Buscar

BIOLOGIA MOLECULAR BASICA

Prévia do material em texto

1Discursiva 1A partir do seu conhecimento sobre os ácidos nucleicos, caracterize, como estão estruturados, ou seja, ligados entre si, os componentes formadores e as funções de cada um deles: a) DNA; b) RNA. Peso: 3.0
a) DNA(ácido desoxirriboonucléico ): Tem como função principal ser o centro das informações genéticas de um ser vivo. Ele é formado por duas fitas compostas por nucleotídeos, estes são formados de uma molécula de fosfato, uma pentose (que no DNA é a desoxirribose) e a base nitrogenada ( que no DNA podem ser: adenina, timina, citosina e guanina). Os nucleotídios de um lado da fita de DNA se ligam por ligações covalentes ao outro nucleotídeo da fita adjacente, esta ligação se faz pelas bases nitrogenadas, onde adenina se liga por ligações covalentes a timina e citosina se liga a guanina. b) RNA(ácido ribonucléico): Tem como funções a transcrição ou cópia das informações contidas no DNA para o RNA mensageiro, além de atuar na transcrição (ou conversão) desta informação em proteínas (RNA transportador e ribossômico). O RNA mensageiro, possui uma fita única onde os nucleotídeos (compostos de fosfato, pentose ribose e bases nitrogenadas) se alinham para o acoplamento com o RNA transportador e ribossômico). No RNA as bases nitrogenadas que o contituem são: adenina ligada a urarila e citrosina a guanina, no RNA a base nitrogenada timina é trocada por uracila.
 Pontuação : 3
Objetiva G1
1Até 1952 não se sabia ao certo quem era o responsável por armazenar a informação hereditária na célula. A partir de qual experimento esse mistério foi resolvido?
	R:A partir de experimentos com fagos com marcadores radioativos.
2Analise as afirmações a seguir.
I – O DNA é formado por nucleotídeos compostos por um açúcar desoxirribose, um grupo fosfato e uma base nitrogenada (A, T, C ou G).
II – A e T são ligadas por duas pontes de hidrogênio, assim como C e G.
III – O DNA controla a síntese de proteínas através do RNA.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)
R: Apenas I e III.
3Não é função das proteínas:
R: 	Carregar a informação hereditária.
4Analise as afirmações e marque V (verdadeira) e F (falsa).
( ) A DNA helicase apresenta uma função de exonucleação 3’->5’ importante para a revisão do DNA.
( ) A DNA primase é responsável por produzir primers que irão se ligar a fita simples de DNA.
( ) A telomerase ocorre em todas as células somáticas humanas.
( ) A DNA helicase faz com que o DNA volte ao formato dupla hélice após a replicação.A sequência correta das afirmações é:
R: 	F-V-F-F	
5Um experimento de Frederich Griffith, em 1928, demonstrou que bactérias do gênero Streptococcus pneumoniae não virulentas têm capacidade de tornarem-se virulentas quando juntas de outras bactérias patogênicas. Ele denominou esse processo de:
R	Transformação	
6Mutações podem ocorrer de forma espontânea ou por ação de agentes externos (físicos ou químicos). Para evitar que essa mutação seja passada adiante, a célula apresenta diversas formas de reparo ao DNA. Qual das ações a seguir ocorre quando a mutação está presente nas duas fitas de DNA?
R	Recombinação homóloga
7Agentes mutagênicos são quaisquer agentes físicos ou químicos que são capazes de gerar uma mutação na sequência de DNA. Quando um agente mutagêncio modifica uma base nitrogenada na sequência de DNA, mas aminoácido codificado continua sendo o mesmo, essa mutação é chamada de:
R	Mutação silenciosa
8O RNA mensageiro sofre um processamento antes de sair para o citoplasma da célula. O que é adicionado a sua extremidade 3’?
R	Cauda poli-A
9Analise as afirmações:
I- Carreador de amianoácidos.
II- Atua como intermediário entre o DNA e a proteína produzida.
III- Atua diretamente na formação da ligação peptídica.
IV – Juntamente com proteínas, forma o ribossomo.
V – A informação que carrega é lida em códons.
Qual(is) das afirmações caracteriza(m) o RNA mensageiro?
R:III e V
10Sobre o ciclo celular, é correto afirmar R:A fase S é caracterizada por haver duplicação do material genético nuclear da célula.	
1A partir das suas observações sobre as distintas classificações de mutação, cite exemplos agrupados e as distintas classes e as caracterize: a) Tipos de agrupamentos; b) Tipos de classes.
A)Tipos de Agrupamento: Mutação regressiva:quando um par de nucleotídeos numa sequência de DNA conserta a sequência original, restaurando o fenótipo original: Mutação por mudança de matriz de leitura: é quando uma mutação causada por inserção e deleção de nucleotídeos diferentes de três e seus múltiplos ( 1,,4,5 etc) perturba a matriz de leitura do gene. Ou seja, se apenas um nucleotídeo é alterado, toda uma sequência é alterada. O resultado é um produto gênico ( fenótipo, proteína) totalmente diferente B)Tipos de Classes: Mudanças em longos segmentos de moléculas de DNA chamadas de alterações cromossônicas, que incluem variações do número e da estrutura dos cromossomos. Mudanças na sequência de nucleotídeos de um gene, chamados de mutações pontuais,pois pequena quantidade de DNA é alterada. Neste capítulo, o foco será nos processos e consequências desse tipo de mutação. Pontuação : 2,5
Objetiva G2
1Se, através de uma mutação, um códon GGA sofrer uma mutação em seu último nucleotídeo, resultando em GGC, essa mutação é classificada como.
	Mutação silenciosa.	
2Considerando o código genético universal, 61 combinações de nucleotídeos traduzem aminoácidos e três trincas representam códons de parada. Esses três códons são:
	UGA, UAG, UAA
3O mecanismo de controle transcricional da expressão gênica que se liga ao operador, impedindo o progresso da RNA polimerase ao longo da cadeia é chamado de:
Repressor
4O operon trp em Escherichia coli entra em funcionamento quando:
Não há presença do aminoácido triptofano no meio em que a bactéria está.
5Analise as seguintes afirmações:
I – Os organismos procariotos são caracterizados por não apresentarem material genético envolto por membrana.
II – Bacteria e Archaea são dois domínios procariotos.
III – O genoma bacteriano está organizado em um único cromossomo linear.
Estão corretas:
I e II
6Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por NÃO apresentarem:
Capacidade de multiplicação independente.
7Um fragmento de DNA foi amplificado e posteriormente foi clivado por enzimas de restrição, o que resultou em três fragmentos com tamanhos de 53 pb, 28 pb e 48 pb. Qual o tamanho original do fragmento amplificado?
129 pb
8Grande parte do DNA eucarioto é composto por DNA repetitivo. Essas sequências podem ser agrupadas ou intercaladas no genoma e variam muito de tamanho. Quando o fragmento analisado apresenta repetições em tandem (agrupadas e unidades de repetição com menos de 10 pares de base, este é classificado como:
Microssatélite
9A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica utilizada para amplificar um fragmento de DNA in vitro. A etapa em que ocorre a separação da fita dupla de DNA pelo aumento da temperatura é chamada de:
	Desnaturação
10Quantos cromossomos existem em uma célula muscular humana?
22 autossômicos e 2 sexuais

Continue navegando