Buscar

RELATÓRIO II eletrodo-migmag

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO 2
ELETRODO REVESTIDO/MIG MAG
Bruna Soares Rezende
Gabriel Dezordi Teixeira
Mateus Oliveira
William Krainski
OBJETIVO Analisar as diferenças do processo de soldagem MIG/MAG, e processo de Soldagem por Eletrodo Revestido quanto às propriedades do cordão de solda, procedimentos e equipamentos utilizados. Comparar os cordões de solda dos dois processos, prática que foi realizada em laboratório
INTRODUÇÃO
	Ao realizar qualquer processo de soldagem é preciso saber diferenciar os tipos de mecanismos existentes para o processo que se deseja utilizar, para que se possam obter bons resultados. Durante a realização da prática descrita neste relatório, foi utilizado equipamento de soldagem por arco elétrico MIG/MAG, e o equipamento de soldagem por eletrodo revestido.
	Para obter o conhecimento de qual método de soldagem mais eficaz para determinado trabalho, é preciso fazer testes e traçar parâmetros de comparação entre diferentes processos.
SOLDAGEM GMAW (MIG/MAG)
 	Este processo produz a união dos metais os aquecendo com um arco elétrico que é estabelecido entre um eletrodo metálico contínuo (e consumível), uma espécie de arame, e a peça. Para proteger arco e poça de fusão é usado um gás ou mistura de gases. Caso o gás seja inerte (Argônio/Helio), o processo é denominado MIG (Metal Inert Gas). Já se o gás for ativo (CO2 / misturas Argônio/O2/CO2), o processo é denominado MAG (Metal Active Gas).
Soldagem com Eletrodo Revestido
	Processo de soldagem onde a união dos metais é obtida aquecendo o metal com um arco que está estabelecido entre e eletrodo revestido e a peça em questão. Será a alma do eletrodo que conduzirá a corrente elétrica e também já serve como o metal de adição. O revestimento do eletrodo vai gerar escória e gases que irão proteger a atmosfera da região que está sendo soldada e estabilizará o arco.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
	O experimento constituiu na realização primeiramente de um cordão de solda usando o processo MIG MAG numa chapa e outro cordão de solda usando eletrodos revestidos em outra chapa.
Materiais
Máquina de solda:
		Fabricante: ESAB
		Modelo: Smashweld 315 top flex
Máquina de solda (-)CC e (+)CC para Eletrodo Revestido
 
	Gás: Argônio + CO2 (proporções desconhecidas) 	
 
	Arame de solda
	Eletrodo Revestido E7018
 
	2 chapas grossas para deposição
 
 
	Equipamento de proteção individual para soldagem (EPI):
		Avental de raspa
		Luvas de vaqueta
		Blusão de raspa
		Óculos de proteção
		Máscara de solda 
Metodologia
	Instalou-se na máquina de solda MIG/MAG o gás e o arame de solda. 
 	Máquina foi equipada com sensores que captavam corrente e a tensão elétrica. 
	Equipamento de segurança, o aluno que 
	Soldou a chapa ativou a tocha de soldagem e controladas a velocidade do arame e a velocidade de avanço, juntamente com a tensão e corrente, obteve o controle da poça de fusão, regulando a profundidade e assim obtendo o cordão de solda em uma das chapas.
 	Fomos para os equipamentos de soldagem com eletrodo revestido. Fixou-se a parte não revestida do eletrodo E7018 no porta eletrodo 
	Iniciado o arco quando tocou rapidamente a ponta do eletrodo na peça. 
	O calor do arco fundiu a ponta do eletrodo formando a poça de fusão. E o soldador controlou o comprimento do arco e a poça de fusão. Obtivemos os dois cordões mostrados a seguir:
Discussões
	As Vantagens de se utilizar o processo por eletrodo revestido é que usa-se um Equipamento simples, portátil e barato, não precisa de fluxos ou gases externos é um processo muito versátil, atinge áreas de acesso restrito. Porém, pela necessidade de trocar os eletrodos e ser um processo manual a produtividade é relativamente baixa e também exige limpeza após cada passe. 
Discussões
	 Já no caso do processo de MIG/MAG tem vantagem de ser um processo com eletrodo contínuo, com soldagem em qualquer posição, resulta numa elevada taxa de deposição de metal e também elevada penetração. Exige pouca limpeza após soldar, porém possui um equipamento relativamente caro e mais complexo, além de apresentar dificuldade para soldar juntas de acesso restrito. Também é necessária proteção do arco a correntes de ar e gera elevada quantidade de respingos.
Conclusão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando