Buscar

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO atividade 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - UNIVESP
LICENCIATUA EM MATEMÁTICA
William Bezerra da Silva
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: bases para a educação escolar
Guarulhos - SP
2018
William Bezerra da silva
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: bases para a educação escolar
Atividade apresentada à Universidade virtual de são Paulo - UNIVESP, com requisito parcial da nota referente à aula da semana Quatro – Curso superior de licenciatura em matemática.
Professor: Eduardo Carvalho Freire
Guarulhos - SP
2018
RESUMO
SUMARIO
INTRODUÇÃO
A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais que ocorrem em relação ao ensino e à aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais, nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos nestes processos, são analisados por esta disciplina. A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação.
QUESTIONÁRIO
Questão - 01
Como a meritocracia se relaciona com o processo educativo?
R: A meritocracia consiste em um processo onde o indivíduo consegue ganhar o que faz por merecer, ou seja, funciona como um sistema de méritos. Muitas vezes a meritocracia não consegue ser colocada em prática, devido a diversos fatores, mas ainda sim é um assunto importante no âmbito educacional. A meritocracia se relaciona com o processo educativo ao se encaixar nas diversas avaliações em que o aluno deve comprovar seu conhecimento. Sendo assim, a meritocracia irá colaborar com o aluno em melhores condições para que o mesmo consiga bolsas escolares, por exemplo.
Questão - 02
A partir dos textos lidos e vídeos assistidos, discorra sobre a importância de Durkheim para a Sociologia.
R: Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização. Para ser mais exato, Durkheim definiu os fatos sociais e como o indivíduo está inserido em atividades coercitivas que o disciplinam para viver coletivamente.Além disso, ele desenvolveu a solidariedade social, refletindo também sobre a solidariedade mecânica (definida por configurações sociais primitivas), e, a solidariedade orgânica (geralmente complexas e estruturadas como a que vivemos hoje). 
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando