Buscar

sintese artigo 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Competência motora de pré escolares: Uma análise em crianças de escola pública e particular. 
Artigo feito por Daniel da Rocha, Rafael dos Santos, Anderson Henry, Jéssica Nayara, Cléverton José, Teresinha de Jesus e Maria Teresa. Artigo aceito em 2016, relata como foi verificar o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças de diferentes escolas particulares e públicas da cidade de Recife – PE, Brasil. 
O trabalho descreve uma pesquisa com 292 crianças distribuídas entre escola publicas e particulares, realizando test of Gross Motor Development, e tendo como referencia a tabela com adequada validade para crianças brasileiras TGMD-2 para avaliação da competência motora como avaliar habilidades locomotoras e de controle de objetos.
Entre as habilidades motoras são avaliados o correr, o galopar, o saltitar, o saltar sobre um obstáculo, o saltar horizontalmente e o deslizar lateralmente. Entre as habilidades de controle de objetos foram avaliados o rebater, o quicar, o receber, o chutar, o arremessar sobre o ombro e rolar uma bola. Todas as crianças foram filmadas com uma câmera digital, na execução de duas tentativas de cada uma das 12 habilidades do TGMD-2.
A contribuição das atividades lúdicas no desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina na educação infantil.
Artigo feito por Lovani Inês e Andréa Jaqueline . Artigo aceito em 2018, tem como objetivo identificar qual a contribuição de atividades lúdicas no desenvolvimento da coordenação motora global e fina para alunos da pré-escola Municipal de São Miguel do Oeste – SC. Foi utilizada uma pesquisa descritiva, através de entrevista com questões semiestruturadas, para 05 professoras da Educação Infantil, com idades e nives de formação diferenciadas, 3 formadas em Pedagogia e 2 com Licenciatura plena em Educação Física. Apos a coleta de informações conclui-se que tanto as professoras de Pedagogia como de Educação Física consideram importante trabalhar com atividades lúdicas, pois através desses estímulos ocorre a melhora do desenvolvimento da coordenação motora. E isso é possível através do conhecimento do professor que utiliza as estratégias de ensino que estimulem a coordenação ampla e fina com jogos e brincadeiras apropriados.
Impacto de um programa social esportivo nas habilidades motoras de crianças de 7 a 10anos de idade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando