade e das relações sociais por um lado, e da inteligência, por outro. Nenhuma espécie envereda por um caminho destes impunemente. Dentro de um jogo complicado, pode-se pensar que a cultura, ao aumentar as chances de sobrevivência do grupo, também aumenta a sua dependência da cultura para sobreviver. Ao mesmo tempo em que liberta, submete.Escapa-se de uma armadilha, entrando em outra.\u201dDe acordo com os conhecimentos sobre cultura, podemos afirmar:
(D)  O trecho acima está correto e atual. Cada vez mais, somos dependentes de uma cultura.
3. Considere o exemplo de relações sexuais entre indivíduos que possuem  vínculos familiares muito diretos, como pais e filhos, ou tios e sobrinhos. Este exemplo trata-se de:
(B)  Consiste em uma das únicas regras que tem validade universal em nossa espécie. Ou seja, não depende de época ou cultura.	
											 		 1. 1. Encontramos diversas teorias sobre origem humana. Entre elas, encontramos a teoria elaborada por Charles Darwin. Esta teoria explica que:
( C ) De acordo com esta teoria, Nossos ancestrais foram lentamente se transformando em humanos, e essa espécie que somos agora, foi aos poucos sofrendo pequenas transformações