Buscar

Sociedade, Educação e Cultura Avaliação I Redação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A história da humanidade, diante de uma determinada concepção, pode ser medida em cinco principais fases, que vão da Pré-história até a Idade Contemporânea. Nesse contexto, a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna ocorreu num movimento cultural e científico chamado de Renascimento. Logo, entre as mudanças que marcaram o período em que nascera a Sociologia como uma nova ciência do conhecimento estão as novas mentalidades do Renascimento. Este será o momento em que as concepções de homem, natureza, religião, produção e circulação de mercadorias sofrerão abalos profundos no interior de suas origens, finalidades e sentidos junto à sociedade. Diante disto, escreva uma redação com o tema: AS DIFERENÇAS ENTRE A CULTURA MEDIEVAL E A CULTURA RENASCENTISTA.
	Resposta Esperada:
Na cultura medieval, a concepção predominante era o Teocentrismo, na qual Deus é o centro do universo. A Bíblia representa o documento de maior referência à elaboração de conhecimentos. Os fatos e os fenômenos ocorriam por vontade divina. O homem é tido como um pecador que deve expiar seus erros o tempo todo. Os bens materiais e a vida terrena não possuem valor; a capacidade de pensar deveria estar subordinada à fé.
A cultura do Renascimento predominou da ideologia do Antropocentrismo, na qual o ser humano é o centro das preocupações. A razão, os métodos e as experiências científicas servirão de base à elaboração do conhecimento, o homem é responsável pelo seu destino e capaz de transformar a realidade na qual se encontra, deve então construir, navegar, descobrir, dominar, explorar. A fé será conduzida ao aspecto religioso e a razão terá prioridade diante do ofício da ciência e dos estudos da natureza.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais