Buscar

pre relatorio lei de hooke

Prévia do material em texto

Experimento - Lei de Hooke.
O experimento se baseia em medir o peso dos corpos com ajuda de um dinamômetro. Montar a primeira mola no suporte junto com o gancho e o primeiro corpo, depois, medir a variação de comprimento sofrida pela mola. Acrescentar os outros corpos, anotando a deformação para todos os casos. Colocar duas molas em série e medir a deformação sofrida para os corpos. Repetir o procedimento só que para as molas em paralelo.
Objetivos.
Determinar o coeficiente de elasticidade de duas molas e validar a lei de Hooke para as mesmas em série e paralelo. 
Introdução teórica.
Após aplicar uma força em um objeto relaxado e observar sua deformação, o físico Hooke estabeleceu a lei que relaciona força elástica (Fel), reação causada pela força aplicada, e a deformação da mola (Δl). A intensidade da força elástica (Fel) é diretamente proporcional a deformação (Δl).
A Lei de Hooke é relacionada com a elasticidade de corpos e também pode calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo assim, a força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou do corpo que vai ser deformado. 
F= Força aplicada;
K= Módulo de elasticidade do material;
Δl = Deformação causada pela força exercida pelo corpo.
Na Lei de Hooke existem variações de forças, mas, as mais notáveis são as elásticas (Forças que são exercidas por sistemas elásticos quando há deformação). Os corpos unicamente rígidos não são conhecidos, pois, em todas experiências realizadas até hoje, todos os corpos sofreram alguma deformação quando submetidos às forças sendo de diversos tipos como: Compressão, distensão, flexão, torção, etc. 
A deformação pode ser elástica (Volta ao normal após a retirada das forças) ou plástica (Persiste mesmo após a retirada das forças). 
A Lei só pode ser utilizada se o objeto não chegar a ruptura, pois, quando se rompe se torna inelástico. 
Material a ser utilizado.
Molas;
Corpos de massas variadas;
Réguas;
Balança;
Suportes para apoiar as molas.
Bibliografias:
CAVALCANTI, Eduardo. Lei de Hooke. 2008. Disponível em: <www.engenharia360.com/lei-de-hooke/>. Acesso em 20 mar. 2019.
LABORATÓRIO DE FISICA - MECÂNICA. Experiencia sobre a Lei de Hooke. 2015. Disponível em:<www.youtube.com/watch?v=eQihrOt1yAg>. Acesso em 20 mar. 2019.
ANJOS, Talita. Análise da lei de Hooke através de experimento. 2012. Disponível em:<educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/analise-lei-hooke-atraves-experimento.htm>. Acesso em: 20 mar. 2019.
HALLIDAY, David. RESNICK, Robert. WALKER Jearl. Fundamentos de física I. Trad. de José Paulo Soares de Azevedo. 7ª ed. Rio de Janeiro. Livros técnicos e científicos S.A. 2002.

Continue navegando