Buscar

relações interdentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELAÇÕES INTERPROXIMAIS
	Relação entre os dentes do mesmo arco, face mesial e distal. 
Ponto de contato: onde os dentes vizinhos se tocam, nas faces mesial e distal. Com exceção dos incisivos centrais (sup e inf) que as mesias se tocam. Esses pontos são pequenas áreas que põem ser aumentadas com o passar do tempo, por conta do desgaste que pode ocorrer.
Diastema: espaço formado quando não há contato entre os dentes.
Ameias: área entre dois dentes vizihos limitados pelas faces proximais das coroas. Podem ser ameia vestibular ou ameia lingual. (isso tudo em uma vista oclusal)
Espaço e sulco interdentais: mesmo espaço das ameias mais em uma vista lingual ou vestibular. O ponto de contato separa esse espaço, abaixo dele fica o espaço interdental (preenchido pela papila interdental – ponto de contato até a cervical) e acima dele o sulco interdental (formado pelas vertentes externas das cristas marginais – do ponto de contato até a aresta externa da crista marginal).
Plano oclusal: plano imaginário que toca a ponta das cúspides dos dentes posteriores e a borda incisal dos dentes anteriores. Na realidade, esse plano é uuma media de duas curvas Spee e Wilson. (toque dos dentes)
Curva de Spee: das cúspides vestibulares dos molares até a ponta do canino. Também chamada de curva anteroposterior e possui o sulco mesodistal paralelo a ela.
Curva de Wilson: também chamada de laterolateral. Liga as cúspides vestibular e lingual dos dentes homólogos, ligando os molares (primeiro inf).
Cristas: estruturas de esmalte em forma aproximada de um prisma, presente tanto em dentes posteriores quanto anteriores (marginais e mediana)
Cúspides: saliência de esmalte, em formato piramidal, com a base quadrangular (exceção: primeiro molar superior possui uma cúspide, a mesiolingual com 5 vertentes, portanto, base pentagonal) presentes nos dentes posteriores. 
RELAÇÕES INTEROCLUSAIS
	Trata das relações de mordida entre o arco superior e inferior.
Máxima intercuspidação: quando há o maior contato possível entre os dentes superiores e os inferiores.
Posição de repouso: é a relação da maxila com a mandíbula quando os músculos que participam da movimentação da mandíbula estão em estado de passividade relativa
Espaço funcional livre: espaço entre o plano oclusal dos dentes superiores e o plano oclusal dos dentes inferiores, quando a mandíbula esta em repouso.
Lado de trabalho: lado que a mandíbula se desloca na hora da mastigação, lado do alimento. Dentes: cúspide vestibular do superior e lingual do inferior
Lado de balanceio: o lado oposto
Caninos sempre em contato, controlando os movimentos

Continue navegando

Outros materiais