A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Anatomia dos Sistemas UNIP

Pré-visualização | Página 1 de 6

ANATOMIA 2
1 Herófilo da Macedônia descreveu as meninges, o encéfalo, o cerebelo e o quarto ventrículo, e foi também o primeiro a distinguir os nervos sensitivos e os nervos motores. Baseado nas informações contidas no texto julgue as afirmações que se seguem: I. A dura-máter é uma membrana fina que adere à superfície do encéfalo. II. O tálamo é uma massa ovoide que se localiza de cada lado do quarto ventrículo. III. O cerebelo é a formação nervosa volumosa localizada atrás do bulbo e da ponte. IV. O encéfalo e a medula espinal formam o neuroeixo. Com relação aos dados apresentados, está correto APENAS o que se afirma em:
B - III e IV
2 - O líquido cerebrospinal flui dos ventrículos pareados do cérebro para uma série de cavidades não pareadas interconectadas no centro do tronco encefálico. O líquido cerebrospinal sai no sistema ventricular, e entra no espaço subaracnóideo através de pequenos orifícios ou aberturas, perto do local onde o cerebelo implanta-se no tronco encefálico. No espaço subaracnóideo, o líquor é absorvido pelos vasos sanguíneos por meio de estruturas especiais chamadas de:
B - granulações de Pacchioni
3 - Os vírus, as bactérias, os protozoários e os vermes podem infectar o sistema nervoso, levando a doenças de gravidades diversas, dependendo do tipo de agente infeccioso, de seu estado físico e da idade da pessoa afetada. Diversos tipos de vírus podem atingir as meninges, as membranas que envolvem o SNC, causando as meningites virais. Se o encéfalo for afetado, fala-se de encefalites. Se a medula espinal for afetada, fala-se de poliomielite. Infecções bacterianas também podem causar meningites. Baseado nas informações contidas no texto e seus conhecimentos em neuroanatomia assinale a alternativa CORRETA quanto às meninges.
B - A pia-máter é separada da aracnoide-máter por um espaço cheio de líquido.
4 - A contribuição mais importante de Thomas Willis foi sua pesquisa sobre:
A - o complexo vascular na base do cérebro
5 - Divisão do sistema nervoso com base na segmentação, cuja substância cinzenta situa-se por fora da substância branca e forma uma camada fina, o córtex, sendo denominado de sistema nervoso suprassegmentar, é constituído pelo:
D - cérebro e cerebelo
6 - Em relação ao sistema nervoso, relacione as colunas: 
1-VII Par de Nervos Cranianos (_) Origem encefálica no cérebro 
2-Sistema Nervoso Visceral (_) Pertence ao SN suprassegmentar 
3-II Par de Nervos Cranianos (_) Conduz estímulos aos músculos esqueléticos
 4-Sistema Nervoso Somático (_) Conduz estímulos ao músculo cardíaco 
5-Cérebro (_) Origem encefálica no tronco encefálico
D - 3, 5, 4, 2, 1.
7 - Estruturas do diencéfalo:
E - tálamo e hipotálamo
8 - Após a fecundação, inicia a divisão mitótica deste núcleo e a clivagem da célula ou segmentação que dão origem à etapa bicelulada, que é o começo do desenvolvimento embrionário do indivíduo. Esse processo tem princípio cerca de 30 horas após a fecundação. Estas duas primeiras células são designadas como:
A – blastômeros
9 - Pelo 4º dia de desenvolvimento, o acúmulo de líquido pela mórula procede em separação das células em trofoblasto e embrioblasto, ou massa celular interna. Do 8º ao décimo 12º dia de desenvolvimento, as funções do trofoblasto abrange tudo o que segue, EXCETO:
B - formação do próprio embrião
10 - As seguintes declarações dizem respeito à anencefalia:
E - as maiores partes do encéfalo e da calvária estão ausentes.
11 - No embrião humano, o tecido conjuntivo, a bexiga urinária e o cérebro são, RESPECTIVAMENTE, de origem do:
E - mesoderma, endoderma e ectoderma
12 - Associe a coluna I (camadas germinativas primárias) com a coluna II (tecido ou órgão respectivo). 
A associação CORRETA na coluna II, de cima para baixo, é:
C - 1-2-3-2
13 - Hormônio que parece ser o responsável pelas sensações de vômito, a êmese da gestação, durante os estágios iniciais da gestação é o (a):
E - gonadotrofina coriônica humana
