Buscar

Planejamento de carreiras aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conhecendo o Ensino Superior
As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
As instituições de ensino, possuem 3 pilares: Ensino / Pesquisa / Extensão
O status de Universidade permite ter autonomia para executar suas finalidades, como criar novos cursos, por exemplo
Os centros universitários, assim como as universidades, possuem cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento e autonomia para criar cursos na sede da instituição. Geralmente são menores que uma Universidade e não possuem exigência de ter programas stricto sensu, por exemplo.
As faculdades atuam normalmente em áreas específicas do saber, especializando-se em cursos de gestão, por exemplo, ou de saúde, educação etc.
Abaixo, apresentamos os dois tipos de cursos oferecidos pelas instituições de ensino:
Cursos de graduação: Bacharelado e Licenciatura são cursos superiores que confere ao formado competências em determinado campo do saber para o exercício de uma determinada atividade, seja acadêmica, seja profissional. Ambos possuem uma base comum, mas no decorrer do curso vocaciona-se o futuro bacharel para disciplinas voltadas à atuação profissional; enquanto o licenciado é preparado para atuar como professor na Educação Básica.
O curso Tecnológico, por sua vez, possui carga-horária menor que o Bacharelado e a Licenciatura, e apresenta como característica geral a preparação específica para atuar no mercado de trabalho em uma determinada área, como Logística, por exemplo.
Curso de pós graduação: Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento, tanto com vistas a aprofundar o conhecimento ou qualificar seu egresso para uma determinada função. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria também os cursos designados como MBA.
Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: mestrado e doutorado. O mestrado dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O doutorado tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
Como um curso superior e concebido? As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
Além das disciplinas, alguns cursos têm definidas a obrigatoriedade de carga horária mínima de atividades acadêmicas complementares, de estágio curricular e trabalho de conclusão de curso, dentre outros. O Núcleo Docente Estruturante do curso analisa as determinações do MEC e estabelece o Projeto Pedagógico do Curso, onde se encontra a matriz curricular. Os professores das disciplinas também fazem parte do processo, auxiliando na especificação das ementas, carga horária, conteúdo programático, dentre outros, das disciplinas que compõem a matriz curricular. Os alunos, ao escolherem o curso e realizarem a matrícula, entram em contato com a matriz curricular, verificando quais disciplinas compõem cada período letivo, sua carga-horária, créditos etc.
Exemplo de matriz curricular
Período letivo: Compreende o espaço de tempo em que se dá uma etapa do curso. No caso da Estácio, o período é semestral, e cada semestre é composto por um grupo de disciplinas e, eventualmente, por atividade(s) acadêmica(s) para aquele período.
Procure cursar todas as disciplinas do período, para evitar que sua progressão acadêmica fique confusa.
Código e nome da disciplina: Cada disciplina, de cada curso, possui um código de referência, uma espécie de identidade da disciplina. Se um código é iniciado pela sigla GST, por exemplo, significa que a disciplina é oriunda da área de Gestão. O código está sempre associado ao nome da disciplina.
Os códigos e nomes das disciplinas são importantes quando há mudança de currículo, por exemplo, ou quando se deseja transferir de curso, entre outras situações acadêmicas.
Tipo de disciplina: As disciplinas denominadas MÍNIMAS são aquelas de cumprimento obrigatório, que compõem a estrutura curricular mínima, de acordo com as diretrizes curriculares do MEC. As disciplinas denominadas ELETIVAS contemplam determinados temas, áreas ou subáreas, podendo o estudante escolher dentre elas as que deseja cursar. Verifique se seu curso possui exigência de disciplinas eletivas e quais estão disponíveis.
As disciplinas OPTATIVAS constituem um vasto elenco de possibilidades de enriquecimento curricular. Os alunos poderão cursá-las facultativamente, sem limite mínimo ou máximo, sendo o resultado incluído no seu histórico escolar.
Carga horária: A carga horária compreende o número de horas previsto para poder abranger o conteúdo a ser abordado na disciplina. Também é calculada de acordo com o número total de horas de um curso, o qual é harmoniosamente organizado nos períodos para se ter uma uniformidade.
O número de horas de uma disciplina também pode contemplar, além das aulas teóricas em sala de aula, atividades práticas, pesquisas etc.
Pré-requisito: Algumas disciplinas, em virtude de seu conteúdo, exigem conhecimento prévio adquirido em disciplinas anteriores. A isso denominamos pré-requisito; ou seja, pra cursar uma disciplina que possui tal exigência, é necessário ter cursado uma disciplina anterior que guarda relação de conteúdo.
É possível ainda haver co-requisito: uma disciplina deverá ser cursada juntamente com outra, no mesmo período.
Cenário específico do seu curso:
O mundo acadêmico vai muito além de uma cadeira dentro da sala de aula, e você precisa conhecê-lo bem, aproveitando todas as oportunidades que ele oferece.
Para começar, vamos apresentar alguns conceitos inerentes:
Aula presenciais: São aulas que contam com a presença física do professor e dos estudantes em determinados ambientes: sala de aula, laboratório, auditório etc. Na maioria dos cursos Estácio, toda disciplina presencial ainda possui um ambiente virtual de apoio, com materiais didáticos, documentos da disciplina, atividades, textos etc.
Apesar de ser difícil separar teoria de prática, podemos classificar as aulas também de acordo com essa divisão. Normalmente a aula teórica utiliza métodos de ensino baseados na exposição feita pelo professor, e a aula prática utiliza métodos de ensino baseados na aplicação do conhecimento, com simulações, experiências, atividades individuais ou coletivas realizadas pelo estudante.
Aulas online: São as aulas que ocorrem inteiramente em ambiente online, também conhecido como ambiente virtual de aprendizagem (AVA), preparado especialmente para tal fim.
Nesse ambiente, o professor atua como mediador da aprendizagem, incentivando a construção e a troca de conhecimentos e experiências entre você e outros estudantes, com o importante papel de incentivar os estudos. Há discussões realizadas nos fóruns, há ferramentas de interação, biblioteca virtual da disciplina, conteúdo interativo, videoaulas, links, exercidos etc.
Biblioteca: A biblioteca é um espaço de apoio ao aluno. Além de suas funções principais, oferece, de forma sistemática, oficinas que habilitam o estudante a pesquisar na Internet e cursos sobre as normas técnicas a serem seguidas na formulação de trabalhos escritos. Ao nos referirmos à biblioteca, estamos falando da biblioteca física, localizada no campus onde você estuda.
Existe também a Biblioteca Virtual, parceria da Estácio com as principais editoras do mercado, que ali disponibilizam suas obras para leitura e consulta dos alunos.
Atividades estruturadas: São atividades contextualizadas no âmbito
da disciplina e compõem a sua carga horária. Privilegiam a articulação teoria e prática, a reflexão crítica, o interesse pela pesquisa e o processo de autoaprendizagem.
O desenvolvimento, bem como os resultados das atividades estruturadas, devem integrar as discussões em sala de aula ou nos fóruns virtuais.
Atividades de aprendizagem: As atividades de aprendizagem são tarefas determinadas pelo professor que complementam ou aplicam o conhecimento visto na disciplina. Elas podem ser individuais ou coletivas.
Nas individuais, você irá trabalhar de forma autónoma, independente, sob orientação e critérios estabelecidos pelo professor. Como exemplo podemos citar as resenhas, leituras, estudo dirigido, relatório etc. Nas atividades coletivas, todos os participantes irão construir o conhecimento de forma coletiva, colaborativa, também sob orientação do professor. Como exemplo podemos citar as apresentações de grupo, os seminários, exposições etc.
Pesquisa e extensão: A iniciação científica e a pesquisa incentivam a investigação, com vistas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão de cultura. As atividades de pesquisa desenvolvem o entendimento do ser humano e da sociedade. Como estudante, você será estimulado a conhecer os métodos científicos e a aprendizagem de técnicas de pesquisa, bem como o desenvolvimento da mentalidade crítica e investigativa.
As atividades de extensão, por sua vez, consistem primordialmente em propiciar à comunidade o estabelecimento de uma relação de reciprocidade com a instituição de ensino, integrando estudantes, professores e comunidade em projetos consistentes e de relevância social. Um dos compromissos da Estácio é a devolução do conhecimento à sociedade por meio de atividades voltadas às comunidades no entorno das unidades, reforçando através da prática o aprendizado da sala de aula e valorizando a realização de ações de cunho social.
Então basta cursas as disciplinas e pronto? Não, o Modelo de Ensino Superior Estácio não é apenas um acúmulo de conteúdo teórico, há outras atividades acadêmicas que se inserem no Projeto Pedagógico do Curso e que também são determinadas nas diretrizes curriculares do MEC.
Variando de curso para curso, algumas demandas acadêmicas podem ser comuns, tais como atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio
É um componente curricular obrigatório ao final dos bacharelados e licenciaturas, como forma de efetuar uma avaliação final dos graduandos, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação. O TCC pode ser uma monografia, um artigo científico, um projeto, dependendo do Projeto Pedagógico de cada curso.
Alguns cursos da Graduação Tecnológica possuem a obrigatoriedade de TCC. Consulte a matriz curricular do seu curso.
Atividades acadêmicas complementares: E, para se formar, o aluno deve cursar uma carga horária mínima de horas de Atividades Acadêmicas Complementares de acordo com o exigido na sua Matriz Curricular.
São componentes curriculares obrigatórios nos cursos de bacharelado e licenciatura e têm por objetivo enriquecer e complementar o perfil do formando. Essas atividades podem ocorrer fora do ambiente acadêmico e incluem a prática de estudos, pesquisas, atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade etc. Elas privilegiam a formação social e profissional, fortalecendo as relações dos acadêmicos com o mercado do trabalho.
As atividades que serão oferecidas pela instituição serão divulgadas ao longo dos semestres, assim, como a carga horária que elas valerão para que o aluno acumule durante o curso inteiro e chegue ao final (na formatura) sem nenhuma pendência neste sentido. Qualquer dúvida, procure o Coordenador do seu curso.
Estágio supervisionado: O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade acadêmica obrigatória na maioria dos cursos de nível superior. Trata-se da articulação entre a teoria e a prática, essencial para a formação profissional.
A carga horária mínima do estágio varia de curso para curso. Consulte as estrutura curricular do seu curso e o setor responsável por Estágio e Emprego na sua unidade.
Vestibular concluído, aprovação no curso, matrícula feita... E agora? A partir desse momento, você conviverá presencial ou virtualmente, com diversos membros dessa comunidade. Seu comportamento, sua personalidade e sua imagem serão lembrados para sempre por seus colegas, professores e pelo pessoal administrativo.
Trata-se de um novo grupo de parceiros que estabelecerá com você uma rede de futuros contatos pessoais e profissionais. Conheça, a seguir, seus principais interlocutores:
Pessoal administrativo: Vestibular concluído, aprovação no curso, matrícula feita... E agora? A partir desse momento, você conviverá presencial ou virtualmente, com diversos membros dessa comunidade. Seu comportamento, sua personalidade e sua imagem serão lembrados para sempre por seus colegas, professores e pelo pessoal administrativo.
Trata-se de um novo grupo de parceiros que estabelecerá com você uma rede de futuros contatos pessoais e profissionais. Conheça, a seguir, seus principais interlocutores:
Gerente acadêmico: É o(a) profissional responsável pela administração acadêmica do campus. Ele é especialista nos processos acadêmicos que envolvem o curso e sua gestão. O gerente acadêmico é o responsável pela orientação do aluno em relação à instituição de ensino.
Coordenador de curso: É a principal referência acadêmica e profissional dentro da área de formação que você escolheu. É quem mais conhece o curso, sua evolução e os principais problemas e dificuldades dos alunos. O coordenador é o professor responsável pela orientação do aluno em relação ao curso.
Colegas alunos: É sempre gratificante conhecer novas pessoas e novas realidades. Seus colegas de curso serão seus companheiros durante alguns anos e farão parte da sua vida profissional. Amizades, afinidades, grupos de estudo: tudo isso faz parte do relacionamento entre alunos. É no curso superior que criamos sólidas relações interpessoais bem como desenvolvemos nossa habilidade de conviver e compartilhar com pessoas diferentes.
Professor: Durante seu curso, você terá contato com vários professores, seja em aulas presenciais ou a distância. Eles podem ser professores convidados, palestrantes, membros de banca etc. O professor representa o principal caminho na construção de conhecimentos. Sua função é transformar o esforço do aluno em aprendizado. O professor é o responsável pela orientação do aluno em relação à disciplina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando