Buscar

8 ME Refino de Petróleo (Professor Nelson) Maísa Gonçalves Figueiredo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Refino de Petróleo
8a M.E. (2a Unidade):
Determinação do Teor de Umidade em Óleos. 
Método Karl Fischer Coulométrico
1º) Qual o significado de BSW (Basic Sediments and Water)?
R= É a quantidade de sedimentos e água presentes no petróleo. 
2º) Nem sempre é possível separar a totalmente a água emulsionada do petróleo. Para um determinado petróleo seja enviado às refinarias ele deve conter no máximo qual porcentagem de água?
R= 1 % máximo nacional e 0,5% internacional.
3º) Discuta as consequências da eliminação ou não do teor de água no petróleo, acima do permitido, nos diferentes processos que ocorrem dentro de uma refinaria.
R= A água é mais barata que o petróleo, então se tiver mais água que o permitido a empresa que compra esse óleo estará perdendo dinheiro. Na dessalgaçãoé necessário ter água para dessalgar o óleo, após esse processo a água é descartada com alguns sais. E o óleo segue para os processos seguintes da refinaria. Nas refinarias, o petróleo com excesso de sal afeta a carga das unidades, ocasionando a sua redução, diminuindo o tempo de campanha partida e a parada de uma unidade para limpeza, inspeção e reparos, aumentando excessivamente o tempo de parada e acarretando substituição de equipamentos, devido à corrosão provocada pelo sal. Logo, quanto menos água menos sal. A redução da quantidade de carga processada por dia de operação pode ser, causada pela deposição de sal nos equipamentos, em particular trocadores de calor e tubulações das retortas; isso ocasiona o entupimento do equipamento e afeta desfavoravelmente a transmissão de calor, de sorte que, para manter as temperaturas, torna-se necessário reduzir o índice de óleo processado.
4º) Com base nos resultados encontrados para o teor de água da amostra de petróleo analisada, o que se pode dizer a respeito da mesma?
R= Não houve sucesso no experimento.
5º) Na indústria petrolífera, é usual a medição de propriedades físico-químicas tais como viscosidade, densidade, salinidade, teor de água e sedimentos, IAT (Índice de Acidez Total) dentre as quais, o BSW (Bottom Sediments Water) e o IST (Índice de Sal Total) apresentam grande importância. Justifique.
R= É importante que se saiba a quantidade da acidez, sedimentos e sais para que essas impurezas sejam retiradas antes do processo de refino, para que somente o óleo seja processado. E propriedades como viscosidade e densidade é importante saber para ver a planta de processamento é capaz de processar a quantidade de óleo em certa velocidade.

Outros materiais