Buscar

COLUNA CRVICAL

Prévia do material em texto

COLUNA CRVICAL
A coluna cervical está localizada na região do pescoço, sendo composta por sete vértebras encaixadas entre si através de uma articulação interfacetaria. São elas classificadas como C1 – C2 – C3 – C4 – C5 – C6 – C7.
Entre duas vértebras adjacentes existe a interposição de um disco intervertebral que possui a função de amortecedor, quando dos movimentos da cabeça (Flexão –Extensão – Rotação – Circunvolução).
A coluna cervical é a mais móvel dos 3 segmentos vertebrais, sendo esta mobilidade determinada pelos encaixes entre as vértebras, que são realizados em ângulos de 45 graus.
A Cervicalgia (cervical = região do pescoço + algia = dor) é uma queixa comum nos consultórios médicos, sendo ela variável quanto à intensidade, podendo acarretar desde pequenos desconfortos até dores fortes e incapacitantes.
É bastante frequente a ocorrência de dores, tensões e rigidez no local onde está localizada a coluna cervical.
Ao analisarmos os casos de cervicalgias nas populações trabalhadoras, devemos ter em mente que a grande maioria delas é de caráter postural e/ou emocional, causando tensão e rigidez muscular no pescoço.
Hábitos errados como posturas viciosas e prolongados, ver TV deitada, ler na cama, utilizar computadores em posições erradas, utilizar colchões e travesseiros inadequados, ou mesmo a vivência de problemas familiares ou profissionais desencadeiam dores cervicais, em maior ou menor magnitude.
Além das Cervicalgias posturais podemos também encontrar na população trabalhadora pacientes com queixas dolorosas cervicais secundárias a doenças ou alterações próprias da coluna, de estruturas vizinhas a esta, ou mesmo, de doenças sistêmicas.
Alongamento
 	
1º Puxe a cabeça em direção ao ombro esquerdo. Feito isto, volte devagar, desfazendo o percurso. Agora, faça o mesmo do lado direito.
2º Empurre a cabeça para trás. Feito isto, volte devagar, desfazendo o percurso. Agora, faça o mesmo para frente.
3º Puxe a cabeça em direção ao peito direito (ao lado do ombro). Este alongamento atinge o músculo lateral da coluna cervical. Para potencializar o alongamento, pode-se apertar o músculo alongado com a outra mão. Feito isto, volte devagar, desfazendo o percurso. Agora, faça o mesmo do outro lado.
IMPORTANTE:
Os alongamentos acima são para ser feito todos os dias, fazendo parte de nossos hábitos, porém quando tivermos com dores em alguma parte de nossa coluna, devemos concentrar um alongamento forte na região específica, repetindo a série, pelo menos três vezes. O resultado é certo!
Quando mais devemos nos alongar?
Toda vez que for iniciar uma atividade qualquer de esforço físico, como uma simples varrida prolongada de casa, ou uma arrumação qualquer. 
Toda vez que terminarmos uma atividade de esforço físico. 
Quando acontecer uma queda ou susto, como uma batida de carro sem grandes danos. Neste momento o corpo, num ato reflexo, junta-se para nos defender, por isso precisamos nos alongar, para suavizar a tensão muscular, e proporcionar melhoras mais rápidas e eficazes, levando o corpo aos seus movimento suaves como antes.

Continue navegando