14 - A embriogênese do SNC inclui três eventos do desenvolvimento, a indução, a neurulação e a formação de vesículas. A indução é um processo de sinalização célula a célula, pelo qual o mesoderma subjacente induz o ectoderma a tornar-se neuroectoderma e formar a placa neural, que dá origem à maior parte do SNC. A neurulação é o processo pelo qual a placa neural dobra-se sobre si mesma e fecha-se como um zíper para tornar-se o tubo neural. Em torno do 24º dia e desenvolvimento intrauterino, a parte mais alargada, a rostral do tubo neural subdivide-se em três vesículas primordiais, o prosencéfalo, o mesencéfalo e o rombencéfalo. Com base nas descrições do texto, julgue as afirmações que se seguem. 
O mesencéfalo permanece como tal.
 II. O mielencéfalo diferencia-se no bulbo e no cerebelo.
III. O rombencéfalo divide-se em telencéfalo e diencéfalo.
 IV. O prosencéfalo diferencia-se na ponte. 
Com relação aos dados apresentados, está correto APENAS o que se afirma em:
C – I
15 - Qual das funções abaixo NÃO pode ser aplicada às neuróglias?
E - Auxiliar na condução do impulso nervoso
16 - Encontram-se relacionadas abaixo algumas funções das neuróglias. Assinale um número a cada uma, usando o seguinte código:
 1. Referente à micróglia 
2. Referente aos astrócitos
 3. Referente às células ependimárias
 (___) Apresentação de antígenos.
 (___) Formação e intercâmbio do glutamato.
 (___) Regulam as trocas entre o líquido cerebrospinal nos ventrículos.
(___) Possuem mobilidade ameboide.
 (___) Participação na estrutura da barreira hematoencefálica.
 Escolha, dentre as possibilidade abaixo, a que contiver a sequência numérica CORRETA:
A - 1-2-3-1-2
17 - Damos abaixo uma lista de neuróglias, numeradas de I a V, e uma lista de características, precedidas por uma letra. Assinale a alternativa que contenha as neuróglias e as suas características correspondentes.
Células ependimárias 
II. Oligodendrócitos
 III. Astrócitos 
IV. Micróglia 
V. Células satélites
A. Células cuboides ou prismáticas que forram, como epitélio de revestimento simples, as paredes dos ventrículos encefálicos. 
B. Produzem as bainhas de mielina que servem de isolantes elétricos para os neurônios do SNC. 
C. Neuróglia periférica, também designada de anfícitos, oriundas da crista neural; envolvem neurônios de gânglios sensitivos.
 D. Semelhante a uma estrela; são as neuróglias mais numerosas e maiores no encéfalo.
 E. Diferentemente de outros neurônios e outras neurogliais, é de origem mesodérmica e aparece precocemente durante o desenvolvimento do SNC.
A - IA, IIB, IIID, IVE, VC.
18 - São CORRETAS as frases de números:
 I. A plasticidade neuronal pode ser definida como a capacidade cerebral de alterar funcional e morfologicamente estruturas em resposta, por exemplo, a lesões.
II. O herpes simples e o herpes-zoster também atingem o transporte dos axônios para alastrar-se a distintas partes do corpo humano. 
III. O neuroblastoma acontece em união à glândula suprarrenal; é benigno e afetam indivíduos adultos ao início da velhice. 
IV. Na doença de Parkinson, a base fisiopatológica se fundamenta na depleção de acetilcolina, pela diminuição da atividade da enzima colina-acetiltransferase. 
V. Os tumores da neuróglia correspondem por 40% a 50% dos tumores intracranianos e são designados de gliomas.
C - I, II, V
19 - Assinalar a afirmação INCORRETA.
D - Os neurônios sensitivos, que conduzem impulsos eferentes para o SNC e no interior deste.
20 - (ENADE – ENFERMAGEM 2010). A esclerose múltipla é uma doença autoimune, crônica que afeta o SNC provocando dificuldades motoras e sensitivas, comprometendo a qualidade de vida de seus portadores. Os sintomas caracterizam-se por distúrbios visuais, perda de sensibilidade dos membros inferiores, fadiga, disfunções motoras e dor. A patologia é um processo inflamatório que causa uma lesão nos axônios neuronais e produz uma esclerose em vários locais do SNC, conforme ilustra a figura abaixo.
Nesse contexto, qual a importância da bainha de mielina

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.