Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING aula 2 exerc 2

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: 
	26/03/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LEANDRO TOSCANO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1661 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a evolução do conceito de Marketing, a fase das vendas foi caracterizada pelo aumento da produção e a preocupação passou a ser escoar o excedente de mercadorias produzidas em larga escala ou em massa. A orientação nesta fase indicava que o propósito da empresa era:
		
	
	Satisfazer os desejos dos clientes mais eficazmente do que a concorrência.
	
	Aumentar a oferta de produtos e serviços, possibilitando a maximização da escolha.
	 
	Vender o que se fabricava e não vender o que o mercado (o cliente) desejava, ou seja, havia uma preocupação com o curto prazo, e não o interesse na satisfação do cliente.
	
	Vender apenas bens e serviços que os clientes julgassem essenciais.
	
	Entender os clientes, concorrentes e o ambiente criando valor para eles, considerando também outros públicos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Fase importante, entre 1925 e início dos anos 1950, houve um aumento da produção e a preocupação passou a ser escoar o excedente de mercadorias produzidas em larga escala ou massa. A orientação nesta fase indicava que o propósito da empresa era:
		
	 
	Vender
	
	Atender o mercado com qualidade
	
	Vender pouco
	
	Atender o mercado
	
	Estocar
	
Explicação: Fase da venda. Início dos anos 1950, houve um aumento da produção, e a preocupação passou a ser escoar o excedente de mercadorias produzidas. Tudo era orientado para o produto, marketing de massa.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Qual autor que em seu conceituado artigo "Miopia em Marketing", publicado em 1960, explicou sobre essa falta de visão, visão curta ou obstruída das empresas, impedindo a adequada definição das reais possibilidades de mercado. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Esse era o pensamento de marketing da época.
		
	
	Michael Porter
	
	Barton Weitz
	
	Philip Kotler
	 
	Theodore Levitt
	
	Micael Levy
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É um dos objetivos das empresas
		
	
	não gerar lucros
	 
	satisfazer necessidades reais dos consumidores
	
	inflacionar os mercados
	
	neutralizar os concorrentes
	
	produzir o que ela deseja
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Atualmente, pode-se ver a mesma empresa praticando diferentes orientações de marketing ao redor do mundo e ver empresas usando orientações diferentes do marketing em um mesmo mercado. Para que possamos entender um pouco mais sobre o assunto, podemos dividir a história do marketing em cinco ¿fases¿ ou eras. São elas?
		
	
	Os 4P's, mais o mercado.
	
	Orientação para mercado, processo, cliente, produto e venda.
	
	Os 5 P's.
	 
	Orientação para produção, produto, venda, marketing e valor.
	
	Orientação para o marketing, valor, distribuição, logística e processo.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Havia uma demanda praticamente certa para tudo o que as empresas produziam. Não havia preocupação com maiores esforços de venda, pois tudo o que era produzido, era vendido. O trabalho do marketing era entregar produtos em locais onde eles pudessem ser comprados. Considerando o enunciado acima é correto afirmar que:
I. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Este era o pensamento de marketing da época.
II. O lema dessa época era "Produzir para Vender", e o maior trabalho da Administração era tornar mais eficiente os meios de produção.
Qual opção analisa corretamente as afirmativas acima?
		
	
	Somente (II) é verdadeira.
	
	Ambas são verdadeiras, mas não há relação entre elas.
	
	Somente (I) é verdadeira.
	
	Ambas são falsas.
	 
	Ambas são verdadeiras e ambas se complementam.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A empresa SUCESSO está inserida em um mercado que apresenta dificuldade de oferta de matéria prima para fabricar seus produtos. Diante desse cenário, a empresa está passando por um momento de crise de abastecimento. Dessa forma, os gestores da SUCESSO resolveram trabalhar com orientação da empresa para o mercado. Marque a opção, da orientação que melhor se adéqua a situação da empresa SUCESSO:
		
	
	Orientação para a VENDA
	 
	Orientação para a PRODUÇÃO
	
	Orientação para o Marketing
	
	Orientação para o cliente
	
	Orientação para o PRODUTO
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre CRM, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	O CRM favorece a definição e o planejamento da relação com o cliente, de modo a redesenhar os procedimentos da empresa para atender o cliente fiel.
	
	O Bradesco poderia utilizar o CRM para criar portfólios de produtos financeiros específicos para cada tipo de cliente, já que eles os conhecem bem.
	 
	Utilizar o CRM para a empresa Sonhos Doces é uma forma de ela criar os melhores serviços ao cliente, já que ela conseguiu automatizar o processo de marketing alocando recursos para mercados-alvo com os maiores valores potenciais.
	 
	O Banco do Brasil utiliza o CRM para criar uma visão parcial que a organização tem sobre o cliente.
	
	O Instituto Mário Penna utiliza o CRM para conhecer melhor seus doadores, colaboradores e pacientes por meio da distribuição de comunicações de marketing de acordo com o perfil dos clientes internos ou externos.
	
Explicação:
A filosofia do CRM é ELIMINAR a visão parcial tanto da organização para o cliente quanto o inverso, portanto, a alternativa que coloca que o BB usa parcialmente está errada. As demais alternativas mostram aplicações do CRM para conhecer melhor o cliente e para que o marketing possa utilizar corretamente essas informações.

Continue navegando