Buscar

Atv. Enzimas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 – ENZIMAS:
1. Os organismos vivos são caracterizados por diversas reações químicas que ocorrem em suas células. Essas reações ocorrem rapidamente devido à ação das enzimas que, de acordo com algumas propriedades, podem sofrer variações em sua velocidade de reação. Observe os gráficos abaixo, que representam a variação da atividade enzimática de acordo com a temperatura (GRÁFICO 1) e o pH (GRÁFICO 2).
a) Explique o que representam os pontos A e B, nos dois gráficos.
GRÁFICO 1: com o aumento gradual da temperatura verifica-se também o aumento da velocidade de reação enzimática até se atingir um máximo temperatura ótima (pico) de atividade que é 35°C (A). A partir desse valor verifica-se uma diminuição da velocidade de reação até atingir um valor em que a enzima deixa de atuar devido à desnaturação (C). 
GRÁFICO 2: Geralmente as enzimas têm um pH ótimo de atuação, para o qual a sua atividade é máxima; valores acima ou abaixo provocam diminuição de atividade. À medida que se aumenta o pH a velocidade da reação também aumenta, até atingir seu pH ótimo de atuação que no gráfico está representado no ponto B (pH 7 - neutro). A partir, de então há um decréscimo de velocidade, que quando em D (pH básico) a enzima se desnatura encerrando sua atividade.
b) Descreva o que ocorre com a enzima, quando o evento representado no gráfico 1 alcança o ponto C;
A partir de 35° C, verifica-se uma diminuição da velocidade de reação até atingir um valor em que a enzima deixa de atuar devido à desnaturação (perde-se a configuração espacial e, por consequência, o centro ativo).
c) Porque o pH influencia tanto a atividade enzimática?
	O pH apresenta uma escala que vai de 0 a 14, e cada enzima tem um pH ótimo de atuação, no qual a sua atividade é máxima. Algumas em pH muito ácido ou alcalino são desnaturadas. O pH ótimo para a maioria das enzimas fica entre 6 e 8, mas há exceções. A pepsina, por exemplo, uma enzima digestiva estomacal, atua eficientemente no pH fortemente ácido de nosso estômago (em torno de 2), onde a maioria das enzimas seria desnaturada. Sendo assim, as enzimas em altas temperaturas e pH alterado são desnaturadas.

Continue navegando