Buscar

Argumento a completudine

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Argumento a completudine 
Portugues instrumental ii 
Professora aline 
Caracteristicas 
O ARGUMENTO A COMPLETUDINE
Diz respeito ao próprio ordenamento jurídico, defendendo que nele não há lacunas, porque é completo, “não deixa de prescrever normas proibitivas às condutas que violam algum direito ou normas permissivas para assegurar direitos que normas maiores garantem.” O argumento a completudine ainda garante que se a lei for omissa o julgador não deixará “de apreciar e dar solução a qualquer demanda que diga respeito a lesão ou ameaça a direito.” Esse raciocínio jurídico é assegurado no art. 5º da CF/88, no inciso XXXV, portanto, o “Juiz  que se recusar a decidir uma lide comete denegação da justiça” (p.256).
Existem fundamentos nos quais se apóia o magistrado quando a lei silencia, conforme o art. 4º da LICC, “Quando a lei for omissa, o juiz decidirá de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito”.  O argumentante quando não encontra resolução pela legislação, utiliza o argumento a completudine “por não admitir que as normas jurídicas sejam incompletas para regulamentar os fatos.” Busca, portanto, “uma extensão da norma jurídica” e, a parte contrária confronta este argumento da mesma forma que o a fortiori, interpretando a lei stricto sensu, “a interpretação menos extensa da lei” (p. 257-258).
Diz respeito ao próprio ordenamento jurídico, defendendo que nele não há lacunas, porque é completo,
não deixa de prescrever normas proibitivas às condutas que violam algum direito ou normas permissivas para assegurar direitos que normas maiores garantem

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais