Buscar

SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS- EDUARDO GALANTE/SEDESMITHS - SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS - ALUNO.docx
DICAS E QUESTÕES
EDITAL Nº 01 – SEDESTMIDH, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018
TÉCNICO ADMINISTRATIVO
SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
PROFESSOR EDUARDO GALANTE
2018
SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
DICA 01 – Entendem-se por serviços socioassistenciais as atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações, voltadas para as necessidades básicas, observem os objetivos, princípios e diretrizes estabelecidos nesta Lei.
DICA 02 - A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas: III - a defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais.
DICA 03 - Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos. São de defesa e garantia de direitos aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos desta Lei.
DICA 04 - O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.
DICA 05 - O Cras é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.
DICA 06 - Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.
DICA 07 - Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.
DICA 08 - Os serviços socioassistenciais são aqueles desenvolvem ações continuadas e por tempo indeterminado junto à população usuária da rede de assistência social e objetivam a garantia de:
•Fortalecimento da convivência familiar e comunitária;
•Referência para escuta e apoio sociofamiliar e informação para garantia de direitos;
•Geração de trabalho e renda;
•Orientação para outras políticas públicas;
•Prevenção;
•Atendimento a situações de violação de direitos violados ou ameaçados.
DICA 09 - Os serviços Socioassistenciais estão estabelecidos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009). Esta normativa possibilitou a padronização em todo território nacional dos serviços de proteção social básica e especial, estabelecendo seus conteúdos essenciais, público a ser atendido, propósito de cada um deles e os resultados esperados para a garantia dos direitos socioassistenciais.
DICA 10 - Além das provisões, aquisições, condições e formas de acesso, unidades de referência para a sua realização, período de funcionamento, abrangência, a articulação em rede, o impacto esperado e suas regulamentações específicas e gerais.
DICA 11 - Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, conforme anexos, organizados por níveis de complexidade do SUAS: 
Proteção Social Básica e 
Proteção Social Especial de Média e 
Proteção Social de Alta Complexidade.
QUESTÕES
01 - De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, assinale a alternativa correta quanto ao Serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
A) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
B) Serviço Especializado em Abordagem Social.
C) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
D) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
02 - De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, assinale a alternativa correta quanto ao serviço cujos usuários a que se destinam as atenções são: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
A) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
B) Serviço de Acolhimento Institucional.
C) Serviço Especializado em Abordagem Social.
D) Serviço de Acolhimento em Repúblicas.
03 - Assinale a alternativa correta referente aos princípios éticos para a oferta da proteção socioassistencial no SUAS.
A) Defesa do protagonismo e da autonomia dos usuários e a recusa de práticas de caráter clientelista, vexatório ou com intuito de benesse ou ajuda.
B) Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de Assistência Social.
C) Descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera governamental. 
D) Fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil.
04 - Assinale a alternativa correta que corresponde ao equipamento da Proteção Social Básica, que visa à prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidade social e risco nos territórios.
A) Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
B) Centro de Convivência Comunitária.
C) Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
D) Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
05 - A família passa a ocupar lugar de destaque na política de Assistência Social, como eixo estruturante da matricialidade sociofamiliar a partir da PNAS/2004 e SUAS, ganhando centralidade o trabalho social com famílias. Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso, respectivamente, o que se afirma nos itens abaixo sobre trabalho social com família.
(__) O trabalho social com famílias deve voltar-se para aquelas que descumprem as condicionalidades impostas pelas políticas públicas. Os profissionais devem ser executores de critérios e penalidades mediante códigos de controles, regras e mecanismos que possibilitem a essas famílias superar a pobreza e inserirem-se no mercado de trabalho, de preferência formal.
(__) O trabalho social com família deve considerar a família como instituição social e histórica, que é perpassada de contradições
e reflete as transformações sociais, econômicas e culturais do seu tempo, sendo por elas impactada. Como unidade de reprodução social, a família inclui a reprodução biológica, a produção de valores de uso e consumo, inserida em determinado ponto da estrutura social, definida a partir da inserção de seus provedores na produção.
(__) Para Mioto (2010), familismo representa uma perspectiva de maior responsabilização da família pelo bem-estar de seus membros, incentivado pelas políticas públicas, seja pelo seu subdesenvolvimento em serviços de apoio à família, por benefícios poucos generosos ou pelo princípio da subsidiaridade do Estado, recaindo sobre a família a responsabilidade pelos serviços de proteção social.
(__) Conforme a perspectiva apontada por Gueiros (2002), em decorrência das políticas neoliberais adotadas no Brasil, o trabalho, como principal fator de integração e de acesso à cidadania, deixa de fazer parte da vida de muitos indivíduos, fato esse somado à escassez de políticas públicas voltadas para setores vulnerabilizados da sociedade. Nesse sentido, o trabalho social deve levar em conta que ganha importância a solidariedade familiar.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A) V, V, V, F.
B) F, V, F, V.
C) F, V, V, V.
D) F, F, V, V.
06 - De acordo com a Resolução do CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, assinale a alternativa correta que apresenta o serviço e seus respectivos impactos esperados.
A) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas famílias: tem como impacto social esperado contribuir para acessos aos direitos socioassistenciais; redução e prevenção de situações de isolamento social e de abrigamento institucional; diminuição da sobrecarga dos cuidadores advinda da prestação continuada de cuidados a pessoas com dependência; fortalecimento da convivência familiar e comunitária; melhoria da qualidade de vida familiar; redução dos agravos decorrentes de situações violadoras de direitos; proteção social e cuidados individuais e familiares voltados ao desenvolvimento de autonomias. 
B) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua: tem como impacto social esperado contribuir para redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidência; proteção social a famílias e indivíduos; identificação de situações de violação de direitos; redução do número de pessoas em situação de rua.
C) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): tem como impacto social esperado contribuir para redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social; prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência; aumento de acessos a serviços socioassistenciais e setoriais; ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais; melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias.
D) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC): tem como impacto social esperado contribuir para redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidência; orientação e proteção social a famílias e indivíduos; acesso a serviços socioassistenciais e das políticas públicas setoriais; identificação de situações de violação de direitos socioassistenciais; melhoria da qualidade de vida das famílias.
07 - De acordo com a Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, assinale a alternativa correta quanto ao tipo de serviço em que a Articulação em Rede se faça por meio da conexão com: Serviços Socioassistenciais de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial; Serviços das Políticas Públicas setoriais; Sociedade civil organizada; Programas e projetos de preparação para o trabalho e de inclusão produtiva; Demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; Serviços, programas e projetos de instituições não governamentais e comunitárias.
A) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
B) Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
C) Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.
D) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
08 - Um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território é: 
A) A política de proteção social;
B) O SUAS;
C) A vigilância socioassistencial;
D) O CRAS;
E) O abrigamento.
09 - Conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), é um dos objetivos dos serviços da proteção social básica:
A) contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos.
B) prevenir a reincidência de violações de direitos .
C) processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidades.
D) contribuir para a reparação de danos e para a redução da incidência de violação de direitos.
E) fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.
10 - Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF –, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Proteção Social Básica, no domicílio para pessoas com deficiência e idosas, são atribuições do:
A) Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade.
B) Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
C) Serviços de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias.
D) Serviços de Proteção Social Básica.
E) Serviços de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando