Buscar

Resenha do livro Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Tocantins
Resenha do livro: “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais”
de: Jaron Lanier
Hamilton Akitaya dos Santos
Universidade Federal do Tocantins
Curso de Ciências Contábeis
Português Instrumental Prof. Ary Carlos
Nome: Hamilton Akitaya dos Santos
Resenha do livro “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais” de: Jaron Lanier
O foco de “Dez argumentos” é justamente o bombardeio constante das redes sociais nas nossas vidas e como isso está mudando a nossa cabeça. Hoje me dia, todos amam a internet e a maioria não tem a menor intenção de deixar as redes sociais. Eu mesmo busco notícias pelo facebook, por ser mais conveniente e leitura rápida e também manter contatos com amigos distantes. Mas, a forma como temos nossas informações roubadas, o que permite que sejamos manipulados, até mesmo sem perceber é um dos pontos qual Lanier nos alerta. A outra coisa seria que as redes sociais se transformaram em um “ambiente” em que as informações são compartilhadas sem responsabilidade, com “fake news” e difamações/calúnias a serem postadas, mostrando um lado ruim do ser humano enquanto tem uma “proteção, e isso pode nos afetar, pois estão desenvolvendo Inteligências Artificiais para nos pontuar... e já acontece na China!
Dividido em 10 capítulos, o livro aborda desde a perda do livre-arbítrio, a infelicidade causada pelas Redes Sociais. Entre os nomes dos tópicos abordados, estão:
1) Você está perdendo seu livre-arbítrio – Para refletirmos sobre as manobras tecnológicas para diminuir a capacidade de escolha. O autor cita o Behaviorismo, uma teoria da psicologia qual visam examinar o modo de reação de pessoas ou animais em determinadas situações.
2) Largar as redes sociais é a maneira mais certeira de resistir a insanidade dos nossos tempos – aqui é destrinchado o que é uma empresa Bummer e seus malefícios.
3) As redes sociais estão tornando você um babaca – fala da relação com hierarquias das redes e suas nocividades para uma internet saudável e mudanças de temperamento por causa de preocupações com a sua imagem social de forma acentuada.
4) As redes sociais minam a verdade - pelos algoritmos, há uma certa personalização no feed de cada um, nisso, terá algumas (muitas) omissão de fatos verdadeiros; o exemplo: Ashley Madison, um dos sites falsos da internet, qual impulsionava encontros adúlteros para alguns perfis que, são mais suscetíveis a manipulação, pela estatística.
5) As redes sociais transformam o que você diz em algo sem sentido – simplesmente sobre “fake News” e suas faltas de argumentos.
6) As redes sociais destroem sua capacidade de empatia – mostra o uso indiscriminado da internet criando bolhas sociais, indo em sentido contrário do real social, com as redes “sociais”, assim fazendo nos perder a capacidade de empatia.
7) As redes sociais deixam você infeliz – você infeliz = mais renda as empresas Bummer.
8) As redes sociais não querem que você tenha dignidade econômica – fala da manipulação para que o usuário “alimente” financeiramente algumas empresas.
9) As redes sociais tornam a política impossível – aqui o autor cita as eleições americanas, apesar de termos algo parecido aqui no Brasil. Entre outros exemplos, temos os massacres ocasionados das diferenças étnicas em Mianmar.
10) As redes sociais odeiam sua alma – temos pessoas de boa índole na internet, mas a mancha com ondas de intolerância, estupidez e idiotismo. Nesta obra, o autor nos mostra a ligação destes sentimentos do “lado negro” nos fazem pessoas ruins.
	Abordando temas como religião e política, Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais tem um olhar “radical” sobre o assunto. E por isso, é uma leitura válida para que possamos não apenas para blindar contra os males a que elas nos expõem, como também aprender e refletir sobre como somos na internet.
Auto Avaliação
	Boa Noite, Professor Ary Carlos! Aqui está minha auto avaliação deste primeiro período.
	Este período foi curto e muito condensado por “problemas anteriores” da instituição, qual prejudicou professores e alunos. Tive algumas faltas, mas creio que meu aprendizado não foi tão prejudicado, enquanto as aulas foram interessantes, pois não tenho tanto conhecimento em Português, pois morei muito tempo fora do Brasil.
Apesar disso, penso que mereço o mínimo para avançar neste curso, que é nota 7.
	Gostaria de agradecer ao Professor pelas aulas, textos inteligentes quais nos deu sem nenhuma contrapartida.

Continue navegando