Buscar

Apol Textualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Linguagem Visual
A fotografia é um código em aberto, pronta para ser decifrada em suas multifacetadas interpretações. Contudo, há especificidades de sua linguagem que atribuem significados pré-estabelecidos, por variações técnicas e estéticas. Com base nas informações sobre a linguagem fotográfica, avalie a fotografia abaixo e assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	(     ) o equilíbrio e composição da imagem tem a ver com o uso das linhas e cores, apenas
	
	B
	(      ) o foco da imagem está completo, acentuando o primeiro plano
	
	C
	(   ) a iluminação da imagem está mal utilizada, pois há áreas em que aparecem sombras bem marcadas
	
	D
	não há movimento na imagem, embora as linhas de perspectiva tragam a sensação de deslocamento do ferro de passar
	
	E
	as linhas da imagem, as faixas amarelas, as sombras e  poste mais ao fundo, se cruzam, gerando certo ritmo na composição
Questão 2/5 - Linguagem Visual
Na técnica fotográfica, o controle da “tríade básica”, para uso do equipamento em modo manual, refere-se à exposição da luz e sua medida no ISO, no obturador, e no diafragma. Sobre esses ajustes marque a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	ISO é a sensibilidade do filme/sensor, e permite que a luz penetre com mais ou menos intensidade, podendo, assim, clarear a imagem capturada.
Você acertou!
Obturador: é equivalente a uma janela que abre e fecha, a partir do comando em que se programa o tempo de abertura dessa janela. Pode-se expor o sensor/filme a um tempo mais longo ou mais curto de exposição, alternando a dosagem de luz e a velocidade com que o registro será capturado.
Podemos ter: a) velocidade alta, o que congela os elementos que estão em movimento diante da câmera; e b) velocidade baixa, que, por sua vez, borra os elementos que se movem.
 
Diafragma: é uma estrutura da lente formada por várias lâminas metálicas que regulam a entrada de luz, assim como se comporta a íris do olho humano. A abertura é medida em um valor numérico, o f/stop, sempre antecedido por um “f/” (f/2, f/5.6, f/16, por exemplo). A abertura se refere à profundidade de campo e à nitidez da imagem, no que se concentra a abertura do diagrama, que são hastes que se fecham em formato de espiral.
 
ISO: o ISO, por sua vez, refere-se à sensibilidade da exposição do sensor/filme. Quanto maior a sensibilidade, mais luz será recebida pelo sensor/filme. Para este ajuste, é indicado para lugares que possuam pouca luminosidade, como algumas ruas à noite, ou ambientes fechados. Já a menor sensibilidade é indicada para lugares muito luminosos, ou para que a imagem não possua seu “grão” ampliado.
	
	B
	ISO é o que dosa a medida da luz que será levada ao sensor/filme a partir de sua janela, regulada pelo tempo em que estará aberta.
	
	C
	Diafragma é o que dosa a medida da luz que será levada ao sensor/filme a partir de uma janela regulada pelo tamanho de seu orifício.
	
	D
	Diafragma é o que dosa a medida da luz que será levada ao sensor/filme a partir de uma janela regulada pelo tempo de abertura.
	
	E
	Obturador é o que dosa a medida da luz que será levada ao sensor/filme a partir de uma janela regulada pelo tamanho de seu orifício.
Questão 3/5 - Textualidade
“Todos os sistemas ortográficos já adotados em português sempre oscilaram entre duas posturas: a grafia etimológica [...]. A primeira postura [...] é evidentemente mais conservadora e exige grande poder de memorização dos falantes, bem como conhecimentos de grego e latim. Já a segunda postura é defendida por aqueles que entendem a língua como instrumento prático de comunicação, cuja escrita deve ser a mais racional e simples possível.” (BIZOCCHI, Aldo. Ortografia do português. Fonológica ou etimológica. Língua Portuguesa, março 2013. Disponível em http://revistalingua.com.br/textos/blog-abizzocchi/ortografia-do-portugues-fonologica-ou-etimologica-280443-1.asp . Acesso em 10/11/2015. 
Segundo os conteúdos observados nesta aula, associe as palavras sugeridas ao critério usado para grafá-la:
Etimológico
fonológico
(   ) chiclete (veio da palavra chiclet)
(   ) xampu (veio da palavra shampoo)
(   ) garagem (veio da palavra garage)
(   ) chaminé (veio da palavra cheminné)
(   ) eslaide (veio da palavra slide)
Nota: 20.0
	
	A
	2-1-2-2-1
	
	B
	1-2-1-1-2
Você acertou!
As palavras chicletes, garagem e chaminé, empregam na sua grafia ch e g por causa da presença dessas formas na palavra de origem. Já xampu e eslaide empregam um critério fonológico, que é usar a letra de acordo com critérios fonológicos (sh>x; e transformação do som do inglês/sli/ em /eslai/)
	
	C
	1-2-2-2-1
	
	D
	2-1-2-1-2
	
	E
	1-1-1-2-2
Questão 4/5 - Linguagem Visual
Com base na história e o surgimento da fotografia, datado oficialmente em 1826, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	( ) A fotografia não teve um único inventor, nem surgiu do dia para a noite. Ela é uma síntese de descobertas físicas, já que se trata de uma ferramenta técnica de produção de imagem.
	
	B
	( ) Há nomes como o do americano Roger Fenton (1800–1877), que desenvolveu o sistema positivo e negativo da fixação da imagem, batizado de calotipo,
	
	C
	( ) Com o avanço da tecnologia e o surgimento de máquinas portáteis, os jornais decidiram retratar guerras. As primeiras imagens de guerra são registros de Robert Dousneau,
	
	D
	( ) Com o daguerreótipo, é acelerado o tempo de exposição, possibilitando a produção de retratos, e que o fotografado não tivesse que ficar imobilizado durante minutos.
Você acertou!
	
	E
	Se trata de uma ferramenta técnica de produção de imagem criada em 1826.
Questão 5/5 - Textualidade
Leia o poema Questão de Pontuação, de João Cabral de Mello Neto,  neste link: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/portugues-metafora-e-pontuacao-em-textos-literarios.htm   
Agora, de acordo com os conteúdos da aula, assinale a sentença em que a pontuação está empregada de acordo com as regras que estudamos nesta aula:
Nota: 0.0
	
	A
	“Até podemos brincar, mas propaganda, é coisa séria.”
	
	B
	“Se Pepsi fosse um cliente comum, a Almap seria uma agência comum”
vírgula separando duas sentenças articuladas por conectivo condicional (se) está bem empregada; na alternativa “a” a vírgula está separando sujeito de verbo (propaganda é), assim como na alternativa “c” (Perda de apoio abala). Nas alternativas “d” e “e” a vírgula está separando inadequadamente verbo de complemento (contradizem versão de Cunha/ recupera caminhão).
	
	C
	“Perda de apoio, abala estratégias de Cunha” (Zero Hora)
	
	D
	“Papéis contradizem, versão de Cunha sobre conta na Suíça” (FSP)
	
	E
	“PRF recupera, caminhão carregado de alimentos roubado na BR-101

Continue navegando

Outros materiais