A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Anatomia dos Sistemas UNIP

Pré-visualização | Página 3 de 6

EXCETO
C - aumento dos lobos parietais, corpo amigdaloide e hipocampo.
35 - O cerebelo prende-se à medula espinal e ao bulbo; e à ponte e o mesencéfalo, RESPECTIVAMENTE: 
A - ao pedúnculo cerebelar inferior; e aos pedúnculos cerebelares médio e superior.
36 - A expressão diencéfalo refere-se à parte do SNC que, em conjunto com o telencéfalo, forma o cérebro. Analise as afirmativas abaixo, referentes ao diencéfalo. 
Origina-se embriologicamente do prosencéfalo, ocupando a segunda vesícula. 
II. O hipotálamo é a sua estrutura central. 
III. Sua visualização se faz tão somente após a retirada de todas as estruturas telencenfálicas.
 IV. Subdivide-se em: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo. 
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
D - I, III e IV.
 37 - Considere os seguintes itens relacionados abaixo: 
Regulação na ingestão de água. 
II. Neurossecreção. 
III. Controle endócrino.
 É (são) função (ões) do hipotálamo:
E - I, II e III.
38 - Associe as colunas e assinale a opção CORRETA. 
1. Visão 
2. Revestem parte do assoalho do terceiro ventrículo 
3. Emoção 
4. Controle de secreção de aldosterona pela glândula suprarrenal 
5. Regulação da síntese do hormônio melatonina 
6. Audição 
A. Corpos mamilares 
B. Corpo geniculado medial C. Corpo geniculado lateral 
D. Glândula pineal E. Tani´citos 
F. Órgão subcomissural
A - 1-C; 2-E; 3-A; 4-F; 5-D; 6-B.
39 - O tálamo é um centro de integração com o córtex cerebral, cerebelo e medula espinal, sendo formado em grande parte por substância cinzenta, agrupa grande número de núcleos divididos em cinco grupos: o grupo anterior, o grupo posterior, o grupo lateral, o grupo mediano e o grupo medial. Sobre os núcleos do tálamo pode-se afirmar: 
O grupo mediano relacionado com a ativação do córtex cerebral. 
II. O grupo medial relacionado com o sistema nervoso autônomo. 
III. O grupo anterior relacionado com o comportamento emocional. 
IV. O grupo posterior relacionado com a visão e a audição. 
V. O grupo lateral ventral posterolateral relacionado com a sensibilidade. 
Podemos AFIRMAR que:
C - III, IV e V estão corretas.
40 - O tálamo é um centro de integração com o córtex cerebral, cerebelo e medula espinal, sendo formado em grande parte por substância cinzenta, agrupa grande número de núcleos divididos em cinco grupos. Entre eles, o grupo anterior relacionado com:
A - o comportamento emocional
41 - Considere as estruturas anatômicas abaixo: 
1. Órgão subcomissural 
2. Tani´citos 
3. Glândula pineal 
4. Corpo geniculado medial 
5. Corpos mamilares Relacione estas estruturas com suas funções, a seguir: 
(___) Controle de secreção de aldosterona pela glândula suprarrenal
 (___) Revestem parte do assoalho do terceiro ventrículo
 (___) Regulação da síntese do hormônio melatonina 
(___) Audição
 (___) Emoção 
A sequência VERDADEIRA, de cima para baixo, é:
D - 1-2-3-4-5.
42 - A síndrome de Prader-Willi apresenta como características, EXCETO:
B – caquexia
43 - Os músculos da mastigação são inervados pelo V par craniano, e possuem a função primordial de movimentar a mandíbula em diferentes planos ou direções. Já os músculos da mímica ou da expressão facial, têm pelo menos uma inserção em partes moles como a pele tendo a função de dilatar ou contrair os orifícios palpebrais, nasais ou orais, sendo estes inervados pelo VII par craniano. Com o auxílio dessas informações, o músculo da expressão facial perfurado pelo ducto parotídeo que se abre no nível do 2º molar superior é:
A - Músculo bucinador
44 - A cavidade oral é onde o alimento é ingerido e preparado para a digestão no estômago e intestino delgado. O alimento é mastigado pelos dentes e misturado com a saliva, proveniente das glândulas salivares, que facilita a formação de um bolo alimentar controlável. Com o auxílio desta definição, julgue as afirmações que se seguem.
Adultos normalmente possuem 20 dentes permanentes (ou secundários), contandose os terceiros molares ou dentes do siso.
II. O estômago está situado no abdome, logo abaixo do diafragma, portanto considerada supradiafragmática. 
III. O assoalho da boca contém a língua importante para o transporte de alimentos, sentido do gosto e fala.
 IV. A principal parte da digestão ocorre no intestino delgado, que se estende da cárdia até a papila ileal, que o une ao intestino grosso. 
V. Os dentes são os órgãos mineralizados fixados nos alvéolos da mandíbula e das maxilas. 
Estão corretas, apenas, as afirmações:
E - III e V
45 - Sabe-se que a saliva contém também algumas substâncias que inibem o crescimento e a atividade bacteriana e outras que reduzem o tempo de coagulação do sangue. Isso está associado ao instinto de os animais lamberem suas feridas. O pH da saliva é levemente ácido. Se o pH aumenta, seus componentes inorgânicos de carbonato de cálcio e sulfato de cálcio são depositados sobre os dentes como tártaro e podem também formar cálculos salivares nas glândulas ou nos seus ductos. Se o pH cai muito, as superfícies dentais começam a se descalcificar. Com base em seus conhecimentos sobre a anatomia das glândulas salivares e dos seus ductos, podemos afirmar:
C - A glândula parótida é a maior entre as três glândulas salivares maiores. Situa-se inferiormente ao arco zigomático, anteroinferiormente ao meato acústico externo, anteriormente ao processo mastoide, posteriormente ao ramo da mandíbula e repousa sobre o músculo masseter. Enquanto que o ducto parotídeo contorna a margem anterior deste músculo, e em seguida perfura o músculo bucinador para se abrir no vestíbulo da boca.
46 - Os lábios da boca, de natureza muscular, são ricamente vascularizados e guardam a entrada da boca. São externamente recobertos por pele que se localiza sobre músculos, glândulas e tecido conectivo. Internamente são revestidas por mucosa. Os dois lábios são conectados lateralmente pelas pregas delgadas de tecido que podem ser facilmente observadas quando a boca está ligeiramente aberta é conhecida como:
E - Comissura dos lábios
47 - Caxumba é uma doença infecciosa causada por vírus, que provoca não só inflamação nas glândulas parótidas, mas também acomete as glândulas submandibulares e glândulas sublinguais. Na maior parte das vezes, a infecção se manifesta na infância, nos meses de inverno e no começo da primavera. Embora seja uma enfermidade de evolução benigna, em alguns casos podem ocorrer as seguintes complicações, como por exemplo, inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez. O período de incubação varia de 14 a 25 dias. A transmissão se dá pelo contato direto com as secreções das vias aéreas superiores da pessoa infectada, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas. Raros são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro pode ser afetado em outra ocasião. Dessa maneira, se as glândulas submandibulares fossem afetadas, se daria a inflamação da região ______I______ e o fluxo de saliva ficaria diminuído ______II______, 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas A e B
E - I- de ângulo da mandíbula e II- na cavidade própria da boca.
48 - A cavidade oral é formada por uma série de tecidos que formam suas paredes laterais, anterior, superior e inferior. Uma passagem estreita entre uma projeção do teto da cavidade (denominada úvula palatina) e o dorso da língua, comunica-a com a faringe. Na cavidade oral o alimento é ingerido e triturado, sendo preparado para a digestão no estômago e intestino delgado. O alimento passa por processos mecânicos da digestão por meio de órgãos orais (dentes e língua), além das glândulas da boca, que facilitam a formação de um bolo alimentar controlável. A deglutição é iniciada voluntariamente nesta cavidade, sendo que na fase voluntária do processo se empurra o bolo alimentar da cavidade

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.