Buscar

Questão p

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Após a análise das afirmações abaixo, assinale a correta:
Escolha uma:
a. Os Territórios Federais são áreas organizadas e administradas pela União, que não é a única legitimada a instituí-los. No Brasil, os Estados do Amapá, Roraima e Rondônia, por exemplo, já foram Territórios Federais antes de se ostentarem a condição atual.
b. Os Territórios Federais são áreas desorganizadas e administradas pela União, que a única legitimada a instituí-los. No Brasil, os Estados do Amapá, Roraima e Rondônia, por exemplo, já foram Territórios Federais antes de se ostentarem a condição atual.
c. Os Territórios Federais são áreas organizadas e administradas pela União, que a única legitimada a instituí-los. No Brasil, os Estados do Amapá, Roraima e Rondônia, por exemplo, já foram Territórios Federais antes de se ostentarem a condição atual.
d. Os Territórios Federais não são áreas organizadas e administradas pela União, que a única legitimada a instituí-los. No Brasil, os Estados do Amapá, Roraima e Rondônia, por exemplo, nunca foram Territórios Federais antes de se ostentarem a condição atual.
e. Os Territórios Federais são áreas organizadas e administradas pela União, que a única legitimada a instituí-los. No Brasil, os Estados do Amapá, Roraima e Rondônia, por exemplo, nunca foram Territórios Federais antes de se ostentarem a condição atual.
Feedback
A resposta correta é: Os Territórios Federais são áreas organizadas e administradas pela União, que a única legitimada a instituí-los. No Brasil, os Estados do Amapá, Roraima e Rondônia, por exemplo, já foram Territórios Federais antes de se ostentarem a condição atual..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição Federal de 1988 dedicou o seu Título III para disciplinar a organização do Estado. Nele, podemos encontrar 7 capítulos, que versam sobre os seguintes temas:
Escolha uma:
a. Organização Político Administrativa; União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, Intervenção e Administração Pública.
b. Organização Político Admissional; União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, Intervenção e Administração Pública.
c. Organização Político Administrativa; União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, Intervenção e Administração Republicana.
d. Organização Político Administrativa; União, Estados, Municípios, Distrito Federal, Intervenção e Administração Pública.
e. Organização Político Institucional; União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, Intervenção e Administração Pública.
Feedback
A resposta correta é: Organização Político Administrativa; União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, Intervenção e Administração Pública..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quanto às intervenções, podemos afirmar:
Escolha uma:
a. A intervenção é uma medida inconstitucional para gestão de graves crises institucionais. É excepcional, devendo ser utilizada apenas em casos extremos, haja vista os efeitos traumáticos que opera (LENZA, 2009).
b. Por meio da intervenção, a autoridade interventora adota condutas destinadas ao restabelecimento da situação de anormalidade no ente federativo que sofrerá a intervenção (LENZA, 2009).
c. As razões que motivam a intervenção federal estão previstas no artigo 34 da Constituição Federal de 1988.
d. A intervenção pode ser (LENZA, 2009): Federal e Intestadual.
e. Não há previsão constitucional para a intervenção da União nos Municípios, salvo se vigente algum Território Nacional (não há nenhum, no momento), caso em que poderá ocorrer a intervenção se caracterizada uma situação que a faça incidir.
Feedback
A resposta correta é: As razões que motivam a intervenção federal estão previstas no artigo 34 da Constituição Federal de 1988..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quanto às competências materiais, podemos afirmar:
Escolha uma:
a. Compete à União emitir moeda, declarar a guerra e celebrar a paz, manter relações com Estados estrangeiros e participar das organizações internacionais, autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico, entre outras (art. 21 da Constituição Federal).
b. As competências materiais não implicam deveres de ação, de efetivação de políticas públicas por parte dos entes federativos.
c. Essas competências podem ser divididas em privativas e incomuns.
d. Privativas são as competências atribuídas a apenas dois entes federativos.
e. Essas competências podem ser divididas em três grupos.
Feedback
A resposta correta é: Compete à União emitir moeda, declarar a guerra e celebrar a paz, manter relações com Estados estrangeiros e participar das organizações internacionais, autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico, entre outras (art. 21 da Constituição Federal)..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Administração Pública Direta é composta pelas entidades estatais, ou seja, pelos entes federativos: a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios (art. 1º da CF/88). Diante da complexidade das atividades que têm de ser desempenhadas pela Administração Pública, seja em âmbito interno ou em relação à prestação dos serviços públicos à sociedade, não é possível prestá-los de maneira direta e centralizada. É por isso que a Constituição permitiu aos entes federativos a criação ou a realização de parcerias com outras entidades. Estas outras entidades integram a Administração Pública Indireta que atuam na execução de diversas atividades.
Assinale abaixo a alternativa correta que contém o conjunto de entidades que integram a administração pública indireta.
Escolha uma:
a. As autarquias, as fundações, as empresas públicas, as sociedades de interesse público.
b. As autarquias, os órgãos públicos, as empresas públicas, as sociedades de economia mista.
c. As secretarias, os órgãos públicos, as empresas públicas, as sociedades de interesse público.
d. As secretarias, as fundações, as empresas públicas, as sociedades de economia mista.
e. As autarquias, as fundações, as empresas públicas, as sociedades de economia mista.
Feedback
A resposta correta é: As autarquias, as fundações, as empresas públicas, as sociedades de economia mista..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Quanto a repartição dos poderes, podemos afirmar:
Escolha uma:
a. A teoria da tripartição dos poderes de Montesquieu rompe com a ideia de concentração do poder (típica do absolutismo), propondo que haja uma divisão de funções que permita, em primeira análise, o controle de uma autoridade sobre a outra (ARAUJO, 2005).
b. Alguns doutrinadores, como Luiz A. D. Araújo e Vidal S. N. Júnior, questionam o uso do termo poder, mencionando que não seria mais adequado utilizar a expressão função executiva, função legislativa etc (2005, p. 299).
c. O poder, na verdade, não o é único e pertence ao povo. Esse mandamento, aliás, está previsto no parágrafo único do primeiro artigo da Constituição Federal de 1988.
d. A organização da estrutura do Estado brasileiro é: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.
e. O Estado brasileiro adota o sistema de bipartição do Poder, organizando-o por meio de estruturas (ARAUJO, 2005).
Feedback
A resposta correta é: A organização da estrutura do Estado brasileiro é: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Lenza, a forma de Estado está relacionada à estrutura de poder do Estado, que pode ser, basicamente, unitário ou federativo. O Estado é unitário quando toda a fonte de poder emana de um órgão central, e federativo quando há uma divisão de poder entre várias esferas. O Brasil adota a federação como forma de Estado, atribuindo competências, ou seja, parcelas de poder (arts. 1º, 18, 23, 24 da CF/88), com base nesta afirmação assinale abaixo a alternativa correta:
I – União.
II - Estados.
III – Distrito Federal.
IV – Municípios.
Assinale a
alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Somente a alternativa I está correta.
c. Somente a alternativa IV está correta.
d. Somente a alternativa II está correta.
e. Somente a alternativa III está correta.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Administração Pública atua por meio de uma complexa estrutura, compatível com a importância das atividades que ela tem de realizar, seja em âmbito interno, nas atividades burocráticas que desempenha, bem como externo em relação aos serviços que presta à sociedade. Fazendo parte da composição da estrutura temos: cargo, funções e agentes. Sobre os três, analise as afirmações a seguir:
I - São as pessoas que trabalham na Administração Pública, exercendo as funções determinadas em lei (MEIRELLES, 2009).
II - São os espaços públicos que devem ser ocupados pelos agentes administrativos (MEIRELLES, 2009). Na área da educação, por exemplo, existem o professor, supervisor, diretor, psicólogo, pedagogo etc. Cada um deles deverá ser ocupado por um agente administrativo, que é um servidor público.
III - São as atribuições, ou seja, as tarefas inerentes a uma determinada atividade.
As definições acima se referem respectivamente a:
Escolha uma:
a. Funções, agentes e cargos.
b. Cargos, agentes e funções.
c. Funções, cargos e agentes.
d. Cargo, funções e agentes.
e. Agentes, cargos e funções.
Feedback
A resposta correta é: Agentes, cargos e funções..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição Federal prevê, além dos casos de intervenção federal, que os Estados podem intervir nos Municípios quando (art. 35):
I – Deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por três anos consecutivos, a dívida fundada.
II - Não forem prestadas contas devidas, na forma da lei.
III - Não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.
IV - O Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial. (BRASIL, 1988).
Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente a alternativa IV está incorreta.
b. Somente a alternativa I está incorreta.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Somente a alternativa III está correta.
e. Somente a alternativa II está correta.
Feedback
A resposta correta é: Somente a alternativa I está incorreta..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Após a análise das afirmações abaixo, assinale a alternativa correta:
I - O auto-governo é feito em simetria ao modelo federal de divisão dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), lembrando que os Municípios não contam com estrutura própria do Poder Judiciário, mas apenas dos Poderes Executivo e Legislativo (LENZA, 2009).
II - A autoadministração é a competência para a gerência dos entes federativos, por meio da organização dos recursos pessoais e materiais. É por meio dela que são efetivadas as políticas públicas obrigatórias (por força de disposições constitucionais e legais), bem como as que podem ser concretizadas por critérios de conveniência e oportunidade do administrador (Presidente, Governador ou Prefeito).
III - Como fruto da autonomia que cada ente federativo possui, eles são dotados competências materiais (ou administrativas) e legislativas. As competências, aliás, constituem exercício de uma parte do poder (HACK, 2011).
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente a alternativa I está correta.
b. Somente a alternativa II está correta.
c. Nenhuma das alternativas está correta.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Somente a alternativa III está correta.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a estrutura da administração pública, segundo Érico Hack, “a Administração Pública é o nome genérico que se dá aos órgãos e entes que têm como objetivo desempenhar a função administrativa do Estado, realizando atividades e políticas que concretizem os seus objetivos” (2011, p. 49). A Administração Pública atua por meio de uma complexa estrutura, compatível com a importância das atividades que ela tem de realizar, seja em âmbito interno, nas atividades burocráticas que desempenha, bem como externo em relação aos serviços que presta à sociedade. A organização da Administração Pública é feita por meio de:
Escolha uma:
a. Entidades, departamentos, cargos, funções, pessoas.
b. Entidades, órgãos, cargos, funções, agentes.
c. Entidades, setores, cargos, funções, agentes.
d. Entidades, departamentos, cargos, funções, agentes.
e. Entidades, setores, cargos, funções, pessoas.
Feedback
A resposta correta é: Entidades, órgãos, cargos, funções, agentes..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre atos administrativos cabe destacar que o seu conceito se difere de atos da administração, pois todo ato praticado no exercício da função administrativa é ato da administração.
É possível definir ato administrativo como o ato jurídico unilateral de Direito Público praticado por um órgão da Administração, que produz efeitos individuais de forma direta. Para Alexandre de Moraes (2007, p. 106), Ato administrativo é a declaração de vontade, expressa ou tácita, do Estado ou de quem lhe faça as vezes, que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir, e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria, em fiel observância à lei e sob regime jurídico de direito público, com produção de efeitos jurídicos imediatos e sempre sob a possibilidade de controle jurisdicional.
Como se vê, os mesmos elementos que caracterizam ato jurídico, quais sejam manifestação de vontade, licitude e produção de efeitos imediatos, estão presentes no ato administrativo (DI PIETRO, 2010).
Para que o ato administrativo tenha validade e eficácia, deve, necessariamente, observar os cinco requisitos ou elementos necessários a sua formação, os quais são:
Assinale a alternativa correta que contém os cinco requisitos ou elementos que formam os atos administrativos.
Escolha uma:
a. Competência, forma, objeto, critério e reponsabilidade.
b. Competência, forma, objeto, causa e efeito.
c. Competência, forma, objeto, controle e regime.
d. Competência, forma, objeto, motivo e finalidade.
e. Competência, forma, objeto, estudo e resultado.
Feedback
A resposta correta é: Competência, forma, objeto, motivo e finalidade..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as autarquias, analise as afirmações a seguir:
I - São pessoas jurídicas de direito público, criadas por lei, para desempenharem as atividades que lhe sejam expressamente determinadas.
II - Qualquer ente federativo pode formar quantas autarquias quiser.
III - É forma de descentralização administrativa, através da personificação de um serviço retirado da Administração centralizada.
IV - Só deve ser outorgado serviço público típico, e não atividades industriais ou econômicas, ainda que de interesse coletivo.
V - É a ferramenta que a Administração Pública tem à disposição para descentralizar os serviços que ela não possua condições de prestar de forma direta, centralizada.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa II é verdadeira.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas a afirmativa I é verdadeira.
d. Apenas as afirmativas IV e V são verdadeiras.
e. Apenas a afirmativa III é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os agentes são as pessoas que trabalham na Administração Pública, exercendo as funções determinadas em lei. Nem todas as pessoas
que exercem funções de natureza pública ocupam um cargo público. Na verdade, você verá que o ocupante de cargo público é apenas uma espécie de agente administrativo, dentre outras. A expressão “agente administrativo”, portanto, é um gênero que comporta 3 (três) espécies, segundo a doutrina de Celso Antônio Bandeira de Mello (2010) que são:
Assinale abaixo a alternativa que contém as 3 (três) espécies de agentes administrativos, segundo a doutrina de Celso Antônio Bandeira de Mello (2010).
Escolha uma:
a. Os agentes públicos, os servidores públicos e os particulares colaborando com o Poder Público.
b. Os agentes públicos, os servidores públicos e os particulares colaborando com o Poder Privado.
c. Os agentes políticos, os servidores públicos e os particulares colaborando com o Poder Público.
d. Os agentes políticos, os servidores da iniciativa privada e os particulares colaborando com o Poder Privado.
e. Os agentes públicos, os servidores da iniciativa privada e os particulares colaborando com o Poder Público.
Feedback
A resposta correta é: Os agentes políticos, os servidores públicos e os particulares colaborando com o Poder Público..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto a seguir, em seguida responda o solicitado.
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 84, inciso IV, prevê que compete ao Presidente da República, privativamente, expedir decretos e regulamentos com vistas à fiel execução da lei. Tal preceito constitucional também foi adotado pelas Constituições Estaduais e pelas Leis Orgânicas Municipais e do Distrito Federal, atribuindo competência respectivamente aos Governadores de Estado, Prefeitos Municipais e Governador do Distrito Federal (MEIRELLES, 2009).
Certos agentes públicos têm competência para editar atos normativos, chamados regulamentos, compatíveis com a lei e visando desenvolvê-la. Assim, ao praticar esses atos, tais agentes públicos desempenham o poder regulamentar. Essa competência, que em outros países é outorgada a agentes diversos, é conferida, entre nós, privativamente ao Presidente da República, nos termos do art. 84, IV, da Constituição Federal, e, em razão do princípio da simetria que reina entre as três esferas do governo (União, Estado-Membro-Distrito Federal e Município), também é reconhecida a favor dos Governadores e dos Prefeitos. (Grifo do autor) (GASPARINI, 2010, p.171)
Os regulamentos são, portanto, normas expedidas privativamente pelos Chefes do Poder Executivo, exteriorizadas na forma de decreto, tendo por finalidade precípua facilitar a execução das leis (GASPARINI, 2010). Também é necessário que os regulamentos sejam editados de acordo com técnicas legislativas gerais, podendo se valer de instrumentos como a vacância (vacatio, em termos jurídicos). Além do decreto regulamentar, este tipo de poder ainda pode ser expressado por meio de resoluções, portarias, deliberações, instruções e regimentos, editados por autoridades distintas do Chefe do Executivo ou ainda por órgãos colegiados (DI PIETRO, 2010).
Assinale abaixo sobre qual dos poderes administrativos o texto se refere:
Escolha uma:
a. Se refere ao Poder de polícia.
b. Se refere a todos os poderes administrativos.
c. Se refere ao Poder hierárquico.
d. Se refere ao Poder normativo.
e. Se refere ao Poder disciplinar.
Feedback
A resposta correta é: Se refere ao Poder normativo..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Administração Pública Indireta é integrada por um conjunto de entidades, que atuam na execução de diversas atividades, dentre elas temos:
1 – Fundações.
2 - Empresas públicas.
3 - Sociedades de economia mista.
Relacione as entidades acima com a definição corresponde a seguir e depois selecione a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento:
(___) Podem ser criadas por qualquer ente federativo para a exploração da atividade econômica, nos casos autorizados pela Constituição, quais sejam: quando necessária aos imperativos da segurança nacional; ou para relevante interesse coletivo (art. 173 da CF/88). Elas têm personalidade jurídica de direito privado e patrimônio totalmente público; É necessário que haja prévia autorização em lei para que possa ser posteriormente criada.
(___) São apenas as que são instituídas pelo Poder Público, e não as que porventura sejam criadas por particulares. Elas “prestam-se, principalmente, à realização de atividades não lucrativas e atípicas do Poder Público, mas de interesse coletivo, como a educação, cultura, pesquisa, sempre merecedoras do amparo estatal”. Para ser criada é fundamental que exista uma lei que a autorize e sua criação pode ser feita com personalidade de direito público ou de direito privado, a critério do ente federativo que a instituirá.
(___) Podem ser criadas por qualquer ente federativo para a exploração da atividade econômica, nos casos autorizados pela Constituição, quais sejam: quando necessária aos imperativos da segurança nacional; ou para relevante interesse coletivo (art. 173 da CF/88). Elas também têm personalidade jurídica de direito privado, mas o patrimônio não é totalmente público. A maior parte será sempre público (ao menos no que tange às ações que dão direito ao voto), mas se admite a participação de particulares.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. 2, 1, 3.
b. 2, 3, 1.
c. 3, 2, 1.
d. 1, 2, 3.
e. 3, 1, 2.
Feedback
A resposta correta é: 2, 1, 3..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Além dos princípios constitucionais explícitos, previstos expressamente no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, o Direito Administrativo brasileiro é regido por vários outros, denominados Princípios Constitucionais Implícitos, previstos implicitamente no texto constitucional. São princípios extraídos, portanto, a partir da interpretação da Carta Magna.
Sobre os Princípios Constitucionais Implícitos analise as definições a seguir e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta dos princípios apresentadas:
I - Ampara toda a atuação da Administração Pública, que tem o dever de tratar todas as pessoas da mesma maneira, sem preferências ou privilégios. Deste princípio decorre o dever que o Estado possui de corrigir desigualdades. É com base nisso que pode haver a concessão de bolsas de estudo a pessoas carentes, por exemplo. Agindo dessa maneira, o Estado trata de forma diferente quem está em situação de desigualdade, dando a elas condições de pleno desenvolvimento.
II - Está relacionado aos serviços públicos prestados pelo Estado. As necessidades sociais não se interrompem nem se suspendem. Elas são contínuas e, por isso, os serviços públicos também devem ser. É por esse princípio que se veda, até mesmo em caso de greve, a paralisação completa na prestação dos serviços públicos. Em caso de greve, exige-se que um mínimo seja mantido de forma ininterrupta, sob pena de ilegalidade da paralisação e responsabilização dos servidores envolvidos.
III - A Administração Pública responde pelos danos que ocasionar a terceiros, sejam eles causados durante a execução das suas atividades de rotina ou na prestação dos serviços públicos. A responsabilidade da Administração Pública é objetiva, por força de determinação constitucional (art. 37, § 6º). Demonstra que a Administração terá o dever de indenizar, independentemente da existência de dolo ou culpa.
IV - Determina que os entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) controlem os atos praticados pelas entidades que foram instituídas por eles (DI PIETRO, 2011). Por exemplo: se o Município criou uma autarquia, deve controlar os atos por ela praticados, de modo a verificar se respeitam os demais princípios que regem do Direito Administrativo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta dos princípios apresentados:
Escolha uma:
a. Da isonomia, da continuidade, da responsabilidade e da tutela.
b. Da tutela, da continuidade, da responsabilidade e da isonomia.
c. Da isonomia, da responsabilidade, da continuidade e da tutela.
d. Da
isonomia, da tutela, da responsabilidade e da continuidade.
e. Da tutela, da continuidade, da isonomia e da responsabilidade.
Feedback
A resposta correta é: Da isonomia, da continuidade, da responsabilidade e da tutela..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Analise as atribuições apresentadas a seguir:
- Ordenação: é a possibilidade de ordenamento dos atos e atividades da administração, conferida aos órgãos ou agentes administrativos situados em posição superior, respeitada a hierarquia;
- Delegação: é a possibilidade conferida aos órgãos ou agentes administrativos superiores de transmitir em caráter temporário e revogável aos que estão em posição inferior, os poderes para a prática de atos administrativos que seriam de sua competência;
- Avocação: ao contrário da delegação, a avocação dá a possibilidade ao órgão ou agente administrativo em posição hierárquica superior de trazer para si a responsabilidade para a prática de ato conferido ao seu subordinado, amparado por lei, e de acordo com a discricionariedade;
- Revisão: é a faculdade conferida ao órgão ou agente administrativo superior de revisar alguns atos administrativos praticados pelos seus subordinados;
- Fiscalização: seguindo a mesma lógica da revisão, na fiscalização é conferido aos órgãos ou agentes superiores o poder/dever de fiscalizar os atos praticados pelos inferiores.
Assinale a alternativa que contém o Poder Administrativo a qual as atribuições apresentadas são decorrentes:
Escolha uma:
a. São decorrentes do Poder disciplinar
b. São decorrentes do Poder de polícia
c. São decorrentes do Poder normativo
d. São decorrentes do Poder preventivo.
e. São decorrentes do Poder hierárquico
Feedback
A resposta correta é: São decorrentes do Poder hierárquico.
