Buscar

Responsabilidade do Engenheiro em Acidentes Estruturais

Prévia do material em texto

Introdução 
O engenheiro, ao exercer seu trabalho, leva consigo a responsabilidade de zelar por vidas humanas, devendo sempre, realizar sua função de profissional ético. Por mais que isso seja repetido várias vezes, não faltam exemplos de casos em que os engenheiros agiram incompetente, expondo vidas a grandes riscos. 
Diante disso, torna-se necessário frisar a importância da decisão pessoal do engenheiro em várias situações, e este sempre deve lembrar que existem vários recursos ao seu favor, visto a formação que teve. É necessário também, que o engenheiro tenha consigo um conjunto de experiências vividas, que serão consultadas em vários momentos.
Os grandes acidentes que já ocorreram na história, são lições para os atuais engenheiros. Alertam para os pequenos detalhes, que quando são ignorados e podem se tornar a causa de muitos transtornos. Os pequenos equívocos e as pequenas desatenções também são a causa de muitos prejuízos, que não podem ser toleradas pelo engenheiro que projeta e que gerencia.
Podemos constatar que os vários acidentes estruturais ocorridos no Brasil tiveram origens diversas – no projeto, nas técnicas de construção, nos materiais empregados, no controle da execução, no seu uso durante sua vida útil. Os engenheiros envolvidos com as fases de uma obra devem atentar para o cumprimento de normas técnicas, sempre avaliando as condições de estabilidade, durabilidade e funcionalidade do empreendimento (CUNHA, 1996).
No texto a seguir, será mostrado exemplo de um acidente estrutural com vítima fatal no Brasil. Teve grande repercussão na imprensa da época, e até hoje é assunto de muitas discussões. Nesse, pode-se constatar a existência de várias falhas, com origens diversas, que concomitaram para a ocorrência dos acidentes. Entretanto, as deficiências nas fundações, é o objeto de análise desse trabalho. As falhas ao serem analisadas, podem servir de lição, sendo uma forma de impedir que mais desastres do tipo ocorram.

Continue navegando