Buscar

Caso Poupança Plena (2)

Prévia do material em texto

1 Caso: POUPANÇA PLENA S.A. (OLIVEIRA, 2013)
A Poupança Plena S.A. é uma empresa holding de um grupo que atua em diversos setores do ramo financeiro: seguros, crédito imobiliário, leasing, crédito, financiamento e investimento, corretora de valores e banco comercial. Cada linha de atuação é uma empresa e corresponde a uma divisão diretamente subordinada ao Diretor Presidente. 
Apresenta-se, a seguir, o organograma da alta administração da Poupança Plena S.A.: 
Como o grupo Poupança Plena S.A. quer beneficiar-se das oportunidades de mercado, decidiu criar a Divisão de Novos Negócios, que tem por finalidade desenvolver novas áreas de atuação para o grupo. Quando essas novas áreas estiverem estruturadas e em condições de funcionamento, devem passar para a operação, por meio de uma divisão específica. 
Os projetos da Divisão de Novos Negócios necessitavam da colaboração de equipes das outras divisões; entretanto, isso não vinha ocorrendo de forma adequada, embora nas reuniões gerais presididas pelo Diretor Presidente todos se comprometessem a cooperar. Dentre os problemas existentes, citam-se: 
• cada Divisão dava prioridade a seus próprios assuntos, esquecendo as atividades para as quais deveria colaborar em termos de novos negócios para o grupo, bem como as comunicações começaram a ficar truncadas e distanciadas, ora pela ação dos Diretores de Divisão junto à equipe, ora pelo excessivo respeito à cadeia de comando existente;
• os técnicos emprestados para a Divisão de Novos Negócios eram as sobras de cada Divisão; e 
• os coordenadores de projetos de novos negócios reclamavam da falta de atividade formal para conduzir o processo de maneira adequada. 
Como consequência desse problema, o Presidente decidiu contratar técnicos específicos para a Divisão de Novos Negócios. Com essa decisão, os cronogramas de execução e os custos passaram a ser cumpridos de forma adequada; entretanto, surgiram os seguintes problemas: 
• o não envolvimento e o não cumprimento das outras divisões nos projetos de novos negócios, principalmente pelo desconhecimento do assunto; 
• a capacidade ociosa da equipe técnica da Divisão de Novos Negócios em determinados períodos de tempo; e 
• a insatisfação e a criação de grupinhos (a dos Novos Negócios e a dos outros). 
Como consultor da Poupança Plena S.A., você deve: 
Analisar a estrutura organizacional com os dados de que você dispõe. 
Propor uma estrutura organizacional que você julgue a mais válida para resolver os problemas da empresa. 
Para facilitar essa análise e proposta, você deve criar algumas hipóteses e informações complementares que possam enriquecer o caso. 
2 PESQUISA
	- Faça uma pesquisa sobre aspectos teóricos do tema “governança corporativa”.

Continue navegando

Outros materiais