Buscar

DENTIÇÃO DECÍDUA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DENTIÇÃO DECÍDUA
	Os dentes decíduos são menores que os permanentes e tem um grau de atrição maior (maior desgaste). A sua raiz tem vida curta para que nasça os permanentes, ela se reabsorve. É uma dentição de 20 dentes (4 incisivos centrais, 4 incisivos laterais, 4 caninos e 8 molares)
Incisivos e caninos decíduos copiam os permanentes.
Os segundos molares se assemelham aos primeiros molares.
Os primeiros molares decíduos não se parecem com nada, tem forma própria.
- Algumas diferenças:
As coroas dos decíduos são mais baixas e largas
As bordas cervicais são muito proeminentes
Curvaturas exacerbadas
Os sulcos e depressões são pouco marcados
As raízes dos decíduos são longas em proporção à coroa e são mais retilíneas
Nenhum dente decíduo tem concavidade cervicomesial
Todos são côncavos e com cristas marginais discretas
- Bossas: não se da para afirmar a localização exata delas
- Quadrantes: 
Incisivos centrais e laterais superiores (51, 52, 61 e 62)
	Coroas bem baixas e largas, porem no geral são bastante semelhantes. Tendo os mesmo parâmetros observados para a diferenciação.
- Diferenças: nos decíduos, há maior convergência das faces proximais para apical, e menor fossa lingual. Faces de contato mais convexas.
Incisivos centrais e laterais inferiores (71, 72, 81 e 82)
	São muito semelhantes também e seguem os mesmos parâmetros. A principal diferença é o tamanho (decíduos menores). Nos decidos, as bossas linguais e vestibulares são mais salientes. 
Caninos superiores e inferiores (53, 63, 73 e 83)
	Também são bastante semelhantes e pode-se observar os mesmos parâmetros para diferencia-los.
	Assim como nos caninos permanentes, os detalhes da face lingual também são mais salientes nos caninos superiores decíduos. Outra diferença entre os caninos inferior e superior decíduos, é que no superior, a convergência das faces proximais para apical é maior. O inferior tem a distancia mesodistal maior que a do superior. 
- canino inferior: distancia vestibulo-lingual maior que a mesodistal, menos côncavo na vestibular e cristas marginais são discretas.
Molares superiores (54, 55, 64 e 65)
Os primeiros molares superiores apresentam características de pré-molares. A coroa deles é semelhante ao segundo pré-molar superior. Porem esse é o dente que tem uma anatomia mais própria do que semelhante ao segundo. 
Os segundos molares superiores são semelhantes ao primeiro molar superior permanente, com alta incidência de tubérculo de Carabelli, e com a face vestibular maior que a lingual.
Geralmente, os molares superiores decíduos apresentam 3 raízes e bem abertas. Na dentição permanente os primeiros molares são maiores que os segundos, na decídua é ao contrario. A maior diferença nos segundos molares é o grande desenvolvimento da bossa vestibular e a divergência das raízes.
Molares inferiores (74, 75, 84 e 85)
Os primeiros molares inferiores são semelhantes ao pré-molar inferior permanente. Possuem face oclusal triangular, o dente é retangular e tubérculo de Zuckerkandi na parte cervical da cuspie mesiovestibular.
Os segundos molares inferiores são semelhantes ao primeiro molar inferior permanente.
Nos molares decíduos inferiores as raízes, 2, são ao longo das faces proximais. Já nos superiores, as raízes, 3, podem ser ao longo das faces vestibular, lingual e proximais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais