Buscar

Entropia e a Morte Térmica do Universo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE – UNINASSAU – POLO CARUARU - PE
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
FUNDAMENTOS DE TERMODINÂMICAS
TUTOR: ROBERTO MENEZES
ALUNO: 
MATRICULA: 
Diante do que foi estudado ao longo da disciplina, vimos que a entropia aponta para o fim do universo. Disserte justificando esta afirmação. Não se esqueça de fundamentar e referenciar sua resposta.
 Existe uma lei científica chamada de lei de entropia, que afirma que há no Universo uma tendência irresistível para a desordem, ou aumento da entropia (conceito da Física), no sentido da Termodinâmica. Em outras palavras, há uma tendência irresistível para o equilíbrio termodinâmico. Assim, a temperatura do Universo vai diminuindo até atingir uma temperatura constante. A entropia é à medida que mede a desordem das partículas em um sistema físico. Quando observando a natureza como um sistema, podemos dizer que o universo recebe energia constantemente, mas não libera essa energia para o meio externo, concluindo então que a entropia do universo está aumentando com o passar do tempo. Apontando para o fim do universo, mas conhecido como a morte térmica do universo.
Sabe-se que a morte térmica do universo foi estudada tendo como base a 2º lei da termodinâmica que diz: “A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo”.
Com base nos estudos de William Thompson, pode-se afirmar que a morte térmica é o fenômeno no qual todo o processo no universo irá, eventualmente, parar, a energia irá ser distribuída de forma igual por todo o Universo, passando a inexistir fontes quentes e fontes frias para a realização de trabalho, ou seja, tudo terá a mesma temperatura. Quando o universo alcançar seu estado de máxima entropia (estado de equilíbrio termodinâmico) nenhum trabalho será possível de ser realizado e toda a energia disponível será convertida em energia indisponível.
Diante disso, sabemos que dados revelam que o universo começou com uma entropia baixa e de acordo com a segunda lei da termodinâmica, essa entropia foi aumentando desde então. Agora o que deve ser estudado é qual a velocidade que esse acontecimento esta ocorrendo e sabermos a quantidade de energia disponível ainda no universo para que assim, saibamos se o universo esta realmente em risco. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS 
http://professor-de-ciencias.blogspot.com/2010/04/ordem-e-entropia.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_t%C3%A9rmica_do_Universo https://hypescience.com/27299-morte-universo/

Continue navegando