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As entidades são as pessoas jurídicas que compõem a Administração, as quais podem ter personalidade de direito público ou de direito privado (MEIRELLES, 2009). A personalidade de direito público ou de direito privado – distingue a pessoa jurídica em relação aos seus direitos e deveres. As pessoas jurídicas de direito privado, como as empresas em geral, têm maior liberdade, diferente das de direito público, que têm uma atuação limitada às determinações legais (necessidade de realizar licitações, concursos públicos ou processos seletivos etc.). No entanto, por atuarem na proteção do interesse público, as pessoas jurídicas de direito público têm prerrogativas que não estão disponíveis para as de direito privado.
As entidades podem ser agrupadas, de acordo com as suas características, em 5 (cinco) grupos (MEIRELLES, 2009):
1 – Estatais.
2 – Autárquicas.
3 – Fundacionais.
4 – Empresariais.
5 – Paraestatais.
Relacione os conceitos a seguir, com o grupo a que corresponde e selecione a alternativa que indica a sequência correta de preenchimento:
(__) São pessoas jurídicas de direito público (assim como as entidades estatais), mas não possuem poder político. Na verdade, são criadas pelas entidades estatais para viabilizarem a descentralização de algum serviço público (MEIRELLES, 2009). Você estudará este assunto com mais detalhes ainda neste capítulo, mas em tópico autônomo.
(__) São pessoas jurídicas de direito privado, que contam com o apoio da Administração Pública e as autoriza a prestar determinados serviços ou a realizar atividades de interesse público, mediante subvenções e outras formas de incentivo. Essas entidades não prestam atividades exclusivas do Estado, mas desempenham funções de interesse público em áreas como cultura, educação e assistência social, por exemplo (MEIRELLES, 2009).
(__) São criadas pelas entidades estatais e podem ter personalidade jurídica de direito público ou de direito privado. Essa será uma decisão tomada no momento da criação da fundação (MEIRELLES, 2009). Você também as estudará com mais detalhes em tópico autônomo.
(__) São as que compõem a própria estrutura do Estado: a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Todas são pessoas jurídicas de direito público, dotadas de poderes políticos e administrativos. Elas formam a Administração Pública Direta (MEIRELLES, 2009).
(__) São pessoas jurídicas de direito privado, criadas pelas entidades estatais. Elas podem ser geradas sob a forma de empresas públicas ou de sociedades de economia mista (MEIRELLES, 2009).
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. 3, 2, 1, 4, 5.
b. 2, 1, 4, 5, 3.
c. 4, 3, 5, 1, 2.
d. 5, 3, 1, 2, 4.
e. 2, 5, 3, 1, 4.
Feedback
A resposta correta é: 2, 5, 3, 1, 4..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dentro do estudo do Direito Constitucional e Administrativo, sobre o conceito de Poderes Administrativo, analise as afirmações a seguir:
I - Para possibilitar que o Estado desenvolva a atividade concreta e imediata que lhe é inerente para a consecução dos interesses coletivos, à Administração Pública foi atribuída a tarefa de fazer prevalecer a força da lei, em detrimento da vontade particular dos cidadãos, com vistas a privilegiar o interesse público em relação ao interesse privado.
II - Para que o Estado realize suas atividades de forma a satisfazer o bem comum, o ordenamento jurídico brasileiro confere à Administração uma série de poderes, a fim de dar condições para que tais tarefas sejam realizadas. São os chamados poderes administrativos ou poderes da administração. Estes poderes são influenciados por dois fatores: a supremacia do interesse público e a gestão dos interesses alheios.
III - Poderes administrativos “são inerentes ao exercício da atividade administrativa da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em observância às suas competências constitucionais, e somente podem ser exercidos nos limites da lei”. Isto quer dizer que mesmo sendo conferidos tais poderes à Administração Pública, o exercício nunca poderá se sobrepor às leis.
IV - Entende-se por poder administrativo o conjunto de prerrogativas de direito público, que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos, para permitir que o Estado alcance seus fins. Há manifestação dos poderes administrativos em todas as esferas (Executivo, Judiciário e Legislativo).
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa II é verdadeira.
b. Apenas a afirmativa I é verdadeira.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas a afirmativa III é verdadeira.
e. Apenas a afirmativa IV e verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando