Buscar

gestão financeira prova 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

nda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
1.
A liquidez de uma empresa é evidenciada pela capacidade de cumprir suas obrigações de curto prazo à medida que elas vencem. Entende-se que, ao encontrar um índice de liquidez menor que 1, sabe-se que a empresa, muito provavelmente, terá dificuldades de realizar os seus pagamentos. Ou seja, sinaliza dificuldades de fluxo de caixa. Já um índice de liquidez maior que 1 sinaliza que a empresa tem condições de realizar seus pagamentos. Nesse sentido, sobre os índices de liquidez, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
O índice de liquidez corrente mede a capacidade da empresa de saldar suas contas de curto prazo, e tudo que é curto prazo está relacionado ao Estoque e ao Passivo Circulante.
 b)
O índice de liquidez seca também mede a capacidade da empresa de saldar as suas contas de curto prazo, mas desconsidera os Ativos Permanentes.
 c)
O índice de liquidez corrente é medido pelo Passivo Circulante menos os estoques, sendo que este resultado é dividido pelo Ativo Circulante.
 d)
O índice de liquidez seca mede a capacidade da empresa de saldar as suas contas de curto prazo, mas desconsidera os Estoques.
2.
Contabilmente, o lucro bruto fica evidenciado no demonstrativo de resultado do exercício, através da dedução do custo das mercadorias vendidas, com relação à receita líquida de venda. Considere uma situação em que o agente financeiro tenha que analisar a margem de crescimento do lucro bruto com relação à venda líquida. Assinale a alternativa que apresenta a opção CORRETA para a realização do estudo:
 a)
Lucro Operacional / Receitas de Vendas.
 b)
Lucro Operacional / Juros.
 c)
Lucro Bruto / Receita de Vendas.
 d)
Lucro Bruto / Ativo Total.
3.
A partir do momento em que a empresa busca recursos de terceiros, sabe-se que nos relatórios gerenciais aparecerá um indicador financeiro chamado de nível de endividamento da empresa. Algo importante a se avaliar nesse momento é o montante utilizado de outras fontes que não sejam da própria empresa, pois normalmente são recursos que apresentam um maior custo percentual de utilização. No que tange ao indicador financeiro nível de endividamento da empresa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo do indicador financeiro nível de endividamento é demonstrar qual é a dependência da empresa com relação aos recursos tomados de terceiros.
(    ) Quanto mais a empresa depende de recursos de terceiros, mais diminuem suas despesas financeiras, como também os juros pagos. 
(    ) Quando o endividamento está fora de controle, poderá provocar a quebra da empresa. Portanto, o cálculo periódico desse indicador é de suma importância para que o gestor tenha norte do negócio.
(    ) A fórmula do nível de endividamento da empresa pode ser apresentado da seguinte forma: Nível de endividamento da empresa = Total do Passivo/Total do Ativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - F - F - V.
 b)
V - F - V - F.
 c)
F - V - V - F.
 d)
V - F - V - V.
4.
O balanço patrimonial representa uma ferramenta decisória de grande relevância no mundo organizacional, pois ele reflete o espelho de todas as transações ocorridas em determinado período. Ele está dividido em duas partes, ou seja, ativo e passivo. Baseado nessa prerrogativa, considerando a disposição do ativo, analise as sentenças a seguir:
I- As disponibilidades são representadas pelo caixa e banco conta movimento.
II- A conta estoque representa bens de alta liquidez, podendo ser transformadas em dinheiro a qualquer momento.
III- As imobilizações estão registradas no ativo permanente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças II e III estão corretas.
 b)
As sentenças I e II estão corretas.
 c)
As sentenças I e III estão corretas.
 d)
Somente a sentença I está correta.
5.
Com a finalidade de demonstrar ao acionista o desempenho da empresa, na qual seu capital está investido, a interpretação de índices financeiros são muito importantes. Estes índices, por sua vez, visam identificar os desvios e avaliar a performance organizacional em um determinado período de tempo. Diante dessa premissa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Indicador de liquidez corrente.
II- Indicador de liquidez seca.
III- Grau de endividamento.
(    ) O indicador que mede a capacidade de pagamento no curto prazo.
(    ) O indicador que mede o comprometimento dos capitais próprios com relação aos capitais de terceiros.
(    ) O indicador que mede a capacidade de pagamento no curto prazo, sem considerar os estoques.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
III - II - I.
 b)
II - I - III.
 c)
I - III - II.
 d)
I - II - III.
6.
As empresas e os valores de seus ativos são sensíveis às mudanças do meio externo; logo, temos vários tipos de riscos, e um deles é a possibilidade de mudanças adversas na legislação tributária. Esse tipo de risco é classificado como:
 a)
Risco de poder aquisitivo.
 b)
Risco de tributação.
 c)
Risco de câmbio.
 d)
Risco de mercado.
7.
As demonstrações contábeis relatam fatos acontecidos dentro de uma organização. Através dessa posição, o gestor poderá traçar um viés para a entidade. Tratando-se de demonstrações contábeis, temos o demonstrativo de resultado do exercício (DRE), o qual evidencia a receita operacional líquida (ROL). Sobre a ROL, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sua composição:
 a)
Os ganhos obtidos ao final da produção.
 b)
O lucro líquido do que recebemos (entradas de caixa).
 c)
As entradas, descontados os custos de produção.
 d)
O faturamento bruto menos os impostos.
8.
O gestor financeiro e o contador são profissionais que devem trabalhar próximos um do outro, pois é necessário que ambos façam o acompanhamento econômico-financeiro da empresa. Sabe-se que, enquanto a contabilidade trata do regime de competência, a gestão financeira lida com o regime de caixa. Entende-se, então, que uma das principais atividades do regime de caixa é apresentar as entradas e saídas monetárias nas contas de uma empresa, considerando, além disso, os investimentos e a depreciação. Quanto ao regime de caixa e regime de competência, analise as sentenças a seguir:
I- É demonstrado pelo regime de caixa o momento em que o dinheiro entrou ou saiu da conta da empresa, mesmo que este valor seja de outras diferentes competências do período apresentado.
II- Uma das características do regime de competência é que este pretende expressar as receitas, despesas e o resultado do período, não importando o momento temporal em que ocorrem os pagamentos ou recebimentos.
III- O regime de caixa demonstra o exato momento em que ocorrem os pagamentos e recebimentos da empresa. 
IV- O regime de competência é uma análise financeira direta realizada pela empresa e pelos acionistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As sentenças I, II e III estão corretas.
 b)
As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c)
As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
9.
O fluxo de caixa é um instrumento de controle que produz informações para o gestor de toda a movimentação de capital, sendo entrada ou saída, da empresa em um período estipulado de tempo. Para tal, seu principal objetivo é organizar o que a empresa gasta, o que ela recebe, em que período, bem como permite que o gestor administre com mais segurança se vai precisar captar ou aplicar recursos. Na elaboração do fluxo de caixa deve-se considerar os fluxos operacionais, de investimento e de financiamento. Sobre tais fluxos diante da construção de um fluxo de caixa, analise as sentenças a seguir:
I- Todas as entradas e as saídas que estão relacionadas diretamente à produção dos produtos são considerados fluxos operacionais.
II- Consideram-se fluxos de investimentos as aquisições de imobilizado.
III- Os recebimentos e os pagamentos de capital próprio são
demonstrados pelos fluxos de saldo em caixa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente a sentença I está correta.
 b)
As sentenças I e II estão corretas.
 c)
As sentenças I e III estão corretas.
 d)
Somente a sentença II está correta.
10.
A concepção de uma empresa, seja ela nacional ou multinacional, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que nortearão a organização e o consequente desenvolvimento da empresa. Uma empresa pode se apresentar como uma atividade particular, pública ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O proprietário da empresa pode ser apenas uma pessoa, como pode ser mais de uma. Sobre as modalidades pelas quais as empresas podem se organizar juridicamente, assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Firmas individuais, sociedades por cotas ou ações.
 b)
Firmas coletivas com ações preferenciais ou hereditárias.
 c)
Sociedades limitadas individuais.
 d)
Empresas de micro, pequeno, médio ou grande porte.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando