Buscar

Resumo Aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O planejamento estratégico da empresa apresenta 3 características principais: é projetado no longo prazo, está voltada para a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como um todo. Assim, é genérico, direcionado a longo prazo e macro orientado exigindo a participação dos demais níveis da empresa. 
O planejamento estratégico envolve 6 etapas principais:
Determinação dos objetivos empresariais. 
Análise do ambiente externo.
Análise interna de organização e seus recursos. 
Geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas. 
Implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos e operacionais. 
Acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados. 
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de ambiente, sendo usada como base para gestão e o planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Pode ser usada em qualquer tipo de análise de cenário. 
Antes de formular estratégia é preciso que a empresa avalie seu ambiente interno (verificando recursos disponíveis) e o externo, ficando ciente assim de onde estão as ameaças e as oportunidades. 
Análise SWOT-
Oportunidades- Variáveis externas não controláveis pela entidade, que podem criar situações favoráveis, desde que a mesma tenha interesse em usufruí-las. 
Ameaças- Variáveis externas não controláveis pela entidade, que podem criar condições desfavoráveis para a mesma. Mudanças que apresentam impacto negativo. 
Forças- Variáveis internas controláveis pela entidade que proporcionam situações favoráveis para a mesma em relação ao seu ambiente. 
Fraquezas- Variáveis internas controláveis pela entidade que proporcionam situações desfavoráveis para a mesma em relação ao seu ambiente. 
Essa técnica é creditada à Albert Humphrey, quem liderou o projeto entre as décadas de 1960 e 1970. O termo SWOT é uma sigla do idioma inglês, um acrônimo de Força (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities), e Ameaças (Threats).
O Balanced Scorecard também pode ajudar muito na gestão estratégica, vez que reúne as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas. Essa tecnologia já aceita no mercado foi desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em 1992, dois professores da escola Harvard Business School. 
O BSC contribui para que a empresa acompanhe o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro. 
A ferramenta BSC foi escolhida pela revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos. 
O nome Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazos, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendência e ocorrências, e entre perspectiva interna e externa do desempenho.

Continue navegando