Buscar

AD1 História da América I 2018.1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH 
 
Licenciatura em História - EAD 
UNIRIO/CEDERJ 
 
AD 1 - PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA- 2018.1 
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA AMÉRICA I 
Coordenação: Anderson de Oliveira 
 
DATA LIMITE PARA POSTAGEM NA PLATAFORMA: 24/02/2018 
AS ADs SÓ SERÃO ACEITAS PELA PLATAFORMA. 
 
 
	Nome: 
	Matrícula: 
	Pólo: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Faça uma resenha do texto: Garcia, Elisa Frühauf. “Identidades e Políticas Coloniais: guaranis, índios infiéis, portugueses e espanhóis no Rio da Prata, c.1750-1800”. Anos 90, Porto Alegre, v. 18, n. 34, dez. 2011, p. 55-76. 
Observações e critérios de correção: 
o texto em questão encontra-se postado como material complementar da aula 1; 
a resenha deverá ter entre 3 e 6 laudas, letra Times 12, espaço 1,5, sem recuo de parágrafo; margens 2,5 cm, alinhamento justificado. Um texto de 6 laudas tem em torno de 16.000 caracteres com espaços. Desta forma, quando for colar o texto na plataforma tenha este tamanho como padrão, pois quando inserido nas atividades da plataforma não há como dimensionar ou contar as páginas e isto tem gerado apreensão de alguns alunos. No entanto, quando o tutor abrir o texto para a correção ele visualiza a formatação correta; 
a resenha é um texto crítico, todavia, é preciso compreender que a palavra crítica não significa somente “falar mal” ou discordar do autor em questão. O primeiro passo para a crítica é identificar como o autor constrói o seu texto: qual ou quais os argumentos principais; como ele sustenta tais argumentos; como ele discute com a bibliografia utilizada; que fontes são utilizadas e como. Em seguida é possível localizar o trabalho resenhado dentro de um panorama historiográfico, ou seja, que linha interpretativa o autor segue. Por fim, podemos emitir nossa opinião em relação ao texto, no entanto, lembre-se que emitir uma opinião não significa simplesmente dizer “eu acho”, mas argumentar, de preferência referindo-se a outras leituras, fundamentando sua opinião; 
para uma boa execução da resenha é necessário um fichamento prévio do texto, de forma a melhor identificar seus argumentos e conteúdos principais; 
fique atento à redação final, pois a clareza dos argumentos, a correção gramatical e ortográfica também farão parte dos critérios de correção. Com relação a questão da redação, consulte o link a seguir que também encontra-se recomendado em seu guia do estudante: http://educacao.uol.com.br/portugues/questoes-discursivas.jhtm 
o modelo de resenha que se solicita é semelhante àquele que você já desenvolveu como atividade na disciplina História e Documento, todavia, os critérios de correção estarão relacionados as especificidades da disciplina História da América I, pois trata-se de conteúdo particular do curso em questão. Deste modo, fique atento para as possíveis correlações que poderão ser estabelecidas entre o texto a ser resenhado e os conteúdos desenvolvidos na disciplina, em particular com o capítulo do material didático que o texto vem complementar. Repetimos abaixo o roteiro e os critérios que serão observados: 
 
Roteiro básico da resenha: 
Cabeçalho: identificação do autor, obra, editora, ano, tradutor (em caso de livro estrangeiro), ano de publicação e número de páginas. 
Título: recomenda-se que se coloque um título na resenha para dar um caráter autoral ao trabalho, este pode vir mesmo antes do cabeçalho com a identificação da obra resenhada. 
Introdução: relaciona-se o tema do trabalho e expõe-se brevemente o seu conteúdo. Tal operação pode ser feita relacionando o trabalho ao seu ineditismo, ou ainda, as contribuições que possa fornecer em termos de compreensão de uma problemática atual. 
Desenvolvimento: Dependerá da natureza do trabalho. Caso seja um livro de artigos, estes deverão ser comentados criticamente, um por um. Numa outra proposta, com um artigo, ou ainda, um livro temático, a crítica incidira sobre a estrutura da narrativa - como o autor constrói o seu objeto, qual a sua hipótese central, como a desenvolve em termos de comprovação, que tipo de fontes se utiliza, como as utiliza, enfim como trata o problema proposto. Tudo isso de forma crítica e o menos expositiva o possível. 
Conclusão: uma avaliação do trabalho como um todo, relacionando a proposta central e o sucesso (ou não do autor), em desenvolvê-la. A crítica deve ser responsável e bem embasada. Não basta falar mal! 
 
Dicas gerais: 
Em geral as resenhas não são trabalhos volumosos, calcula-se o número de páginas em função do veículo de publicação da resenha, ou ainda pelos limites impostos por quem a pede. 
Quando se está resenhando uma coletânea organizada com trabalhos de vários autores é necessário que todos as contribuições sejam comentadas em seus aspectos centrais (argumento e desenvolvimento). Além disso, faz-se necessário que os princípios de organização da obra coletiva sejam também tema de comentários, para se avaliar o equilíbrio da obra, nos termos das suas diversas contribuições. 
Outro aspecto importante, não se faz citações extensas numa resenha, trabalha-se muito mais por paráfrase. Quando a citação é inevitável esta deve ser bem curta. 
Não há necessidade do texto vir dividido em partes, as que foram indicadas acima, são um roteiro para facilitar a construção da resenha. 
Quando a resenha refere-se a uma obra de caráter historiográfico, há que se avaliar o uso da documentação, as escolhas teóricas, a originalidade historiográfica e sua contribuição para o campo específico de estudos a que se refere. 
Quando as obras resenhadas são consideradas clássicas (Raízes do Brasil, por ex.) é fundamental que o autor da resenha a relacione à historiografia do período no qual foi publicada, historicizando o impacto e sua repercussão. Além disso é interessante apontar a forma como foi sendo reapropriada ao longo dos seus anos de existência. Enfim, uma nota histórica sobre uma obra que é praticamente uma fonte histórica.

Continue navegando