Buscar

Portfolio Grupos especiais 23 03

Prévia do material em texto

Núbia Ribeiro dos Santos
RA: 8022377
Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada
Primeiro Portfólio
Trabalho apresentado ao    Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro
Batatais
2019
	Tipos de Paradigmas
	Conceito, definição signifcado
	Formas de atendimento
	Crie um exemplo
	*Paradigma histórico da exclusão
O conceito de exclusão social está presente em todos os países, independentemente do seu nível de desenvolvimento, tendo em comum a questão social. O afastamento da sociedade contemporânea das propostas políticas e sociais de bem-estar cria situações de vulnerabilidade social, que fragilizam a própria sociedade.
	Descrever o que é exclusão. 
É o ato que priva ou exclui alguém de determinadas funções; exclusiva.
	Descrever como ocorre esta forma 
de atendimento
Assim, as pessoas que possuem essa condição social sofrem diversos preconceitos. Elas são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos.
Podemos salientar as condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros.
Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros.
Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos. Isso afeta diretamente aspectos da vida, e, em muitos casos, gera outro problema chamado de “isolamento social”.
	Descrever uma atividade simulando esse atendimento.
Uma forma nítida de exlusão a portadores de necessidades especiais em nosso pais, é escolas com degraus, professores sem nenhum preparo, salas superlotadas onde as crianças como necessidades especiais sem o devido monitor, acabam ficando lá esquecidas, pois o professor não consegue trabalhar com aquele aluno a atividade diferenciada isso é uma forma de exclusão.
	*Paradigma social da segregação
Este paradigma significou a segregação de pessoas com deficiência em instituições residenciais ou escolas especiais com fins, também, de proteger a sociedade do que era considerado diferente. Esta prática social perdurou por aproximadamente oito séculos baseadas em ações pontuais de cunho social, religioso e caritativo de proteção e cuidado como: hospitais, prisões e abrigos. Várias instituições e classes especiais surgiram no início do século XX, entretanto com os mesmos moldes de segregação do século anterior (VIERIA; PEREIRA, 2003; ARANHA, 2004; BRUNO, 2006; MENDES, 2006).
	Descrever o que é segregação.
 ato ou efeito de segregar(-se); afastamento, separação, segregamento da pessoa com necessidades especial, era preferível isolar aquele aluno não dando oportunidades
	Descrever como ocorre esta forma de atendimento
Há muitas décadas essa segregação ocorria na maioria das vezes com pessoas com deficiência física ou deficiência mental, ficavam em um local própria muitas vezes em condições miseráveis, apenas ruindo os anos em situação sub-humana.
	Descrever uma atividade simulando esse atendimento
Vou citar dois exemplos em Locais próprios de atendimento apenas aquele hospital aonde ficavam segregados os doentes mentais, ou clinicas onde ficavam internados os deficientes físicos colocados lá pela família na maioria das vezes.
	*Paradigma social 
da Integração
O princípio da integração norteou, por muito tempo, os ideais da Educação Especial; trata-se de um processo que visa a integrar o aluno à escola, gerando meios para que o aluno com necessidades especiais se integre graças ao atendimento que lhe é oferecido.nesse modelo, ao invés de a escola ter que se adequar ao aluno, o aluno é que deve se adequar-se à escola.
Até recentemente, o modelo pedagógico utilizado na educação de alunos com necessidades especiais era o Modelo Integracionista.
Segundo Glat (1991), a integração “é um processo espontâneo e subjetivo, que envolve direta e pessoalmente o relacionamento entre seres humanos”. Na opinião de Rodrigues (2006), “a integração pressupõe uma ‘participação tutelada’, uma estrutura com valores próprios aos quais o aluno ‘integrado’ se tem que adaptar”.
	Descrever o que é integração
É um termo bastante frequente no âmbito da pedagogia, sendo que mesmo nesta área, pode ser usado em contextos bem distintos. Pode remeter para a introdução acompanhada de um aluno com deficiências ou dificuldades de aprendizagem em uma turma.
	Descrever como ocorre esta forma de atendimento
Em escolas aonde é feito com que a criança “ especial” seja atendida na escola regular, tendo assim a oportunidade de conviver com outros alunos.
	Descrever uma atividade simulando esse atendimento
O acompanhamento da criança especial pelo professor, juntamente com outras crianças, dando assim a oportunidade de convivência e aprendizado da forma mais adequada a sua realidade física ou mental.
	*Paradigma social da Inclusão
Atualmente a educação vem rompendo barreiras, derrubando antigos paradigmas e formulando novos conceitos sobre o que é educar e qual sua finalidade.
Em meio a esse contexto social, definimos o que é a inclusão de alunos especiais e qual o seu objetivo. A prática de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais nas escolas regulares é recente e gera muitas dúvidas, o que torna o tema polêmico e questionador.
	Descrever o que é 
Inclusão
Inclusão l é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos
	Formas de atendimento
Com a obrigatoriedade, gratuidade, igualdade e permanência do aluno na escola regular, é inadmissível que a instituição escolar feche suas portas aos alunos com necessidades especiais. A escola inclusiva tem se preparado para atender a uma diversidade maior de alunos, tendo que se adaptar a metodologias diferenciadas
	Descreve uma atividade simulando esse atendimento
Atendimento das crianças com necessidades especiais sendo atendidas em escolas regulares.
Referências Bibliográficas:
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/viewFile/6244/3480 
https://www.webartigos.com/artigos/os-varios-paradigmas-que-permeiam-a-historia-da-pessoa-com-deficiencia-em-nossa-sociedade/33351/
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0252.html
https://www.significados.com.br/integracao/

Continue navegando