Buscar

TCC 2019

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS - FESGO
 FISIOTERAPIA
USO DA KINESIO TAPING NA DOR LOMBAR
	
SOLANGE DA SILVA MACHADO LACERDA
RAQUEL SANTOS TEIXEIRA
Goiânia
2019
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS- FESGO
 FISIOTERAPIA
USO DA KINESIO TAPING NA DOR LOMBAR
Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Fisioterapia para obtenção do titulo de graduação em Fisioterapia da Faculdade Estácio de Sá – Goiás. 
Orientadora: Prof. Paula P...
Goiânia
2019
Uso da Kinesio Taping na dor Lombar
Solange da Silva Machado Lacerda¹, Raquel Santos Teixeira², Paula Càssia..³.
1Acadêmica - Curso de Fisioterapia - Universidade Estácio de Sá – Goiânia-GO.
 2Acadêmica - Curso de Fisioterapia - Universidade Estácio de Sá – Goiânia-GO.
³Orientadora - Curso de Fisioterapia - Universidade Estácio de Sá – Goiânia-GO.
 
RESUMO
A dor lombar conhecida também como lombalgia é a causa mais comum entre a população mundial. É causada por estímulos lesivos, tendo alterações de nociceptores, desencadeando reação inflamatória acompanhada de espasmo muscular, fraqueza muscular, diminuição da amplitude de movimento (ADM). A KINESIO TAPING (KT) foi desenvolvida em 1970, no Japão pelo Dr. quiroprata KENZO KASE na década de 70, tornando popularmente conhecida como bandagem elástica funcional, para o tratamento de lesões musculoesquelética traumáticas, como a diminuição da dor, espasmo muscular; aumento da amplitude de movimento (ADM); melhora da circulação sanguínea e linfática; redução de edema; melhora na força muscular, controle  da estabilidade articular e alinhamento o postural. (SAIME AY, et al., 2017) 
Palavras-chaves: Dor, Fisioterapia, Kisnesio Taping
ABSTRACT
Key-words: Pain, Physiotherapy, Kisnesio Taping
Lumbar pain known as low back pain is the most common cause among the world's population. It is caused by harmful stimuli, having nociceptor changes, triggering inflammatory reaction accompanied by muscle spasm, muscle weakness, decreased range of motion (WMD). The KINESIO TAPING (KT) was developed in 1970, in Japan by Dr. KENZO KASE chiropractor in the 70s, making it popularly known as functional elastic bandage, for the treatment of traumatic musculoskeletal injuries such as decreased pain, muscle spasm; increased range of motion (WMD); improvement of blood and lymphatic circulation; reduction of edema; improvement in muscle strength, joint stability control and postural alignment. (SAIME AY, et al., 2017)
INTRODUÇÃO
A dor lombar, também conhecida como lombalgia é causada por estímulos lesivos, tendo alterações de nociceptores, desencadeando reação inflamatória acompanhada de espasmo muscular, fraqueza muscular, diminuição da amplitude de movimento (ADM), e postura inadequada. Localizada na região inferior do dorso situado entre o ultimo arco costal e a prega glútea (ARSENIOS A. C. e DINI T. C. S., 2015).
Pode ser classificada em aguda, subaguda e crônica, Quando essas dores chega a ser inferior a 6 semanas é classificada como dor aguda, e quando for de duração de 6-12 semanas consideramos dor subaguda, e superior a três meses, são caracterizadas como dor crônicas. Pode ser Classificada também em especifica e não especifica. A especifica são sintomas causados por mecanismo patofisiológico diagnosticado, como: hérnia de disco com compressão da raiz nervosa, distúrbio inflamatório, infecção, osteoporose, artrite reumatoide, fraturas, ou tumor. A não especifica é de origem idiopática, acomete 90% dos pacientes e afeta com maior frequência a população em seu período de vida mais produtivo (FRASSON VIVIANE BORTOLUZZI., 2016).
Estudos relatam que cerca de 80% da população, sofre ou sofrera com dores lombares em algum momento de sua vida, levando o paciente em estado de cronicidade e incapacidade prejudicando sua qualidade de vida(OLIVEIRA VALÉRIA NORONHA e ALVES ADRIELLE MARTINS., 2015).
 No Brasil, no ano de 2007 a dor lombar foi a primeira causa de invalidez entre as aposentadorias previdenciárias e acidentárias com a prevalência superior em a 50% em um ano. Sua alta prevalência na população origina-se em um expressivo impacto socioeconômico negativo por acometer 60 a 80% da população. (JORGE, E.M; et al, 2012)
Nos Estados unidos, estima se que o custo total relacionado à dor lombar chega á U$ 84,1 á U$ 624,8 de bilhões dólares por ano. Estudos recentes relatam o aumento de 629% com injeções epidurais, 423% com opioides, 307% em ressonância nuclear magnética (RNM), e 220% em cirurgias de artrodese vertebral (procedimento cirúrgico para fusão de corpos vertebrais).(FRASSON VIVIANE BORTOLUZZI.,2016).
A KINESIO TAPING (KT) foi desenvolvida em 1970, no Japão pelo Dr. quiroprata KENZO KASE na década de 70, tornando popularmente conhecida como bandagem elástica funcional, para o tratamento de lesões musculoesquelética traumáticas, como a diminuição da dor, espasmo muscular; aumento da amplitude de movimento (ADM); melhora da circulação sanguínea e linfática; redução de edema; melhora na força muscular, controle  da estabilidade articular e alinhamento o postural. (SAIME AY, et al., 2017) 
A  KT é uma fita elástica de material adesivo plástico, que altera a sua forma original entre 120% a 140% no sentido longitudinal, sendo aplicada diretamente na pele com uma tensão específica para cada tipo de tratamento ou resultado que o fisioterapeuta busca obter. É resistente a água permitindo que a fita fique aderida sobre a pele do paciente por volta de três a cinco dias sem ter que retirá-la para realização de qualquer tipo de atividade e sem que perca a sua qualidade adesiva. É elaborada de forma que apresente uma malha fina que simule a densidade da pele cutânea, sendo 100%  de algodão, hipoalérgica com cola acrílica sensível ao calor e não contem medicamento em sua composição,  apresentando micrósporos que permiti o contato da pele com o ar. (BARROS A.M, et al., 2016). 
Quando aplicado sobre o músculo é necessário que esteja em posição de alongamento e a bandagem com a tensão desejada para que após o músculo retorne ao repouso a fita proporcione pequenas tensões sobre a pele e ative a musculatura desejada. Esta tração gerada sobre a pele promove o afastamento da pele em relação aos tecidos internos e permite uma maior perfusão sanguínea e linfática; acarretando estímulos sensórios e fazendo com que diminua o possível desconforto causado pela compressão dos tecidos moles que estão ocasionando o quadro álgico. (PAES P.H.H, et al., 2015). 
É considerada uma técnica usada pelos fisioterapeutas como um método auxiliar, que melhora a capacidade de recuperação natural do quadro de dor e corrige o equilíbrio do corpo humano que auxiliam no processo de reabilitação e prevenção oferecendo estabilidade e propriocepção durante a execução de movimentos. Quando relacionado junto a outras intervenções pode facilitar ou inibir a função muscular desejada. É um tratamento simples, seguro, sem nenhum efeito secundário nocivo, tendo efeito contínuo enquanto a fita está sobre a pele do paciente. ( FALCIROLI R.R. e SOUZA T.B., 2015). 
Metodologia
Esta é uma pesquisa de revisão bibliográfica em que foram utilizados 18 artigos científicos datados no ano de 2013 a 2017 nos idiomas inglês e português nas plataformas virtuais, tais como: Medline, Google acadêmico e Scielo. Utilizou-se os seguintes descritores: kinesio taping, fisioterapia e dor. Considerou-se como critérios de inclusão os artigos cujos resumos tratavam sobre a aplicação de kinesio taping em qualquer local do corpo e usado para tratamento e alivio da dor e que fossem artigos de pesquisa original. Os critérios de exclusão do presente estudo foram: artigos que não citavam a kinesio taping no tratamento e alivio da dor, os artigos de revisão e datados em período diverso a pesquisa.
Resultados
Para o tratamento da dor e patologias do sistema nervoso central e periférico,a kinesio taping (KT) ou bandagem elástica funcional (BEF) é um dos recursos auxiliar utilizados no tratamento da dor lombar e quando associado a outras técnicas fisioterapêutica torna ainda os resultados satisfatório... 
Considerações finais
.......
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARSENIOS, A.C:DINI, T.C.S. Bandagem Elástica Funcional para Tratamento de Lombalgia em Trabalhadores. Bragança Paulista 2015
BARROS, A. M., et al. A Influencia da Bandagem Kinesio Taping e do Alongamento Estatico Segmentar na Flexibilidade e postura de mulheres sedentárias de 18 a 25 anos de idade. São Paulo 2016.
FALCIROLI, R.R: SOUZA, T.B. O Uso da bandagem elástica funcional para alivio da disminorreia primaria. Bragança paulista 2010.
FRASSON VIVIANE BORTOLUZZI. Uso racional de medicamentos: Fundamentação em condutas terapêutica e nos macroprocessos da assistência farmacêutica. BRASILIA, 2016.
OLIVEIRA, V.M.A, et al.Effectiveness of Kinesio taping in pain and scapular dyskinesis in athletes with shouder impingement syndrome.PETROLINA, pe 2013.
CASTILLA EE, et al. Manual do preenchimento e de codificação de anomalias congênitas no campo 34 da DN (SINASC).Rio de Janeiro 2010: Epidemiol.Serv.Saúde, brasilia 25(04):701-712, 2016.

Continue navegando